Walcir Soares Junior*
Minha experiรชncia como professor universitรกrio nรฃo tornou menos chocante a leitura do รบltimo resultado โ o primeiro para o Brasil โ do Pirls 2021 (Progress in International Reading Literacy Study). O paรญs enfrenta um cenรกrio preocupante no que diz respeito ร s habilidades de leitura e escrita, que vรฃo muito alรฉm do simples ato de decifrar palavras, e isso se reflete nas dificuldades de escrita e leitura que encontro nas salas de aula do ensino superior. Nossa capacidade de ler e escrever reflete diretamente nossa habilidade de nos comunicar e, mais importante ainda, de entender o outro, o que evidencia o tipo de sociedade que estamos formando.
No resultado publicado do Pirls 2021 o Brasil obteve um resultado desolador, ocupando a 39.ยช posiรงรฃo entre 43 paรญses avaliados. Para piorar, ficamos atrรกs de naรงรตes consideradas mais pobres, como Azerbaijรฃo e Uzbequistรฃo. Essa colocaรงรฃo alarmante nos coloca diante de uma triste realidade: estamos falhando em desenvolver as habilidades bรกsicas de leitura e escrita em nossos alunos.
A leitura nรฃo se resume apenas ร decodificaรงรฃo de palavras; ela envolve a capacidade de compreender textos, estabelecer conexรตes, interpretar contextos e desenvolver um senso crรญtico. Da mesma forma, a escrita vai alรฉm de simplesmente colocar palavras no papel; ela exige a habilidade de expressar ideias, organizar pensamentos e transmitir informaรงรตes de forma clara e coerente. ร por meio da leitura e escrita que nos conectamos com outras pessoas, compartilhamos conhecimento, expressamos nossos pensamentos e compreendemos diferentes perspectivas. Quando falhamos em cultivar essas habilidades, corremos o risco de criar uma sociedade fragmentada e com dificuldades de se entender e cooperar.
Os resultados do Pirls 2021 sรฃo um alerta claro de que algo estรก errado em nosso sistema educacional. Apenas 13% dos alunos brasileiros foram classificados como proficientes, enquanto 38% nรฃo dominavam as habilidades bรกsicas de leitura. Isso levando em consideraรงรฃo que os alunos que efetivamente fizeram a prova em 2021 eram aqueles que estavam na escola. Em outras palavras, talvez nรฃo tenhamos nem considerado os alunos de pior desempenho ou com maiores restriรงรตes econรดmicas. Essa deficiรชncia tem raรญzes profundas, e a pandemia apenas agravou essa situaรงรฃo.
ร inadmissรญvel que um paรญs com tantos recursos e potencial como o Brasil esteja ficando para trรกs em relaรงรฃo a naรงรตes que priorizam o desenvolvimento dessas competรชncias. Paรญses como Singapura, Hong Kong, Rรบssia, Inglaterra e Finlรขndia, que alcanรงaram os melhores desempenhos no Pirls, entendem a importรขncia de uma educaรงรฃo sรณlida e voltada para a formaรงรฃo integral dos indivรญduos. Enquanto nos concentrarmos em criar meras engrenagens para um sistema produtivo โ o que a reforma do Ensino Mรฉdio representa, por exemplo โ falharemos em desenvolver cidadรฃos.
ร necessรกrio alinhar as avaliaรงรตes nacionais, como o SAEB, aos padrรตes internacionais de excelรชncia e nรฃo apenas focar nas estatรญsticas mais convenientes que nos convencem de que estamos indo bem sรณ porque nรฃo adotamos as mesmas regras do resto do mundo. A deficiรชncia na leitura e escrita nรฃo se limita apenas a uma questรฃo individual, mas รฉ tambรฉm um problema social. A falta de comunicaรงรฃo efetiva e compreensรฃo mรบtua gera divisรตes, preconceitos e limitaรงรตes no desenvolvimento coletivo. Para construir uma sociedade mais justa e democrรกtica, รฉ imprescindรญvel investir na educaรงรฃo de qualidade que promova o domรญnio da leitura e escrita como ferramentas essenciais para a participaรงรฃo cidadรฃ.
*Walcir Soares Junior (Dabliu), doutor em Desenvolvimento, รฉ professor do curso de Ciรชncias Econรดmicas na Business School da Universidade Positivo (UP).