60+ como as empresas devem se preparar para atender esse público

Pesquisa estima que em 2030, o número de pessoas acima dos 60 anos será de 40 milhões e que em 10 anos o país terá a quinta maior população idosa do mundo

De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal VOCÊ S/A, o número de pessoas acima dos 60 anos no Brasil passou de 7,1 milhões em 1990 para 30 milhões atualmente, representando 15% da população. Estima-se que em 2030 esse número chegue a 40 milhões, o que será equivalente a 18% da população futura e que em 10 anos o país terá a quinta maior população idosa do mundo. Esses dados evidenciam a importância de as empresas direcionarem sua atenção para esse mercado em crescimento.

Segundo dados de 2021, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas com 60 anos ou mais correspondem a 14,7% da população do país. Já em Curitiba, conforme a Fundação de Ação Social (FAS), tal faixa etária corresponde a 16,93% da população. E a previsão é de que, em 2030, 21,90% dos curitibanos tenham 60 anos ou mais, enquanto o percentual nacional deve alcançar 18,73%.

Segundo o especialista em marketing e palestrante, Gabriel Pianaro, com o aumento da expectativa de vida e a busca por um estilo de vida mais saudável, a faixa etária acima dos 60 anos está crescendo rapidamente. “Diante desse cenário, empresas de diversos setores estão sendo desafiadas a se adaptarem e direcionarem seus esforços de marketing para atender esse novo público”, conta.

Gabriel destaca a importância de as empresas se prepararem para atender às necessidades e desejos dos consumidores com mais de 60 anos, buscando entender que essa parcela da população é composta por consumidores economicamente ativos e que possuem um bom poder aquisitivo, o que os tornam um segmento relevante para os negócios. “Os idosos de hoje estão no mercado de trabalho, consomem e são formadores de opinião. É fundamental compreender que esse público já vivenciou diversas experiências de compra ao longo da vida, o que torna seu poder de decisão maior e independente. Portanto, as empresas precisam estar preparadas para atender suas demandas de forma personalizada e eficiente”, completa.

Canais de comunicação 

Especialista em marketing e palestrante, Gabriel Pianaro

Adaptar os canais de comunicação para alcançar o público 60+ também é algo fundamental, além de investir em marketing digital, mantendo a presença em canais tradicionais, como revistas, jornais, televisão e rádio. “As empresas devem estar onde esse público está, facilitando o acesso e proporcionando um atendimento otimizado e acessível para todas as faixas etárias”, afirma Gabriel.

No ambiente online, é necessário direcionar o olhar para esse público, facilitando o acesso e tornando o atendimento mais otimizado e acessível para todas as faixas etárias. “A presença nas redes sociais continua sendo importante e essencial, uma vez que muitos indivíduos com mais de 60 anos estão presentes nessas plataformas. No entanto, é crucial lembrar que o consumo de conteúdo por parte desse grupo difere daqueles com idade entre 40 e 60 anos”, reforça o especialista.

No que diz respeito à comunicação, Gabriel destaca a importância de evitar termos negativos relacionados à idade e utilizar linguagem clara e direta. “Imagens e representações visuais que reflitam a realidade desse grupo também devem ser consideradas. O uso de dancinhas do TikTok, por exemplo, pode não ser adequado para esse público mais maduro”, explica.

Produtos e serviços

Outro ponto enfatizado é a importância de oferecer produtos e serviços personalizados que atendam às necessidades específicas desse público. “Com seu poder financeiro e exigência, os consumidores 60+ buscam soluções que tragam conveniência, atendimento rápido e resolução de suas dores de forma eficaz. O setor de tecnologia, por exemplo, deve desenvolver interfaces amigáveis e recursos voltados para saúde e bem-estar, levando em consideração as necessidades desse público”, reforça Gabriel.

Gabriel conclui enfatizando que adaptar-se a esse novo cenário será um desafio para as empresas, mas também uma grande oportunidade. “Adaptar-se a esse novo cenário será um grande desafio para as empresas, mas reconhecer a importância desse grupo de consumidores sêniores e desenvolver estratégias inclusivas, personalizadas e alinhadas às suas necessidades e aspirações são passos fundamentais para atender às necessidades desse grupo de consumidores cada vez mais crescente”, finaliza.

Gabriel Pianaro (@gabrielpianaro) é palestrante, mentor e conselheiro de marketing com mais de 25 anos de atuação em estratégias de marketing e vendas. Colunista, conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR, onde também é Co-coordenador do Business Connect, atua também como Conselheiro da Gran Faculdade.

 

Destaque da Semana

Câncer de pele no couro cabeludo: conheça os cuidados para se proteger

O fato de essa parte do corpo normalmente estar...

AG7 entrega AGE360, empreendimento certificado como um dos mais saudáveis do mundo

Localizado no Ecoville, uma das regiões mais exclusivas de...

Café du Centre comemora o Natal Europeu com Tarde Musical Especial

A marca importa para os curitibanos tradições natalinas de...

IA impulsiona outsourcing de TI e reduz tempo de contratação em 82%

Agilidade no recrutamento amplia demanda por serviços de alocação...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor