Imagine crescer nos corredores da Casa China โ tradicional loja curitibana que hรก 25 anos iniciava sua trajetรณria explorando o conceito de loja de 1,99. Assim foi a infรขncia de Douglas Nomura, atual CEO da empresa e sobrinho-neto do fundador Akira Yamashita. Com apenas 30 anos de idade, ele uniu os aprendizados que recebeu da famรญlia ร sua bagagem acadรชmica, com formaรงรฃo em administraรงรฃo, MBAs e cursos no exterior.
Aos 19 anos de idade ele comeรงou a participar das negociaรงรตes junto aos diretores da empresa da รฉpoca, mas desde crianรงa tinha o hรกbito de acompanhar os negรณcios da famรญlia. โMeu desenvolvimento e aprendizado vieram atravรฉs do exemplo e da observaรงรฃo. Eu parecia uma sombra dos meus pais, sempre os seguindo em todas as execuรงรตes da empresa, desde separaรงรฃo de mercadoria, etiquetagem dos produtos e atรฉ nas negociaรงรตes com fornecedoresโ.
Mas sua paixรฃo pela Casa China nรฃo o impediu de ir alรฉm e abrir um negรณcio prรณprio aos 18 anos. A ideia surgiu na sua segunda viagem para a China, onde conheceu as fรกbricas chinesas e enxergou a oportunidade de abrir a D&K Importadora, mesmo em um cenรกrio com cรขmbio instรกvel na รฉpoca e sem ter muito conhecimento na รกrea.
O executivo conta que sua trajetรณria nรฃo foi sรณ de acertos e acha graรงa ao relembrar da sua primeira importaรงรฃo, que segundo ele foi catastrรณfica. โImportei um container de guarda-chuva e levei mais de 3 anos para conseguir vender tudo, tive que vender no mesmo custo que importei pois nรฃo sabia fazer o processo de importaรงรฃo da maneira corretaโ.
Com o passar dos anos, ele estudou bastante e desenvolveu novas ferramentas de gestรฃo, o que garantiu estratรฉgias assertivas e decisรตes que transformaram a D&K em uma referรชncia no mercado brasileiro. โUm fator decisivo foi nรฃo desistir e aprender rรกpido com os errosโ.
Casa China
A Casa China possui um case รบnico no varejo por sua expansรฃo marcada pela concessรฃo da marca para filhos, irmรฃos e primos do fundador. A gestรฃo familiar รฉ organizada por um conselho gestor e foi um consenso entre a famรญlia que o Douglas Nomura ficasse ร frente da empresa.
โPor sermos de descendรชncia japonesa, temos em nossa essรชncia atitudes que refutam e evitam conflitos, um grande diferencial que percebo em relaรงรฃo a outras empresas familiares. Nรณs respeitamos a opiniรฃo de todos e sempre encontramos um campo neutro onde conseguimos satisfazer a cada umโ, afirma Nomura.
Na sua gestรฃo como CEO da Casa China, ele busca incorporar tecnologias e inovar ao mesmo tempo que mantรฉm a tradiรงรฃo da marca, que apesar do nome รฉ de origem japonesa. Entre as novidades, estรก a expansรฃo para novas cidades e um amplo mix de 25 mil itens, que jรก nรฃo possui apenas os famosos produtos de โ1,99โ. A empresa passou a comercializar produtos de variados segmentos, como utilidades domรฉsticas, decoraรงรฃo, brinquedos, material escolar, ferramentas, bomboniere e petshop, com destaque para grandes marcas como Tramontina, Tilibra, Disney, Estrela, Faber Castell, Plasvale, Plasรบtil, Vonder, Sanremo, Arthi, Foroni, Bic, Nadir Figueiredo e Wheaton.