Em substituiรงรฃo ao plรกstico, soluรงรฃo da Ibema oferece alta rigidez e printabilidade com a menor utilizaรงรฃo de matรฉria-prima dentro do mercado nacional
Com a crescente exigรชncia da sociedade para que o desenvolvimento sustentรกvel seja aplicado pelo mercado, a utilizaรงรฃo do plรกstico se torna um entrave para esse fim. Segundo dados do World Wildlife Fund (WWF), o Brasil รฉ o quarto maior produtor mundial de lixo plรกstico, sendo que, desse montante de 11,3 milhรตes de toneladas geradas, apenas 1,28% sรฃo efetivamente recicladas.
Soma-se a esses dados o tambรฉm crescente aumento da produรงรฃo de embalagens no Brasil. Alavancado pelo e-commerce e pelo delivery de alimentos, o segmento registrou, entre 2021 e 2022, um aumento de 3,9% no valor bruto da produรงรฃo fรญsica de embalagens, chegando ao montante de R$ 123,2 bilhรตes, de acordo com o estudo macroeconรดmico realizado pela Fundaรงรฃo Getรบlio Vargas (FGV).
Devido ao contexto, um dos principais desafios do setor de embalagens รฉ acompanhar a demanda de consumo e, ao mesmo tempo, aliar sustentabilidade ao processo. Diante desse cenรกrio, o papel ganha espaรงo dentro do mercado, com a oferta de um produto sustentรกvel e com tecnologia acoplada para garantir desempenho e qualidade aos consumidores.
Jacques Gimenes, coordenador de pesquisa e desenvolvimento da Ibema, explica que as embalagens atuais devem ser compostas por materiais reciclรกveis. โTodo o material deve ser retornado ร cadeia produtiva do papel. Esse รฉ um grande diferencial competitivo e coloca o setor em posiรงรฃo de destaque frente as demandas de logรญstica reversa. Temos tecnologia para incorporar as embalagens e aparas advindas dos consumidores e dos processos industriais, gerando produtos de qualidade e promovendo a sustentabilidade. Para isso, contamos com aditivos promotores de resistรชncia, barreiras, agentes de controle microbiolรณgico e quรญmicos de performance para que materiais pรณs-consumo possam voltar ao processo como insumo de qualidadeโ, detalha.
O papel atua em diversas frentes nos segmentos de alimentaรงรฃo, limpeza e cosmรฉticos. ร possรญvel ver essa matรฉria-prima em soluรงรตes como a embalagem de alimentos lรญquidos, na substituiรงรฃo do isopor para proteรงรฃo de outros materiais e atรฉ como pallets dentro das indรบstrias. โNa Ibema, temos atuaรงรตes em produtos secos, como farinรกceos e biscoitos, em lรญquidos, como copos, bandejas e sorvetes, e em materiais grรกficos, como livros, encartes e foldersโ, conta Gimenes.
Segundo o especialista, a maior demanda da empresa รฉ na linha de alimentos. โร o mercado que mais tem demandado desenvolvimentos, por outro lado, รฉ um dos mais desafiadores devido ร necessidade de seguranรงa alimentarโ, continua. Para que o papel tenha ainda maior competitividade dentro do mercado, รฉ necessรกrio que utilizar fortemente a inovaรงรฃo e a tecnologia nesse setor milenar. A competitividade do papel รฉ promovida equilibrando estratรฉgias de incorporaรงรฃo de fibras recicladas em alguns produtos e mantendo outros integralmente virgens. Nesse entendimento, a linha de materiais virgens permite o conceito deย lightweighting, onde uma formulaรงรฃo especรญfica de fibras traz o melhor equilรญbrio entre resistรชncia e consumo de recursos produtivos.
Um exemplo รฉ o Supera White, papelcartรฃo desenvolvido pela Ibema. O produto se destaca no segmento de embalagens rรญgidas e estรก entre os mais rรญgidos do mundo, assegurando menores custos por embalagem, sem perda de printabilidade, tรฃo importante para os processos grรกficos. Considerando a estratรฉgia de circularidade, a Ibema conta, ainda, com tipos de papelcartรฃo que tรชm, em sua composiรงรฃo, atรฉ 70% de materiais reciclados. Nessa linha, o produto Ritagli se destaca com equilรญbrio entre rigidez e conteรบdo reciclado (55%). Dessa forma, o papel utilizado pelo consumidor retornou ร indรบstria e รฉ entregue, novamente, ร sociedade como uma nova embalagem, mantendo um cรญrculo virtuoso e sustentรกvel.
โMuitas soluรงรตes desenvolvemos junto aos nossos clientes e parceiros, com trocas de informaรงรตes para identificar pontos de melhoria. Isso reduz os custos e agiliza o desenvolvimento, tornado o processo muito mais assertivo. Dessa forma, a Ibema รฉ uma empresa que busca sinergia com fornecedores, centros de pesquisa e tecnologia, clientes,ย brand ownersย eย end users. Queremos entender o mercado e as necessidades do consumidor, as demandas sociais e do meio ambiente. Queremos ser agentes de mudanรงa, propulsores e facilitadores no mercadoโ, finaliza Gimenes.