9 maneiras de errar no marketing

Especialista aponta erros comuns cometidos por empresas de todos os portes e como eles podem levar os negรณcios ao fracasso

No mundo competitivo dos negรณcios, cometer erros em marketing pode significar a diferenรงa entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Nessa busca constante por resultados, รฉ essencial prestar atenรงรฃo nos erros mais comuns quando o assunto รฉ visibilidade da marca.ย 

Segundo o consultor de marketing e palestrante, Gabriel Pianaro, o primeiro erro รฉ confundir marketing com publicidade, algo muito comum e que pode trazer problemas na hora de pensar a estratรฉgia de comunicaรงรฃo. โ€œร‰ comum confundir essas duas disciplinas, principalmente entre pessoas de รกreas que tรชm pouco contato com a comunicaรงรฃo, mas que sรฃo estratรฉgicas para o negรณcio. O marketing รฉ responsรกvel pelo planejamento estratรฉgico global, sendo o guarda-chuva de uma sรฉrie de aรงรตes, enquanto a propaganda รฉ uma ferramenta especรญfica dentro desse contexto, focada na criaรงรฃo de peรงas e mensagens impactantes que visam comunicar e promover produtosโ€, explica.ย 

Especialista em marketing e palestrante, Gabriel Pianaro

Outro erro comum รฉ negligenciar a definiรงรฃo clara do propรณsito de marca, da missรฃo e da visรฃo, pontos fundamentais para orientar a estratรฉgia de marketing. โ€œEsses sรฃo elementos que vรฃo nortear todos os demais desdobramentos da estratรฉgia de marketing, sendo importanteย  lembrar constantemente do propรณsito, por meio da realizaรงรฃo de rituais internos, materiais de comunicaรงรฃo, interatividades, entre outras aรงรตes que reafirmemย  o compromissoย  e garantam que a cultura organizacional esteja sempre alinhada. Dessa forma toda a empresa pode caminhar na mesma direรงรฃoโ€, conta Gabriel.

Como errar no marketing

  1. Ignorar o pรบblico-alvo

Um dos erros mais comuns รฉ nรฃo conhecer profundamente o pรบblico-alvo da empresa desprezando informaรงรตes valiosas sobre os seus potenciais clientes, suas necessidades, desejos e aspiraรงรตes. โ€œA maioria das empresas nรฃo quer investir tempo na pesquisa e na criaรงรฃo de personas detalhadas, mas elas ignoram que isso รฉ um tipo de investimento que permite direcionar esforรงos de forma precisa, atingindo o pรบblico certo e aumentando as chances de conversรฃo. Vale ressaltar que nรฃo se trata de pesquisas realizadas com a base de clientes da empresa e sim com o mercado em geral, uma vez que a amostra nรฃo pode ser do seu convรญvio social e nem networking.โ€, explica.

  1. Falta de consistรชncia na comunicaรงรฃo

Outro erro frequente รฉ a falta de consistรชncia na comunicaรงรฃo da marca, nesse contexto Gabriel ressalta que erra muito quem nรฃo se preocupa em manter uma identidade visual coerente, linguagem consistente e uma mensagem clara e alinhada em todos os canais de comunicaรงรฃo. โ€œNรฃo ter clara a comunicaรงรฃo gera desconfianรงa e enfraquece a marca, tornando-a irreconhecรญvel e muitas vezes irrelevante aos olhos do pรบblicoโ€, reforรงa.

  1. Ausรชncia de estratรฉgia de conteรบdo

Sem uma estratรฉgia de marketing de conteรบdo sรณlida, as empresas perdem a oportunidade de envolver e educar o seu pรบblico-alvo, nesse ponto Gabriel destaca que a falta deย  desenvolvimento de conteรบdo de qualidade, relevante e alinhado aos interesses e necessidades dos clientes pode ser algo que leve ao fracasso das empresas. โ€œNรฃo pensar em uma estratรฉgia de conteรบdo estruturada, nรฃo focar na escolha adequada dos formatos, canais de distribuiรงรฃo e nรฃo mensurar resultados, รฉ certamente fundamental para desconstruir a confianรงa, a autoridade e o engajamentoโ€.

  1. Falta de adaptaรงรฃo ร s mudanรงas do mercado

O mercado estรก em constante evoluรงรฃo, e nรฃo se adaptar a essas mudanรงas รฉ um erro grave para as empresas. โ€œNรฃo estar atento ร s tendรชncias e inovaรงรตes, como o marketing digital, as redes sociais e o uso de dados para impulsionar decisรตes estratรฉgicas, รฉ algo perigoso e fadado ao fracasso. ร‰ fundamental estar disposto a aprender, experimentar e ajustar abordagens para se manter relevante e competitivo no mercadoโ€, conta.

  1. Nรฃo medir e analisar resultados

Um erro comum รฉ nรฃo definir mรฉtricas e acompanhar os resultados das estratรฉgias de marketing, nesse ponto Gabriel destaca a importรขncia de estabelecer metas claras e utilizar ferramentas de anรกlise para monitorar o desempenho das campanhas. โ€œQuem nรฃo mede, nรฃo conhece o seu pรบblico, pois somente a partir de dados coletados e mensurados, รฉ possรญvel fazer os ajustes e otimizaรงรตes que certamente virรฃo pelo caminho e que possibilitam a obtenรงรฃo de melhores resultadosโ€, reforรงa.

  1. Nรฃo investir em branding e posicionamento

O branding e o posicionamento sรฃo essenciais para diferenciar uma empresa da concorrรชncia e construir uma imagem forte no mercado. โ€œNรฃo investir nesses aspectos รฉ um erro grave que pode tornar a sua marca sem valor. ร‰ fundamental criar uma identidade de marca consistente e transmitir os valores e benefรญcios da empresa de forma clara e impactanteโ€, explica.

  1. Nรฃo ouvir o feedback dos clientes

Ignorar o feedback dos clientes รฉ um erro que pode prejudicar a reputaรงรฃo da empresa e afastar os consumidores. โ€œNรฃo estar aberto ao feedback, tanto positivo quanto negativo, รฉ nรฃo utilizar essas informaรงรตes para melhorar produtos, serviรงos e experiรชncia do cliente. Tambรฉm รฉ uma forma de manter os clientes afastados da sua marcaโ€, conta Gabriel.ย 

  1. Excesso de autopromoรงรฃo

Focar apenas na autopromoรงรฃo e nรฃo oferecer conteรบdo de valor para os clientes รฉ um erro que pode levar ร  perda de interesse e engajamento. โ€œNรฃo saber equilibrarย  a promoรงรฃo com a criaรงรฃo de conteรบdo รบtil e relevante, รฉ certamente um caminho sem volta. Junte a isso a falta de compartilhamento de conhecimento, baixa resoluรงรฃo de problemas e falta de valor, e vocรช terรก o pacote completo para acabar com a relaรงรฃo de confianรงa com os clientesโ€, explica o consultor.

  1. Nรฃo estar presente nas redes sociais

Ignorar as redes sociais รฉ um grande erro em um mundo cada vez mais digital e conectado, uma vez que esses canais sรฃo poderosas ferramentas para criar relacionamento, engajamento e gerar exposiรงรฃo para as marcas. โ€œQuem nรฃo estรก nas redes sociais, praticamente nรฃo existe, pois hoje em dia poucas formas sรฃo tรฃo efetivas de interagir com o pรบblico-alvo como elas por meio de compartilhando conteรบdo, da interaรงรฃo e da construรงรฃo de uma comunidade onlineโ€, finaliza.

Gabriel Pianaro (@gabrielpianaro) รฉ palestrante, mentor e conselheiro de marketing com mais de 25 anos de atuaรงรฃo em estratรฉgias de marketing e vendas. Colunista, conselheiro do Nรบcleo Futuro e Tendรชncias da ADVB/PR, onde tambรฉm รฉ Co-coordenador do Business Connect, atua tambรฉm como Conselheiro da Gran Faculdade e como colaborador na Nexcore.

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