Agepar estabelece indicadores de qualidade do serviço de travessia da Ilha do Mel, que passam a valer a partir de agosto

Agepar estabelece indicadores de qualidade do serviço de travessia da Ilha do Mel, que passam a valer a partir de agosto
crédito:Ana Carolina Bendlin/Agepar.

Após recebimento de contribuições da população sobre o tema, em consulta pública realizada entre os dias 12 de maio e 11 de junho, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) homologou a resolução que estabelece os indicadores de qualidade do serviço de travessia da Ilha do Mel. Das 14 contribuições recebidas, 11 reforçaram a abordagem dos indicadores previamente apresentados e ajudaram a consolidar a resolução, que entra em vigor neste mês de agosto e estabelece 14 indicadores de qualidade para este serviço.

Entre os indicadores definidos, estão número de reclamações de usuários, higiene dos terminais e das embarcações, cumprimento de tempo de travessia, manutenção das embarcações, entre outros. Chefe da Coordenadoria de Qualidade dos Serviços da Agepar, Mariana Ribeiro Facundo de Souza lembra que, em geral, o conceito de qualidade de serviços é muito subjetivo e abstrato. “Por isso, a importância desta resolução, que define, de forma mais objetiva, quais são os parâmetros que devem ser levados em consideração para o monitoramento da qualidade do serviço de travessia da Ilha do Mel, buscando contemplar a percepção de satisfação das necessidades dos usuários”.

A Resolução nº 25/2023, que traz o detalhamento sobre os indicadores para monitoramento da qualidade do serviço de travessia da Ilha do Mel, entra em vigor no dia 20 de agosto e está disponível para consulta no site da Agepar (https://www.agepar.pr.gov.br/Pagina/Leis-e-Atos-3). Depois disso, as empresas que prestam o serviço têm um prazo de 30 dias para se adequar e começar a cumprir os requisitos definidos pela resolução. Cabe à Agepar o acompanhamento do cumprimento da resolução e o monitoramento dos indicadores, cujas apurações são de responsabilidade principal da delegatária dos serviços.

SOBRE A AGEPAR

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) é uma autarquia em regime especial, criada para exercer a regulação, fiscalização e normatização dos serviços públicos operados por outras empresas, públicas ou privadas, visando assegurar a eficiência, qualidade e regularidade de sua prestação. Atualmente, é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros; transporte de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba; travessias marítimas, fluviais e lacustres; saneamento básico; distribuição de gás canalizado; e serviços públicos na área de trânsito (pátios veiculares). Com a aprovação da Lei Complementar 222/2020, a Agepar também está apta a receber novas atribuições, incluindo entre suas competências outros serviços públicos delegados incluídos na Lei de Concessões ou leis específicas.

Destaque da Semana

Intervenção autoguiada pode reduzir uso de remédio para dormir entre idosos

Pesquisa analisou impacto da técnica de mediação comportamental em...

EPR vence leilão do Lote 6 do Paraná e investirá R$ 20 bi em 660 km de rodovias

Este é o maior projeto rodoviário do Paraná. A...

Black Friday e fluxo intenso refletem otimismo dos shoppings neste Natal

Setor aposta em crescimento de vendas e maior número...

Volvo Car Brasil fecha 2024 com 25 mil km de rodovias e 63 eletropostos

O ano de 2024 foi um período muito desafiador...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor