*Caroline Milanez
Ao longo das geraรงรตes, ter um carro zero-quilรดmetro na garagem sempre foi um sรญmbolo de prosperidade financeira e estabilidade. Todavia, esse sonho parece estar se tornando cada vez mais complexo, especialmente para as famรญlias brasileiras de classe mรฉdia.
Por muitos anos, os chamados carros de entrada foram considerados a opรงรฃo ideal para quem buscava adquirir um carro novo, devido aos preรงos mais acessรญveis que ofereciam. Referindo-se aos modelos mais bรกsicos, tambรฉm chamados de โcarros popularesโ, essas versรตes simples eram mais econรดmicas e indicadas para consumidores que nรฃo desejavam ou nรฃo podiam investir muito em um carro zero. No entanto, o perfil do consumidor e o cenรกrio socioeconรดmico vรชm mudando nos รบltimos anos, o que nos faz refletir: vale a pena investir em carros mais populares?
O รndice de Preรงos ao Consumidor Amplo (IPCA) corrigiu os valores dos carros populares, que variam entre R$ 42 mil e R$ 55,1 mil. Atualmente, o modelo mais acessรญvel vendido no paรญs รฉ o Renault Kwid, com preรงo inicial de R$ 58.990,00. Seria este um valor verdadeiramente popular para um carro? Sem levar em conta as demais despesas associadas ร posse de um automรณvel, como seguro, licenciamento, emplacamento, IPVA e a inevitรกvel depreciaรงรฃo. Na ponta do lรกpis, os gastos para se ter um carro prรณprio vรฃo alรฉm das parcelas do financiamento com altos juros ou o pagamento ร vista: os seguros costumam variar entre 3% e 5% do valor de mercado do veรญculo, somados aos custos de licenciamento e emplacamento, que variam conforme o Estado e situam-se entre R$ 150,00 e R$ 500,00, respectivamente, alรฉm do IPVA, queย em mรฉdia, estรก 10% mais caro em todo o paรญs. A depreciaรงรฃo tambรฉm รฉ inevitรกvel: a cada ano, um carro perde cerca de 15% de seu valor atรฉ alcanรงar o patamar zero.
Os motivos para o considerรกvel aumento nos valores e nas despesas sรฃo inรบmeros:ย inflaรงรฃo no setor automotivo, paralisaรงรฃo das fรกbricas em 2020, a problemรกtica da escassez de componentes e o desequilรญbrios nas cadeias produtivas globais. Todos esses fatores culminaram em uma crise de oferta, resultando no aumento dos preรงos. Alรฉm da escassez de oferta e componentes, a valorizaรงรฃo do dรณlar tambรฉm colaborou para os preรงos elevados.
Reforรงando ainda mais o senso comum de que adquirir um carro รฉ custoso, um estudo inรฉdito sobre a relaรงรฃo dos brasileiros com os automรณveis, realizado pela Serasa em parceria com o instituto Opinion Box, em dezembro de 2022, revelou que os custos associados ร compra e manutenรงรฃo de um carro estรฃo entre os trรชs maiores gastos anuais em 63% dos lares brasileiros.ย Em face do considerรกvel โpesoโ no bolso, os consumidores brasileiros tรชm optado por novas modalidades e formatos que priorizam o uso dos carros, em detrimento da posse. Dentre as opรงรตes,ย a assinatura de automรณveis tem se destacado. Uma abordagem relativamente novaย no setor de locaรงรฃo de veรญculos, a modalidade tem recebido umaย aceitaรงรฃo crescente. Dados da Associaรงรฃo Brasileira das Locadoras de Automรณveis (ABLA) revelaram que a frota de veรญculos destinados ร assinatura cresceu 20,8% entre janeiro e outubro de 2022.
Esse verdadeiro โstreamingย de carros” defende o uso desse bem de forma contรญnua. Em vez de adquirir um veรญculo prรณprio, o consumidor assina um carro por um perรญodo especรญfico, pagando apenas uma mensalidade e desfrutando dos benefรญcios de nรฃo arcar com tributos ou despesas extras, alรฉm de ter um carro zero na garagem durante um perรญodo determinado – podendo trocรก-lo por outro novinho ao tรฉrmino do contrato.
Alinhada ao novo perfil do consumidor brasileiro, a assinatura exime o motorista de se preocupar com burocracias, despesas, revenda do automรณvel e, principalmente, รฉ uma alternativa mais econรดmica, visto que, em muitos casos, a assinatura de um carro รฉ mais vantajosa financeiramente. Alรฉm de ser uma opรงรฃo para o penoso processo de aquisiรงรฃo de um carro prรณprio, a crescente modalidade de assinatura reflete umaย mudanรงa na mentalidade do consumidor, que jรก nรฃo considera mais essencial ter um carro prรณprio, mas, sim, focar na necessidade do uso e economia gerada. Esses novos clientes – que tendo a chamar de inquilinos ou experimentadores – priorizam o acesso a bens e experiรชncias, seja por meio de trocas, compartilhamento, aluguel ouย streamingย de carros.
A virada de chave – do carro e doย mindsetย das pessoas – enxerga valor na experiรชncia de consumo, na responsabilidade coletiva e econรดmica e no entendimento de que nรฃo รฉ mais necessรกrio possuir algo, quando se pode pagar apenas pelo seu uso. Hoje, oย statusย estรก emย usufruir de serviรงos e bens com inteligรชncia financeira, emocional e sustentรกvel.
*Caroline Milanez รฉ gerente comercial do V1.ย