Ao assumir a gestão do posto de gasolina da família em Curitiba, o CEO da WOW, Felipe Boell ficou frustrado com as limitações do modelo de negócio existente. O empreendedor notou que todo o mercado de postos até ofertavam serviços como lavagens eram alugados ou terceirizados e mal utilizados.
Com o seu amplo conhecimento do negócio e sua enorme capacidade de inovação, Felipe iniciou estudos para aprimorar os serviços e criar um propósito real, oferecendo mais comodidade e economia de tempo para as pessoas. Foi dentro desse contexto que surgiu o conceito da WOW Carro Limpo em 3 Minutos, um lava-rápido ágil e econômico para os
consumidores.
A ideia nasceu durante uma viagem do empreendedor à Europa, onde Felipe conheceu a máquina italiana de car wash com alta pressão, que usava até 100 litros de água, cinco vezes menos que o convencional para a limpeza completa e ágil dos veículos. Para modelar a sua empresa o empresário estudou cada concorrente buscando entender quais eram as
oportunidades e os desafios do mercado.
Embora tenha sido fundada em janeiro 2019, a empresa experimentou um crescimento acelerado durante o ano de 2020. Felipe acredita que devido à pandemia, houve um aumento na busca por higienização e segurança.
“O fato de que lavamos o carro sem contato humano, sem o motorista precisar sair do veículo, fez toda a diferença. Aliado à inovação e ao desenvolvimento de um sistema de lava car 4.0, que chamamos de Smart Wash que combina as melhores Tecnologias do mundo com a criatividade brasileira, na Wow, trazemos uma tecnologia proprietária de coleta de dados de motoristas inteligência artificial, máquinas com capacidade de lavar até mil carros em um dia e uma estratégia única de recorrência e fidelização, aumentando em até 12 vezes a frequência de lavagens dos clientes”, afirma Boell.
Atualmente a rede possui 5 unidades em funcionamento e outras 13 em implementação, pleiteando inaugurar mais 300 lojas nos próximos cinco anos. A alta demanda se deve à tecnologia, ao faturamento e ao atrativo de lavagens tecnológicas agregadas aos postos de combustíveis, super e hipermercados, atacarejos e shoppings centers.
Em 2018 o mercado Global de lavagens automatizadas movimentou cerca de 33 Bilhões de Dólares, uma cifra maior que as receitas de streaming, como a Netflix, ou ainda do faturamento dos motoristas de aplicativo como o Uber.
“No Brasil, as lavagens automatizadas ainda são um segmento pequeno e informal, que não respeita a legislação ambiental. Além disso, não há uma marca forte que seja lembrada pelos brasileiros. As lavagens, em geral, são extremamente demoradas e inconvenientes, sendo a maioria realizada de forma manual, o que exige que o cliente deixe o veículo, a chave e os pertences no carro. Identificamos uma grande demanda
reprimida, pois os motoristas não tinham uma solução que permitisse lavar com frequência”, avalia Boell.