Londrina Matsuri movimenta mais de R$ 3 milhões em quatro dias

Aberta no feriado de 07 de setembro, a festa oriental integrou o público nipo-brasileiro

 

A 19ª edição do Londrina Matsuri – Festa da Primavera – contou com quatro dias de evento, no Parque de Exposições Ney Braga e atingiu um público de 32 mil pessoas, resultado da diversidade de atrações que a tradicional festa japonesa ofereceu. Sábado (09) e domingo (10) foram os dias mais movimentados.

 

Organizado pelo o Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos que através dos jovens, preserva os hábitos e costumes japoneses, a edição 2023 correspondeu à expectativa dos promotores. “Com muitas atividades, totalizamos um movimento econômico de R$ 3 milhões e 200 mil reais. Nossas expectativas, inclusive de público, foram atingidas. Já estamos programando a edição de 2024 entre 06 e 08 de setembro”, comenta Luiz Shiroma, da comissão organizadora do Londrina Matsuri.

 

Distribuído em uma área de 30 mil metros quadrados, o Londrina Matsuri 2023 foi uma verdadeira vitrine da arte e da cultura oriental, com 125 expositores participantes,  muita música, dança, arte, diversão, tecnologia, encontros, gastronomia e negócios.

 

Programação

A programação cultural contou com 127 apresentações. Segundo a coordenadora da grade cultural do evento, Mity Shiroma, os três palcos do Londrina Matsuri proporcionaram uma grande imersão cultural e interação com o público.

 

No início da noite de sábado (09), a tradicional dança japonesa interativa, o Bon-odori, levou ao palco principal do evento (Sakurá) cerca de 500 pessoas, de 20 instituições e entidades de Londrina, cidades da região e interior paulista, contando também com a participação do público presente.

 

Outra atração foram os taikos – tambores orientais -, executados na festa por vários grupos, hoje já conhecidos e admirados pelos nikkeis e brasileiros. As oficinas culturais gratuitas movimentaram o público visitante, entre elas a pintura Sumi-ê; Kirigami; caricatura em Mangá e OriNuno, como também a presença da dubladora Carol Valença e do youtuber japonês Guti do canal OlaGuti, em um estande com livros e fotos.

 

Guti também compartilhou as vivências de um japonês no Brasil, em um painel da 3ª edição do Nikkei Deai, encontro criado com o objetivo de trazer debates e reflexões para os jovens nikkeis e newkeis (não descendentes, mas adeptos dos valores e da cultura japonesa). O outro painel do Nikkei Deai foi com criadores de conteúdo da comunidade Nikkei. Os dois painéis tiveram boa participação dos jovens.

 

Concursos Cosplay

Os dois dias de Concurso de Cosplay, em parceria com a AnimeLand, contou com 81 inscritos e chamou a atenção para os personagens reproduzidos.  O resultado da sexta (08) foi: 1º lugar, Thiago Felipe Lício / personagem Mecha Godzilla (franquia Godzilla); 2º lugar, Leandro Sérgio Mastelini / personagem Maginboo (franquia DBZ); 3º lugar, João Raphael Lício / personagem Predador (franquia Predador).

 

No sábado (09), o 1º lugar ficou com Amanda Figueira / personagem Avatar Kyoshi (lenda Ang); 2º lugar, Beatriz Goes / personagem Princesa Zelda (Zelda_TWilight Princess) e o 3º lugar foi para Aayra Maria Tavares de Jesus / Kai`sa, Guardiã Estelar (League of Legends).

 

Expositores retornam em 2024

O restaurante Don-Don participou do evento pela primeira vez e para o gerente geral, Ricardo Ueno, o retorno foi muito positivo. “Nós tivemos público. Participamos basicamente de eventos e nossa estratégia é divulgar nosso nome, oferecendo uma culinária de qualidade”. Pelo segundo ano no Londrina Matsuri, João Vitor Chen, proprietário do restaurante paulistano, Chens Culinária Oriental, comentou sobre o aumento de  público nos dois últimos dias do evento, o que aqueceu as vendas.

 

“Nossos produtos tiveram boa aceitação do público. Oferecemos novidades em alimentos com temperos picantes e bebidas diferentes, com bons preços. É o segundo ano que participamos do evento e pretendemos voltar”, disse Carla Oda, gerente do atacarejo de produtos orientais, Nakamise.YA, de São Paulo, capital. Wilson Kato, proprietário do pet shop londrinense Fort Dog, achou o evento bem organizado, uma oportunidade para se prospectar clientes e divulgar produtos. Ele participa do Londrina Matsuri há uns cinco anos.

 

O Sicoob Ouro Verde, também esteve presente no Londrina Matsuri. George Hiraiwa, presidente do Conselho de Administração do Sicoob, reitera a importância da participação da cooperativa em grandes eventos da sociedade como este, em cidades e regiões de atuação do banco, como um agente de desenvolvimento. No Espaço Tecnológico Senai – Sesi – UniSenai, os visitantes do Londrina Matsuri conferiram projetos desenvolvidos por alunos das instituições, como o braço robótico e o motor automotivo. “Participar da Feira de Tecnologia do Londrina Matsuri é uma satisfação, principalmente pela oportunidade de mostrar aos visitantes do evento os serviços do Sesi, do Senai e do UniSenai que conectam com a área de tecnologia da informação e comunicação”, disse Vitor Cunha, gerente regional de educação do Senai.

 

Assinatura: Londrina Matsuri 2023

Realização: Grupo Sansey.

Patrocínio: Itaipu Binacional; Copel Pura Energia; Unimed Londrina; Boulevard Shopping Londrina; Sicoob Ouro Verde; Sakura; Rede de Farmácias Drogamais; Sistema Fiep –Sesi/Senai; Suco Prats; Midiograf Gráfica e Editora; Refriko-Indústria e Comércio de Bebidas, Sanepar.

Apoio: Governo do Estado do Paraná; Prefeitura Municipal de Londrina; Sociedade Rural do Paraná; Rossetto Seguros; Sesc/Senac-Fecomércio/PR; Hotel Galli; Loc Med, Purific, SJR, Avos Urbanismo, Ótica Assahi Megane, Mercure Tintas, Nissin, St. James International School, Ponto Rural, Yeey.