Daniel Medeiros*
Em 1600, quando vรกrios membros da Igreja levaram o filรณsofo e matemรกtico Giordano Bruno para ser queimado em praรงa pรบblica, colocaram uma mรกscara de ferro em seu rosto, para que ele nรฃo dissesse nada โperturbador” diante das centenas de pessoas que se amontoavam na Piazza Dei Fiori, no coraรงรฃo de Roma. Bruno morreu por defender que as estrelas nรฃo estavam fixas no cรฉu, como defendia a Igreja, e que essa ilusรฃo ocorria porque elas estavam muito distantes de nรณs. Bruno defendeu que ao redor das estrelas deveriam existir planetas, e que nesses planetas poderiam existir vida como aqui. Tambรฉm afirmou que o Universo nรฃo poderia ser finito, pois se o fosse, o que haveria depois dele seria o Nada e isso nรฃo era compatรญvel com a ideia de que Dโus criou Tudo. Logo, o Universo sรณ poderia ser infinito e, portanto, sem um centro definido.ย
Essas ideias โperturbadoras” eram incompatรญveis com a doutrina da Igreja, que imaginara um cรฉu que corroborasse a ordem social que sustentava aqui na Terra: fixo, regular, eterno, tendo a Igreja como centro e todas as outras instituiรงรตes girando em um movimento circular perfeito em torno dela. Conservar essa ideia na mente das pessoas, ensinando-as desde cedo, e impedir que qualquer ideia diferente – as heresias – fosse difundida, insinuando-se no tecido social, era uma tarefa importante dos operadores da religiรฃo. A censura e a violรชncia eram os instrumentos de intimidaรงรฃo e supressรฃo.ย
Assim como ocorreu com Giordano Bruno e quase tambรฉm com Galileu Galilei, que, usando uma tecnologia aperfeiรงoada por ele, o telescรณpio, provou que havia planetas girando em torno de Jรบpiter, o que queria dizer que a Terra nรฃo era o centro de tudo, havia outros centros, possivelmente inรบmeros centros, o que quer dizer que nรฃo havia, de fato, centro nenhum. Galileu foi preso e acorrentado em uma masmorra, escapando da morte porque abjurou de suas descobertas. Morreu em prisรฃo domiciliar, sem poder publicar mais uma linha sequer.ย
Com o passar do tempo, porรฉm, e ao custo de muitos outros sacrifรญcios, a Ciรชnciaย conseguiu superar as amarras da religiรฃo e demonstrou que o Universo รฉ absolutamente ignorante sobre as pretensรตes centralizadoras da Igreja e os seus anseios conservadores. O Universo visรญvel estende-se por 15 bilhรตes de anos-luz e, alรฉm dele, quem pode afirmar quanto mais de Universo ainda existe? Fomos transferidos da posiรงรฃo de centro do Universo para a condiรงรฃo de micro poeira cรณsmica, girando em falso em torno de uma estrela de quinta grandeza, em uma galรกxia comum, como outros trilhรตes de galรกxias penduradas no Universo observรกvel.ย
Essa insignificรขncia permitiu que abandonรกssemos nossa ridรญcula sensaรงรฃo de grandeza e voltรกssemos nossa atenรงรฃo a nรณs mesmos e ร nossa possibilidade de vivermos o รกtimo de tempo que nos รฉ destinado com o mรกximo de qualidade e respeito mรบtuo possรญvel. Tambรฉm permitiu que entendรชssemos que nรฃo hรก posiรงรฃo fixa incontornรกvel e que o que chamamos de tradiรงรฃo รฉ sรณ uma ignorรขncia que perdura um pouco mais de tempo, atรฉ descobrirmos que hรก sempre muito mais coisas do que buscamos classificar e definir como โo certoโ ou como o โverdadeiroโ. Essa รฉ a tarefa do Conhecimento e esse รฉ o maior temor dos que querem conservar certas visรตes de mundo: o temor de ser desbancado de sua posiรงรฃo de importรขncia e de poder, como foi a Igreja em um certo tempo da nossa Histรณria. Nessas horas, รฉ possรญvel que muitos desses conservadores devam suspirar com certa nostalgia do tempo no qual eles podiam encerrar um pensador em uma masmorra ou colocar nele uma mรกscara de ferro eย transformรก-lo em cinzas, em plena luz do dia.
*Daniel Medeiros รฉ doutor em Educaรงรฃo Histรณrica e professor de Humanidades no Curso Positivo.
@profdanielmedeiros