42% dos panetones vendidos no País são para presentear

42% dos panetones vendidos no País são para presentear
Crédito:adobestock

Estudo da Kantar aponta que brasileiros têm preferência por versão tradicional e gramatura acima de 500 gramas para esse fim

Entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, o panetone atingiu 54,3% de penetração dentro dos lares brasileiros – cerca de 33 milhões de domicílios – e teve 42,5 mil toneladas consumidas. Com isso, a indústria faturou R$ 725 milhões no período, fazendo com que a categoria retomasse os patamares pré-pandemia.

Os números fazem parte de uma pesquisa desenvolvida pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria, a pedido da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), e contou com a participação de mais de 10 mil lares de oito regiões nacionais: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Leste e Interior do Rio de Janeiro, Grande Rio de Janeiro, Grande São Paulo, Interior de São Paulo e Sul.

No País, o panetone tradicional é o mais consumido, abocanhando 87,7% do total em volume. Dentro desse contexto, a versão de frutas é a favorita (passando de 43,1% em volume entre novembro de 2021 e janeiro de 2022 para 53,9% no período seguinte). Os produtos recheados, por sua vez, representam 12,1% do total em volume. Aqui, o tipo trufado é o mais relevante (33,7%), seguido pela versão recheada de chocolate (21,5%).

Outro destaque do estudo é que o panetone passou a ocupar o posto de “Presente de final de ano”. Isso porque cresceu 3,4% no período e já concentra 42% do volume de compras – o que representa cerca de um terço da produção. Para essa finalidade,  pessoas que moram sozinhas e famílias monoparentais são os que mais vêm recebendo panetones de presente (32,9% e 34,5% em volume, respectivamente), e as gramaturas maiores, acima de 500 gramas, têm sido cada vez mais escolhidas, como os panetones com mais de 1Kg: 66,5% deles são destinados a presentes.

Para consumo próprio, entretanto, dois motivos principais levam o brasileiro a adquirir panetones: prazer (27,4% das ocasiões) e saborear algo diferente (20,1%).

Ainda é válido destacar que o panetone é, de forma geral, mais adquirido na Grande São Paulo (20,2% do volume de compras), no Nordeste (18,6%) e no Interior de São Paulo (16,6%). Já quando o assunto é presente, em específico, o item possui mais força nas regiões da Grande São Paulo (23,6% em volume de compras), do Interior de São Paulo (18,1%) e do Nordeste (16,4%).

Destaque da Semana

Pratos campeões de venda estrelam Menu do Chef no Restaurante Maria Eugênia

Um dos destaques da gastronomia do Restaurante Maria Eugênia,...

ATR Incorporadora lança ATMOS, studios de alto padrão inéditos em Curitiba

A ATR Incorporadora está fazendo o pré-lançamento do ATMOS,...

Homens são mais afetados pela hérnia inguinal

A hérnia inguinal é um tipo de hérnia que...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor