Dados da Kantar mostram que o Rio de Janeiro รฉ a regiรฃo metropolitana que mais consome um รบnico tipo de frios durante refeiรงรตes
Com o crescimento de preรงo expressivo โ alta de 26,3% em valor na comparaรงรฃo entre o segundo trimestre de 2022 e o mesmo perรญodo deste ano โ, os brasileiros estรฃo fazendo render mais o queijo comprado โ aumento de 6,4% em ocasiรตes de consumo. Isso significa que estรฃo deixando de comer, em mรฉdia, meia fatia por refeiรงรฃo para conseguir manter os frios no carrinho.
Os dados da Kantar, lรญder em dados, insights e consultoria, apontam que o queijo fatiado รฉ o รบnico formato que apresenta crescimento em volume na variaรงรฃo estudada โ aumento de 3%. A contribuiรงรฃo para a alta รฉ puxada pela muรงarela (+2,5%), sendo que prato รฉ o รบnico tipo que contribui negativamente (-1,8%) com a categoria.
Em relaรงรฃo ao perfil de comprador, osย Heavy Buyersย (consumidores assรญduos) sรฃo os que mais contribuem com a categoria. Os clientes fazem parte das classes D e E, tรชm mais de 50 anos de idade, compram no varejo tradicional e sรฃo residentes de regiรตes metropolitanas do Sul (Curitiba e Porto Alegre) e de Sรฃo Paulo.
ร vรกlido destacar que, apesar do incremento nas ocasiรตes de consumo, o queijo sofre perda de espaรงo para o presunto. Com menor repasse de preรงo (+12,8% no segundo trimestre de 2023 em comparaรงรฃo com o mesmo intervalo de 2022), os brasileiros estรฃo comprando mais desse embutido e incrementando suas refeiรงรตes com aumento de volume mรฉdio (+12%).
Das sete regiรตes metropolitanas analisadas pela Kantar, o Rio de Janeiro รฉ o que mais consome um รบnico tipo de frios durante as refeiรงรตes: 88% das ocasiรตes sรฃo feitas com um ingrediente, sendo que metade delas sรฃo apenas com queijo. As outras cidades que fazem parte do estudo sรฃo Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e Sรฃo Paulo.