Estudo da Kantar aponta que canais informais, como os ambulantes, são responsáveis por 25% do aumento de valor.
Sorvetes de impulso, a exemplo dos picolés, faturaram R$ 1,3 bilhões no acumulado de 12 meses até julho de 2023 e, assim, ultrapassaram o valor dos modelos de pote para consumo On The Go (realizado pelo consumidor que está em deslocamento). É o que aponta estudo realizado pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.
Historicamente, o consumo do formato já era maior em unidades, abocanhando 73% do mercado de sorvetes para consumo fora do lar. Pela primeira vez, no entanto, em quatro anos, o segmento de impulso consegue ultrapassar o de potes quando o assunto é valor, representando 57% contra 43%.
Contudo, mesmo com o avanço do consumo On The Go, um dos grandes contribuintes para os sorvetes de impulso acaba sendo o aumento de preço, uma vez que o segmento teve um incremento de seu preço médio em 65% nos últimos 12 meses terminados em julho de 2023 na comparação com o ano anterior, com a unidade chegando a quase R$ 7, enquanto o sorvete de pote apresentou um aumento médio de preço em 3,4% no mesmo intervalo.
Esse aumento de preço impacta no número de consumidores, que caíram de 27,2 milhões para 24,8 milhões – retração de 8,7% em relação ao ano passado. Os mais afetados acabam sendo as classes mais baixas, que passaram de 17% para 15% em importância de valor.
Ainda é válido destacar que canais informais, como os ambulantes, voltam a ganhar relevância para a categoria. O grupo é responsável por 25% do aumento de valor de picolés e outros sorvetes de impulso no consumo fora de casa, e se torna o segundo mais importante no faturamento da categoria, atrás apenas das sorveterias.