domingo, 19 janeiro 2025
19.7 C
Curitiba

Mercado imobiliário de alto luxo recruta artistas renomados e projetos ganham obras personalizadas no Brasil

Mercado imobiliário de alto luxo recruta artistas renomados e projetos ganham obras personalizadas no Brasil
Foto: AG7 / Divulgação

Especialista explica o movimento que busca potencializar o bem-estar no lar e promover obras artísticas para valorização do imóvel do morador

A união da arte com o bem-estar vem tornando os empreendimentos de alto luxo um dos negócios mais promissores do mercado imobiliário brasileiro nos últimos anos. Um levantamento realizado pela Abrainc-Fipe, por exemplo, comprova um pouco desse cenário ao revelar que os imóveis da categoria aumentaram em 14,8% entre janeiro e junho de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo Alfredo Gulin, CEO da AG7, incorporadora do setor com foco em wellness building, o aquecimento da área acontece devido a um movimento recente de instalação de obras de grandes artistas do lado externo das casas, potencializando o bem-estar e o cuidados com os detalhes nas regiões urbanas. “Arte é história e todos desejam ter essa recordação dentro do seu próprio lar. Agora, esse tipo de apreço está se estendendo para bairros e cidades inteiras, criando espaços exclusivos para um público com vasto repertório e que oferece, na volta das suas viagens, memórias de cada pequeno lugar do mundo”, diz.

Empreendimentos artísticos de alto luxo no Brasil

Revitalizações urbanas e a implementação da arte em empreendimentos de alto luxo estão ocorrendo em diversos pontos ao redor do território brasileiro. Um dos principais deles é o ‘Novo Ecoville’, bairro de Curitiba que passou por uma reformulação e hoje é considerado um dos melhores da cidade para se viver.

A AG7 tem participado ativamente desse movimento, investindo R$ 663 milhões no local e elaborando três projetos que somam aproximadamente 35.400 km². Para o AGE360 (investimento de R$ 117.6 milhões), por exemplo, a incorporadora criou vias de desaceleração e duas novas praças, promovendo impacto visual e obras de arte a céu aberto do lado de fora do empreendimento, que possui previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2024.

Outro destaque é o PACE, estrutura de mais de 24 mil m² e quase R$ 200 milhões investidos, que é voltada para a cura espiritual, wellness e sensibilidade artística dentro, principalmente, do segmento multifamily (área de locação de imóveis residenciais pertencentes a um proprietário, property company ou grupo investidor). Um dos responsáveis pelo projeto é o francês Marc Pottier, curador internacional especializado em arte em espaços públicos e, desde 2012, uma das mentes por trás do movimento Cidade Matarazzo, além de estar à frente do planejamento do futuro do Museu de Arte Contemporânea de Foz do Iguaçu.

De acordo com Gulin, a ideia de trazê-lo para trabalhar com a AG7 foi justamente para entender e oferecer a arte como cultura aos moradores, refletindo objetivo em ações no bairro. “Consideramos que a arte faz parte da arquitetura e agrega ainda mais sofisticação, personalidade e identidade aos ambientes que os nossos clientes estarão, por isso estamos trabalhando com um profissional extremamente qualificado e renomado como Marc”, destaca.

O próprio Pottier reforça que a expectativa com o conceito do projeto é inspirar outros artistas convidados. “Todos irão trabalhar sobre essas energias positivas, inventar obras celebrando o poder da natureza, da floresta e das pedras que podemos encontrar no Brasil. Vão dialogar com o mirante e terraços, a arquibancada de meditação, o gramado, o bosque, o espaço ‘mindfulness’ e a piscina para nos contar as suas visões”, conclui.

Já para Cláudia Jaguaribe, fotógrafa e artista responsável por intervenções nos entornos dos empreendimentos da AG7, as obras de arte sempre fizeram parte da arquitetura. “Desde a época do renascimento, principalmente nas cidades europeias, os prédios eram projetados por arquitetos com a colaboração de diversos tipos de artistas, muralistas, escultores entre outros”, explica, “Essa tradição foi repercutida por longos anos e esquecida por um tempo, mas vem sendo recuperada por diversas cidades no mundo, principalmente no Brasil”, finaliza.

Sobre a AG7:

AG7 é uma das principais incorporadoras de alto luxo e wellness building do Brasil, pioneira em conectar saúde e bem-estar a moradias inovadoras e de alto padrão. Há mais de 10 anos nesse mercado, a empresa já recebeu certificados importantes como o selo Fitwel, reconhecimento internacional de prédio mais saudável do mundo, o prêmio Rethinking The Future Architecture Awards 2020, pelo edifício Ícaro e 2022 pelo AGE360, um dos prêmios mais importantes do mundo do universo da arquitetura e design. https://ag7.co

Destaque da Semana

Vila Molusco é atração de férias escolares em shopping de Londrina

Parque temático para crianças de até 10 anos é...

Bush, banda de rock que se apresenta no Lollapalooza Brasil, anuncia show em Curitiba

Celebrando mais de trinta anos de carreira, o grupo...

Receita esclarece que fiscalização do Pix não afetará autônomos

Nada mudará também para quem compartilha cartão de crédito Wellton...

Drenagem linfática vai além da estética: conheça benefícios e indicações T

écnica ajuda a combater a celulite e o inchaço,...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor