Projeto maringaense é case de sucesso em iniciativa da META

Projeto maringaense é case de sucesso em iniciativa da META
Fortalecendo a Cena, criado pela artista Leffs e viabilizado pelo Grupo Maringá de Comunicação, recebeu investimento internacional e ganhou destaque

O Fortalecendo a Cena surgiu como um programete na MIX FM Maringá para atender à demanda de uma cena musical independente alternativa que não se via em nenhuma mídia. Até então, não existia um programa que se propusesse a falar sobre essa diversidade de gêneros musicais e artistas na cena maringaense. No programete, a cantora Leffs apresentava artistas locais em vídeos de um minuto, falando sobre seus lançamentos e principais conquistas. O quadro foi veiculado no instagram da rádio durante um ano, alcançando bom engajamento de maneira orgânica e surgiu a ideia de fazer o projeto crescer – o que foi possível graças a um edital do  International Center For Journalists (ICFJ), por meio do programa Acelerando Negócios Digitais, que tem patrocínio da Meta, criadora do Facebook e Instagram.

Além do investimento monetário, os projetos selecionados receberam uma aceleração, com aulas e mentorias. O projeto criado por Leffs e viabilizado pelo Grupo Maringá de Comunicação foi transformado em podcast, com entrevistas de uma hora, com dois artistas a cada episódio. Ao todo são seis episódios, lançados todas as quintas-feiras. O primeiro foi ao ar no dia 09 de novembro. “Em cada episódio vamos falar de um gênero musical diferente, com dois deles sendo dedicados a vertentes diferentes do hip hop, que tem uma cena muito forte em Maringá, mas também vamos falar de MPB, música indie, reggae, música eletrônica, com entrevistados diferentes que se complementam”, conta Leffs.

Entre 160 projetos selecionados (80 de organizações jornalísticas e 80 de jornalistas individuais – caso do Fortalecendo a Cena), 40 foram escolhidos para serem apresentados como cases de sucesso em eventos de encerramento por todo o Brasil. O  Fortalecendo a Cena estava entre eles e na última semana, Leffs pôde compartilhar, no evento que reuniu nove cases da região Sul, realizado em Curitiba, sobre o projeto e ainda mediar uma roda de conversa sobre a importância do jornalismo local, ao lado de Silvia Lisboa, do Matinal Jornalismo, do Rio Grande do Sul.

“Acreditamos no potencial do projeto criado pela Leffs, que é nossa colaboradora no Grupo, principalmente pela importância de dar visibilidade à diversidade e pluralidade cultural. Esse é um papel importante desempenhado pelo Grupo Maringá de Comunicação e ficamos felizes com o reconhecimento alcançado pelo Fortalecendo a Cena”, diz Jany Lima, head de conteúdo do GMC.

“Participar do treinamento realizado pela ICFJ e financiado pela Meta Journalism Project foi muito importante para seguir com nosso trabalho diário, em todos os veículos que compõem o Grupo, para combater a desinformação e levar conteúdo de qualidade por meio de nossas rádios, portal e mídias digitais. O projeto criado pela Leffs que nós viabilizamos tem um foco muito importante em uma audiência jovem, que quer se reconhecer no ecossistema de notícias. Esse tipo de apoio é essencial para viabilizar iniciativas assim”, diz Alexandre Barros, CEO do GMC.

Veja a lista completa de artistas entrevistados no Fortalecendo a Cena:
Blackstage e Puyol
BixaPreta69 e Esther Hall
Ariadine Gomes e Cauana Russo
João Paulo Fiorenza e Samuel Amaro
Afrodroid e Lubs
Chá di Lirian e Irakytan

Confira o podcast em
https://www.youtube.com/@FortalecendoaCena