O Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela operação do turismo em Itaipu, atendeu de janeiro a outubro deste ano 418 mil visitantes, ante 332.710 no mesmo período em 2022 – um aumento acumulado de 26%. O balanço do CTI mostra que outubro teve um movimento 6,3% maior do que no ano passado.
De acordo com o gerente do CTI, Marcelo Giongo, os números de atendimento, em geral, se aproximam ao período anterior à pandemia, em 2019, e indicam uma tendência de aumento gradativo na visitação. “Faltam apenas 2% de crescimento para chegarmos aos mesmos índices da pré-pandemia”, comemora.
O diretor de Turismo do Parque Tecnológico Itaipu, Yuri Benites, pontua que o Turismo de Itaipu prospera em meio a um cenário promissor. “O ano de 2023 nos apresenta resultados sólidos que demonstram o desenvolvimento do turismo local”.
O diretor destaca ainda que o compromisso para 2024 “será de trabalhar cada vez mais com processos inovadores e tecnológicos, que permitam uma experiência memorável e sustentável para visitantes de todo o mundo.”
Visitas
Até o momento, em 2023, o destaque ficou para o passeio Itaipu Panorâmica, com 302 mil visitantes. O aumento registrado é de 24%. O Itaipu Especial recebeu 54.344 turistas, crescimento de 67%. O Itaipu Refúgio Biológico já soma 39.513 visitas. Já o Itaipu Iluminada teve 19.420 visitantes.
Entre os passeios mais restritos, o Itaipu Ride recebeu 551 turistas; o Itaipu By Bike, 438; o Itaipu Tour Virtual, 347 e o Itaipu Eventos, 675 pessoas. O Itaipu Ecomuseu recebeu 477 pessoas antes de ser fechado para reformas.
Em outubro deste ano foram realizados 42.971 atendimentos institucionais, ante 40.414 no mesmo mês de 2022. O passeio mais procurado, como ocorre normalmente, foi o Itaipu Panorâmica, com 30.290 visitantes.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Em 2022, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. A empresa tem como missão “Gerar energia elétrica de qualidade com responsabilidade social e ambiental, contribuindo com o desenvolvimento sustentável no Brasil e no Paraguai.”