Ocasiões compartilhadas impulsionam o consumo fora do lar em 2023

Ocasiões compartilhadas impulsionam o consumo fora do lar em 2023
AdobeStock

Categoria é sustentada, principalmente, por jovens de 18 a 39 anos, aponta estudo da Kantar

No Brasil, o consumo fora de casa atingiu o maior patamar histórico de volume desde o início da pandemia. A categoria é impulsionada principalmente pelas refeições compartilhadas, que cresceram 2,5 pontos percentuais no último ano e, atualmente, representam 78% das ocasiões.

Os números fazem parte do levantamento Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. O estudo acompanha o comportamento do brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus dos bens de consumo.

A pesquisa também identificou que as refeições compartilhadas geram tíquetes mais altos, com média de R$ 32,92. Nas ocasiões de consumo individual, o valor médio cai para R$ 11,17.

A busca por hidratação e refeições se destaca dentre as categorias que se beneficiam em ocasiões compartilhadas. Refrigerantes e Pizza cresceram 3,5% e 2,1%, respectivamente, de janeiro a setembro de 2023, na comparação com o mesmo período de 2023. Pratos e Refeições (+1,5%), Pão de Queijo (+1,5%) e Balas e Gomas (+1,4%) também foram os mais procurados.

Momentos de consumo e público

Além do consumo compartilhado, outras alavancas foram chave para a volta do consumo fora do lar. Segundo o Consumer Insights 2023, o momento de maior destaque para a categoria é o café da manhã, que cresceu 4,8 pontos percentuais em contribuição em unidades, seguido pelo almoço (+1,2 ponto percentual).

No geral, os consumidores aumentaram a frequência em bares, padarias e em compras por impulso. Buscas por refeições mais completas e bebidas não alcoólicas estão em destaque – são categorias com tíquetes altos, mas que não tiveram repasses de preços tão grandes.

Outro dado importante identificado pela Kantar é que o público de classes mais baixas (D e E) acompanha o avanço das classes A, B e C quando o assunto é consumo fora do lar. O levantamento indica que a categoria é sustentada, principalmente, por jovens de 18 a 39 anos e que apresenta retração entre a população sênior.

Destaque da Semana

Indavirus em “Não me quebra, Lauro” o show em Curitiba

A apresentação, que acontece no dia 04 de agosto...

Fazer atividade física só no fim de semana também pode trazer benefícios

Estudo da Unifesp mostra, no entanto, que vantagens foram...

Construtora Yticon celebra 15 anos e anuncia novidades

Desde 2009, foram mais de 700 mil m² construídos...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor