Ranking internacional de avaliações de usuários traz aeroportos de Recife, Brasília, Belém e Belo Horizonte nas primeiras posições
O Brasil concentra quatro dos 10 melhores aeroportos do mundo em 2023. É o que aponta o ranking internacional AirHelp Score, divulgado hoje. Aparecem nessa lista o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, em Recife (PE), na segunda posição, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã, na Ásia. O Aeroporto Internacional de Brasília, no Distrito Federal, é listado na quarta colocação. Já os aeroportos internacionais de Belém/Val-de-Cans, no Pará, e o de Belo Horizonte/Tancredo Neves, em Confins (MG), aparecem em sétimo e oitavo lugares, respectivamente.
Na edição atual foram listados 194 aeroportos, avaliados por cerca de 16 mil usuários de 58 países. O levantamento, realizado de janeiro a outubro deste ano, foi estruturado em três temas centrais: pontualidade dos voos, opinião dos clientes quanto à qualidade dos serviços oferecidos (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e qualidade das lojas e restaurantes.
O Aeroporto Internacional do Recife obteve nota 8,48 para pontualidade dos voos, 8,38 para qualidade do serviço e 8,67 para qualidade do comércio, alcançando nota final de 8,49. Já o Aeroporto Internacional de Brasília recebeu nota 8,63 para pontualidade, 8,11 para qualidade do serviço e 8,14 para qualidade do comércio, compondo nota final de 8,43. O Aeroporto Internacional de Belém atingiu nota 8,49 para pontualidade, 8,19 para qualidade do serviço e 8,17 para qualidade do comércio, totalizando 8,36 como pontuação final. No caso do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, nota de 8,39 para pontualidade dos voos, 8,22 para qualidade do serviço e 8,35 para qualidade do comércio, tendo 8,35 como nota final.
“O Brasil conseguiu repetir o resultado do último ano, quando quatro aeroportos brasileiros figuraram entre os 10 melhores do mundo. Atingir um feito desse nível por dois anos consecutivos comprova que a gestão operacional e a infraestrutura dos aeroportos aqui instalados têm melhorado bastante ao longo dos últimos anos, notadamente com a participação de novos players e ampliação dos recursos investidos. Toda essa combinação acabou promovendo experiências mais agradáveis aos usuários que circulam pelos aeroportos brasileiros”, analisa Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
Na lista estendida dos 20 melhores aeroportos do mundo, aparecem mais dois brasileiros: o Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho, na 12a colocação, e o Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena, no 18º lugar. O ranking ainda traz os aeroportos Santos Dumont/ Rio de Janeiro (31o); Aeroporto Internacional de Guarulhos/ São Paulo (32o); Aeroporto Internacional do Galeão/ Rio de Janeiro (35o); Aeroporto de Congonhas/ São Paulo (37o) e Aeroporto Internacional de Viracopos/ Campinas/ SP (56o)
Publicada desde 2015, AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejar melhor seus voos. O ranking é produzido pela AirHelp, líder mundial na defesa dos passageiros aéreos e que já atendeu cerca de 20 milhões de pessoas.
Melhores aeroportos do mundo
Posição | Aeroporto | País | Pontuação | Pontualidade | Serviços | Lojas e restaurantes |
1º | Aeroporto Internacional de Mascate | Omã | 8,54 | 8,36 | 8,72 | 8,90 |
2º | Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes-Gilberto Freyre | Brasil | 8,49 | 8,48 | 8,38 | 8,67 |
3º | Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo | África do Sul | 8,48 | 8,59 | 8,09 | 8,55 |
4º | Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek | Brasil | 8,43 | 8,63 | 8,11 | 8,14 |
5º | Aeroporto Internacional de Doha Hamad | Catar | 8,41 | 8,27 | 8,55 | 8,68 |
6º | Aeroporto Internacional de Osaka-Itami | Japão | 8,37 | 8,66 | 8,05 | 7,79 |
7º | Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans | Brasil | 8,36 | 8,49 | 8,19 | 8,17 |
8º | Aeroporto Internacional Tancredo Neves de Belo Horizonte | Brasil | 8,35 | 8,39 | 8,22 | 8,35 |
9º | Aeroporto Internacional de Tóquio Narita | Japão | 8,31 | 8,16 | 8,52 | 8,58 |
10º | Aeroporto de Amami | Japão | 8,27 | 8,48 | 7,95 | 7,96 |
11° | Aeroporto Internacional Hyderabad Rajiv Gandhi | Índia | 8,18 | 8,19 | 7,86 | 8,45 |
12º | Aeroporto Internacional Salgado Filho – Porto Alegre | Brasil | 8,18 | 8,19 | 8,24 | 8,07 |
13° | Aeroporto Internacional de Minneapolis | Estados Unidos | 8,15 | 8,04 | 8,08 | 8,56 |
14º | Aeroporto Internacional Haneda de Tóquio | Japão | 8,15 | 7,85 | 8,41 | 8,77 |
15º | Aeroporto Internacional de Cochim | Índia | 8,13 | 8,09 | 8,17 | 8,17 |
16° | Aeroporto Internacional de Dubai | Emirados Árabes Unidos | 8,11 | 7,63 | 8,61 | 9,02 |
17º | Aeroporto Internacional de Abu Dhabi | Emirados Árabes Unidos | 8,10 | 8,07 | 8,13 | 8,18 |
18º | Aeroporto Afonso Pena de Curitiba | Brasil | 8,10 | 8,08 | 8,28 | 7,95 |
19º | Aeroporto Internacional Rainha Alia Amã | Jordânia | 8,06 | 8,25 | 8,01 | 7,54 |
20º | Aeroporto Internacional de Kansai | Japão | 8,05 | 8,01 | 8,12 | 8,10 |
31º | Aeroporto Internacional Santos Dumont | Brasil | 7,98 | 7,97 | 7,85 | 8,13 |
32º | Aeroporto Internacional de Guarulhos | Brasil | 7,97 | 8,05 | 7,69 | 8,03 |
35º | Aeroporto Internacional do Galeão | Brasil | 7,96 | 7,90 | 7,91 | 8,18 |
37º | Aeroporto de Congonhas | Brasil | 7,95 | 7,98 | 7,65 | 8,15 |
56º | Aeroporto Internacional de Viracopos | Brasil | 7,79 | 8,15 | 7,24 | 7,29 |
Sobre AirHelp
AirHelp é a maior empresa mundial especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando os viajantes a negociar indenizações por voos atrasados ou cancelados e em casos de recusa de embarque. A empresa também toma medidas legais e políticas para apoiar o crescimento e a aplicação dos direitos dos passageiros aéreos em todo o mundo. AirHelp já ajudou 2 milhões de pessoas a receber indenização e está disponível em todo o mundo e oferece suporte em 18 idiomas. A companhia também oferece gratuitamente o Guia dos direitos do passageiro aéreo 2023. Trata-se de um manual simples, didático e prático, criado com o objetivo de garantir aos passageiros informações, assistência básica e procedimentos de indenização quando o voo não sai como planejado.