Estudo da Kantar analisa desempenho da categoria entre o verรฃo 2022/2023 e a temporada anterior
O calorรฃo previsto para os prรณximos meses e a economia mais favorรกvelย ao brasileiro devem aquecer as compras de bebidas durante o verรฃo.ย ร isso queย aponta um novo estudo da Kantar, lรญder em dados,ย insightsย e consultoria.
O consumo fora de casa de bebidas vem se recuperando gradativamente dos impactos da pandemia. Entre o verรฃo 2021/2022 e a estaรงรฃo 2022/2023, houve alta de 26% no gasto mรฉdio, passando de R$ 90 para R$ 113. Os destaques do aumento de consumo em unidades ficaram para os energรฉticos (+64%) e a รกgua mineral (+37%).ย Os principais motivos para o consumo, por sua vez, foramย sabor (47%) e matar a sede (17%).
Os responsรกveis por impulsionar as compras da categoria foram os jovens adultos, entre 18 e 29 anos (+41%), as classes A, B e C (+15%) e os residentes da regiรฃo Nordeste (+20%). As aquisiรงรตes foram feitas,ย sobretudo, nos hiper e supermercados (+34%), com ambulantes (+24%) e em bares (+21%).
Dentro do lar, tambรฉm se notou crescimento de 19% no gasto mรฉdio noย perรญodoย estudado pela Kantar, indo de R$ 183 para R$ 218. As bebidas em destaque foram os energรฉticos (+41%) e os chรกs prontos (+27%). Vale ressaltar que a cesta de bebidas รฉ bastante relevante no e-commerce, onde 2 milhรตes de lares compraramย asย categoriasย no canal online no รบltimo verรฃo (alta de 4% na comparaรงรฃo com a temporada 2021/2022).
As compras foram realizadas, principalmente, nos canais porta a porta (+34%) e atacarejo (+21%). Moradores da Regiรฃo Metropolitana do Rio de Janeiro (+26%), pessoas acima de 50 anos (+14%) e classes A e B (+12%) foram destaques em crescimento na comparaรงรฃo entre o verรฃo 2022/2023 e o perรญodo anterior.
A expectativa da Kantar para a temporada 2023/2024 รฉ de que a categoria cresรงa 5% ou R$ 1 bilhรฃo em faturamento. โNo รบltimo verรฃo jรก houve importante retomada no consumo de bebidas, o que deve se intensificar neste ano. Fora do lar, hiper e supermercados avanรงam, mas mercadinhos/ mercearias ainda contribuem negativamente. Para esses canais, importante trabalhar a exposiรงรฃo em geladeiras, uma vez que os produtos devem estar prontos para o consumoโ, afirma Luisa Teruya, Gerente de Marketing, da Kantar.