quinta-feira, 31 outubro 2024
16 C
Curitiba

Lares menores têm relação mais positiva entre renda e gasto

adobestock

Estudo da Kantar aponta que domicílios com uma ou duas pessoas são os maiores compradores de marcas Premium

A média de moradores por domicílio no Brasil caiu de 3,31, em 2010, para 2,79, em 2022, de acordo com o último censo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa diminuição nos lares impactou, consequentemente, o consumo de bens massivos. É o que aponta um novo estudo da Kantar, líder em dados, insights e consultoria.

Hoje, a maior renda per capita pertence aos lares de jovens independentes (9% da população), enquanto o bolso mais comprometido pertence aos casais com filhos adultos (6%). Isso significa que os lares menores (de uma a duas pessoas) apresentam relação mais positiva entre renda e gasto.

Entre 2014 e 2023, por exemplo, os lares menores aumentaram a média de categorias, pulando aumentaram quatro categorias, enquanto os demais lares aumentaram apenas duas. Também intensificaram o gasto com marcas Mainstream (+5,5 p.p. em valor contra +4,8 p.p. na média da população) e ainda seguem sendo os maiores compradores de Premium (representaram 18,7% do gasto em 2023).

Por outro lado, esses consumidores abastecem menos. No último ano, eles colocaram menos itens no carrinho (15% a menos em média do que os demais lares). Ainda assim, a quantidade representa um tamanho estável na comparação entre 2022 e 2023.

Em relação aos canais, os lares menores alavancam as compras em estabelecimentos maiores, como Atacarejos (indo de 14,7% de importância em unidades em 2022 para 17,5% em 2023) e Super Convencionais (de 20,5% para 21,3%). No período, ainda aumentaram a penetração três vezes em Atacarejos e seis vezes na Internet.

Vale destacar também que a transformação dos domicílios impacta o tamanho médio das embalagens. Ao olhar um produto específico, como o leite em pó, é possível notar que os lares de uma ou duas pessoas preferem embalagens menores (+5 p.p na representatividade, chegando a 40% de todo o volume comprado). Além disso, buscam formatos com menor custo benefício como sacos plásticos, em detrimento às latas.

Destaque da Semana

Curitiba é destino destaque internacional

A procura de visitantes na capital trouxe novos olhares...

XIV FAPIC discute a Pesquisa Científica na Perspectiva da Transdisciplinaridade

Promovida pelo Centro Universitário FAPI, as atividades acontecem...

Realgems lança linha de cosméticos para cuidados especiais com os pets

Pioneira na produção de cosméticos para hotelaria inova e...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor