domingo, 23 fevereiro 2025
26.1 C
Curitiba

Medidores inteligentes já atendem 615 mil clientes da Copel

 

COPEL@COPEL.COM

O programa da Copel que está levando gradualmente a automação do sistema elétrico ao nível dos atendimentos individuais ao cliente no Paraná fechou o ano de 2023 com 615 mil domicílios com medidores inteligentes instalados. O Rede Elétrica Inteligente, como é chamado este conjunto de soluções, já está presente em 81 municípios paranaenses.

A modernização dos medidores é acompanhada de investimentos em automação na rede da distribuidora, formando um conjunto que permite ao cliente acompanhar o consumo em tempo real, além de agilizar o atendimento – tanto para pedidos rotineiros, como a ligação e religação de energia, quanto nos casos de desligamentos ocorridos após um temporal, por exemplo.

Os novos dispositivos tornam automática a leitura do consumo, informam diretamente o centro de controle da Copel sobre falhas de energia e permitem comandos remotos para restabelecer o fornecimento de energia em caso de desligamentos, otimizando a administração dos serviços de eletricidade. O investimento previsto para as primeiras fases do programa, cobrindo todo o sul do Estado, é de aproximadamente R$ 820 milhões. Ao longo de 2024, mais 400 mil domicílios devem receber o novo medidor da Copel.

TROCA DE MEDIDORES – A substituição gradativa dos relógios de luz convencionais pelo medidor inteligente está em andamento atualmente em municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) – Araucária, Contenda e Fazenda Rio Grande – além de Irati, Ponta Grossa, Prudentópolis, Rio Azul e São Mateus do Sul. O trabalho é conduzido pela empresa contratada Eleng.

A troca do medidor leva em média 30 minutos, período em que o consumo de energia fica desativado na unidade consumidora. O serviço não tem custo para o cliente, e é realizado exclusivamente na entrada de serviço, onde o medidor de energia está instalado. Os funcionários da Eleng estão devidamente identificados e possuem carta de apresentação emitida pela Copel.

SERVIÇOS DIGITAIS – Com a instalação do medidor inteligente e sua conexão ao sistema, os clientes podem monitorar o consumo em tempo real pelo aplicativo da Copel para dispositivos móveis Android e iOS. O aplicativo também permite solicitar serviços, acompanhar débitos e recuperar informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades.

Dado que o medidor inteligente elimina a necessidade de visitas mensais para leitura do consumo, a Copel também incentiva o cadastro para o recebimento das faturas de luz por e-mail, reduzindo o uso de papel. A fatura digital apresenta outras vantagens, como a prevenção de extravios. Ela serve normalmente como comprovante de endereço, assim como as faturas impressas.

Destaque da Semana

Beer & Beef, edição St. Patrick´s Day, acontece de 20 a 23 de março no Catuaí

Evento reúne o melhor da gastronomia local, com chope...

Aumentar em 30 minutos os treinos de cardio impacta a composição corporal

Estudo mostra como cada meia hora de atividade aeróbica...

“Histórias: Show do Século” anuncia data em Curitiba com grandes nomes do sertanejo

Festival acontece no dia 1º de novembro na Ligga...

Wesley Safadão volta ao Curitiba Country Festival para show inesquecível

Luan Santana,  Maiara & Maraisa, Simone Mendes, Pedro Sampaio,...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor