Em ascensรฃo, carnes nobres aumentam produรงรฃo e ampliam mercado mantendo qualidade e padrรฃoย
Nos รบltimos anos, o mercado de carnes nobres tem vivenciado um crescimento importante no Brasil, impulsionado pela busca crescente por produtos de alta qualidade certificada. A Associaรงรฃo Brasileira de Angus, iniciada na dรฉcada de 1960 tem uma grande parcela de contribuiรงรฃo nesse desenvolvimento da carne premium, especialmente a partir do Programa Carne Angus Certificada, lanรงado em 2003.ย
A Cooperativa CooperAlianรงa preparou uma entrevista exclusiva com a Gerente Nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Alves Menezes. Ela destaca que apesar dos desafios enfrentados pelo setor devido ร oscilaรงรฃo de preรงos e consumo, a demanda por produtos premium continua em ascensรฃo, tanto no mercado interno quanto no externo.ย
โPara 2024 temos uma perspectiva de crescimento de cerca de 10% no mercado interno. Jรก com relaรงรฃo ao mercado externo, em 2023, tivemos nรบmeros bem impactantes, com aumento de 68% nas exportaรงรตes. Isso nos mostra um grande nicho e รณtima receptividade de outros paรญses para a carne premium brasileira. Neste sentido, para 2024, tambรฉm sรฃo positivas as expectativas de aumento no volume de exportaรงรตes Angusโ, enfatizou.ย
PARCERIA E COOPERATIVISMO
A Gerente Nacional do Programa Carne Angus Certificada destaca que as cooperativas tem um papel fundamental na consolidaรงรฃo da produรงรฃo e construรงรฃo de mercado da carne Angus. Conforme Ana, a CooperAlianรงa, por exemplo, foi pioneira na certificaรงรฃo e parceria com a Associaรงรฃo no Paranรก e contribuiu significativamente para a expansรฃo da raรงa Angus no Estado.ย
โA CooperAlianรงa, para nรณs, รฉ uma parceira muito especial, e รฉ responsรกvel por uma expansรฃo muito significativa da raรงa e da carne Angus dentro e fora do Paranรก, ganhamos muito com essa parceria. O cooperativismo forte estruturado, traz muitas possibilidades e vemos como conseguimos ter ganhos e conquistas, atรฉ nos momentos difรญceisโ, afirmou.
RECONHECIMENTO E AMPLIAรรOย
De acordo com Ana Doralina, quanto mais o consumidor conhece a carne nobre, mais busca informaรงรตes e mais certeza tem sobre a qualidade do que consome. Alรฉm disso, se dispรตem a pagar mais pelo produto. โA carne premium รฉ um produto de maior valor agregado, com mais qualidade e possibilidades de cortes, de formas de preparo e de experiรชncia gastronรดmicaโ, comentou.
No entanto, Ana tambรฉm reconhece que hรก desafios a serem enfrentados, especialmente no que diz respeito ร educaรงรฃo do consumidor sobre a carne premium.ย Ela observa que, historicamente, o consumo de carne Angus no Brasil tem sido restrito aos cortes tradicionais de churrasco, como picanha e maminha. No entanto, hรก um esforรงo crescente para diversificar a oferta de cortes e tornar a carne Angus mais acessรญvel e inclusiva para o consumidor no dia a dia.
โEstamos conseguindo incluir novos cortes com boa receptividade e isso รฉ muito importante. Apresentar ao pรบblico a possibilidade de consumir outros cortes, ampliando as opรงรตes e com o mesmo padrรฃo de qualidade nas receitas das refeiรงรตes diรกrias, nรฃo apenas o consumo restrito a cortes de churrascoโ, salientou. Outro desafio do setor, รฉ gerar essa demanda e ter o produto com as caracterรญsticas que o pรบblico busca. โEm determinadas รฉpocas e regiรตes do paรญs, hรก oscilaรงรฃo na oferta, entรฃo รฉ preciso organizar ainda mais essa cadeia enquanto tambรฉm se conversa com o consumidor sobre a ampliaรงรฃo de cortes para consumoโ, salientou.
Vale reforรงar que nos รบltimos anos houve aumento no volume de carcaรงa animal Angus certificada. Em 2016, de cada animal certificado, foram aproveitados 51 quilos. Em 2020, subiu para 61 quilos por animal. E em 2023, para 83 quilos.ย
PROJETO VAREJO
Alรฉm da certificaรงรฃo para a indรบstria, a Associaรงรฃo Angus estรก dando inรญcio a outro tipo de selo, o do varejo, tambรฉm com objetivo de reconhecer a qualidade da carne Angus e os processos adotados.ย O projeto inclui treinamentos para os varejistas, visando garantir que eles compreendam e posicionem corretamente o produto, alรฉm de promover a conscientizaรงรฃo do consumidor por meio de aรงรตes de marketing, e reconhecimento dos varejos parceiros, e assim mitigar o comercio de produtos que sรฃo comercializados como Angus e nรฃo sรฃo certificados.
โEsse projeto veio no sentido de nos aproximar do varejo, foi desenvolvido para dar mais credibilidade e reconhecimento, como tambรฉm garantir ao consumidor a qualidade e seguranรงa nos produtos adquiridosโ, reforรงa.
O Projeto Varejo inclui supermercados, aรงougues, hamburguerias boutiques, restaurantes e casas de carnes que comercializam a carne Angus cerificada.