Após visitarem as feiras Home & Gift e Têxtil & Home 2024, realizadas pela Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes (ABUP), as profissionais Ju Vilela e Marcia Barbosa relacionaram 5 pontos que todos podem colocar em prática
Manter a casa organizada não é tão simples como se pensa e, seja por conta da correria da vida moderna, ou pela inabilidade de resolver, o consumidor não precisa mais sofrer para vivenciar uma atmosfera de paz ao ter tudo nos seus devidos lugares. Durante as feiras Home & Gift e Têxtil & Home 2024 realizadas ABUP – Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes, empresas de todo Brasil trouxeram para São Paulo as inovações que definem as necessidades específicas de cada ambiente.
Entre as novidades conferidas pelas personal organizers e consultoras Ju Vilela e Marcia Barbosa (que fizeram um tour pelas feiras) ambas destacaram a diversidade de itens práticos e decorativos como nichos de colmeias, caixas organizadoras, cestos, cabides e organizadores para maquiagem, entre outros elementos. Experientes, elas listaram 5 dicas que todos podem, facilmente, executar. Acompanhe:
1- Categorize e Rotule:
Independentemente da finalidade ou do cômodo da casa, a recomendação é ordenar os pertences com base em categorias semelhantes como roupas, utensílios de cozinha, documentos, etc. Ao dispor em caixas organizadoras, o ‘pulo do gato’ está em aplicar etiquetas ou rótulos claros que favoreçam a identificação – esse detalhe coopera na localização dos itens e na manutenção da ordem a longo prazo.
2- Maximize os espaços de armazenamentos:
O conselho é empregar, ao máximo, as áreas de armazenamento disponíveis em casa como prateleiras, gavetas, caixas organizadoras e armários. Para tanto, elas sugerem a aquisição de divisórias ou cestas para aproveitar cada centímetro dos móveis e garantir uma arrumação eficiente.
3- Estabeleça zonas de arrumação:
Dentro de casa, a recomendação é efetuar divisões em zonas funcionais para atribuir um propósito específico. Por exemplo, a entrada pode ser demarcada para guardar chaves e sapatos, o home office fica destinado para abrigar itens de escritório e, a parte voltada ao relaxamento é indicada para comportar livros e itens de entretenimento. Segundo as especialistas, esse pensamento descomplica o uso diário.
4 – Soluções de Armazenamento Vertical:
O espaço vertical das residências ganha ainda mais eficácia com a fixação de prateleiras flutuantes, ganchos e organizadores de parede, além de suportes para portas. Essas opções são ideais para receber itens menores e conceder mais lugar em áreas compactas como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.
5 – Mantenha a Rotina de Organização:
Por fim, as profissionais exaltam a importância de conservar uma rotina regular de ordenação como estratégia para permanecer com a arrumação em longo prazo. Para tanto, vale reservar um tempo diário ou semanal para realizar pequenas tarefas como a arrumação da cama, reposicionar os objetos fora de lugar e limpar. Ademais, elas também destacam a necessidade de definir períodos mais extensos para sistematizar áreas específicas da casa, garantindo que a desordem não se acumule.
Serviço:
Home & Gift e Têxtil & Home
Data: até 21 fevereiro de 2024 – exclusivo para lojistas
Local: São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda
Horário de funcionamento da feira:
21 fevereiro: 9h às 17h
Horário de credenciamento presencial:
21 fevereiro: 8h às 16h
Informações: https://www.abup.com.br/