Redes sociais engajam e ajudam a vender mais

Segundo pesquisa da Abrasel, 99% dos estabelecimentos têm perfil nas redes sociais

Bruno Santi utiliza redes sociais e site para vender mais | foto: arquivo pessoal

Estar na internet hoje em dia não é mais uma escolha do empreendedor e sim uma obrigação, visto a crescente presença dos brasileiros nas redes sociais e a alta demanda por pedidos online.

Segundo uma pesquisa da Abrasel, no último ano, 99% dos estabelecimentos entrevistados possui presença em, ao menos, uma rede social para divulgação de produtos e relacionamento com os clientes. Plataformas como Instagram, WhatsApp e Facebook são as mais utilizadas pelos empreendedores.

Bruno Santi é um desses empreendedores: “Acho imprescindível estar nas redes sociais e achar uma linguagem única e própria, do seu modo e do seu jeito, para se comunicar com sua audiência. Pessoas gostam de autenticidade e espontaneidade, e cada ser humano é único”.

Proprietário do Empório Del Santi, em Ponta Grossa, o empreendedor comenta que as redes sociais são como os catálogos telefônicos de antigamente: “ou seja, se você não estiver nelas, comercialmente falando, é como se sua empresa não existisse”.

E é isso que apontam as pesquisas, pois as empresas com investimento em perfis bem elaboradores podem sentir o resultado no consumo e comportamento dos clientes.

Outra proposta para vender mais utilizada por Bruno é um site próprio com todos os seus produtos. “A experiência do cliente se dá como um todo, desde o primeiro atendimento, seja ele presencial, telefônico ou digital, até a entrega do produto. Tudo isso está interligado, uma vez que as redes sociais e site acabam sendo seu portfólio. Através deles, você passará a segurança, qualidade e confiança da sua marca. Além disso, o cliente terá a certeza de que o produto que comprou será entregue perfeitamente”, finaliza.

Kelvin Ferreira é um desses consumidores que utiliza as redes sociais para aproveitar promoções e novidades. “Participo de campanhas e estou sempre atento nas promoções”. Além disso, o ponta-grossense olha o cardápio antes de visitar o local.

Quando falamos em site e aplicativos de delivery, ele ressalta sua preferência pelo presencial. “Quando não consigo [ir ao local] peço delivery e utilizo app ou site ou ainda comparo com o iFood para ver o que vale mais a pena”.

Urubatan Sena, presidente da Abrasel Campos Gerais, pontua que estar online é estar presente na vida dos consumidores e vender mais. “Não adianta lutar contra isso, porque se o cliente não te vê, não conversa contigo, tira dúvidas e se sente próximo, ele vai para outro empresa, o concorrente”.

O Brasil é um dos países com mais usuários ativos nas redes sociais. Só no Instagram são mais de 113 milhões e no Facebook mais de 109 milhões.

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