Segundo pesquisa da Abrasel, 99% dos estabelecimentos tรชm perfil nas redes sociais
Estar na internet hoje em dia nรฃo รฉ mais uma escolha do empreendedor e sim uma obrigaรงรฃo, visto a crescente presenรงa dos brasileiros nas redes sociais e a alta demanda por pedidos online.
Segundo uma pesquisa da Abrasel, no รบltimo ano, 99% dos estabelecimentos entrevistados possui presenรงa em, ao menos, uma rede social para divulgaรงรฃo de produtos e relacionamento com os clientes. Plataformas como Instagram, WhatsApp e Facebook sรฃo as mais utilizadas pelos empreendedores.
Bruno Santi รฉ um desses empreendedores: โAcho imprescindรญvel estar nas redes sociais e achar uma linguagem รบnica e prรณpria, do seu modo e do seu jeito, para se comunicar com sua audiรชncia. Pessoas gostam de autenticidade e espontaneidade, e cada ser humano รฉ รบnicoโ.
Proprietรกrio do Empรณrio Del Santi, em Ponta Grossa, o empreendedor comenta que as redes sociais sรฃo como os catรกlogos telefรดnicos de antigamente: โou seja, se vocรช nรฃo estiver nelas, comercialmente falando, รฉ como se sua empresa nรฃo existisseโ.
E รฉ isso que apontam as pesquisas, pois as empresas com investimento em perfis bem elaboradores podem sentir o resultado no consumo e comportamento dos clientes.
Outra proposta para vender mais utilizada por Bruno รฉ um site prรณprio com todos os seus produtos. โA experiรชncia do cliente se dรก como um todo, desde o primeiro atendimento, seja ele presencial, telefรดnico ou digital, atรฉ a entrega do produto. Tudo isso estรก interligado, uma vez que as redes sociais e site acabam sendo seu portfรณlio. Atravรฉs deles, vocรช passarรก a seguranรงa, qualidade e confianรงa da sua marca. Alรฉm disso, o cliente terรก a certeza de que o produto que comprou serรก entregue perfeitamenteโ, finaliza.
Kelvin Ferreira รฉ um desses consumidores que utiliza as redes sociais para aproveitar promoรงรตes e novidades. โParticipo de campanhas e estou sempre atento nas promoรงรตesโ. Alรฉm disso, o ponta-grossense olha o cardรกpio antes de visitar o local.
Quando falamos em site e aplicativos de delivery, ele ressalta sua preferรชncia pelo presencial. โQuando nรฃo consigo [ir ao local] peรงo delivery e utilizo app ou site ou ainda comparo com o iFood para ver o que vale mais a penaโ.
Urubatan Sena, presidente da Abrasel Campos Gerais, pontua que estar online รฉ estar presente na vida dos consumidores e vender mais. โNรฃo adianta lutar contra isso, porque se o cliente nรฃo te vรช, nรฃo conversa contigo, tira dรบvidas e se sente prรณximo, ele vai para outro empresa, o concorrenteโ.
O Brasil รฉ um dos paรญses com mais usuรกrios ativos nas redes sociais. Sรณ no Instagram sรฃo mais de 113 milhรตes e no Facebook mais de 109 milhรตes.