“Comida di Buteco” começa dia 05 de abril em Maringá

“Comida di Buteco” acontece simultaneamente em 40 cidades brasileiras; Maringá estreou ano passado no concurso e apresenta nova edição entre 5 e 28 de abril

Maringá estreou, em abril do ano passado, no maior concurso gastronômico do País, que elege anualmente o Melhor Buteco do Brasil. O icônico Bar do Rafa, famoso pelo seu caldo de mocotó, consagrou-se como o Melhor Buteco de Maringá em 2023, de acordo com o público e os jurados, e concorreu ao título nacional na premiação final, realizada em São Paulo.

Ao longo de todo o ano, os bares participantes da primeira edição do Comida di Buteco em Maringá colheram os bons frutos do concurso, que apresentou os estabelecimentos ao grande público. “Antes do concurso, a gente tinha um movimento tranquilinho. Depois, houve um boom. Dobrou o movimento”, conta Marcela Dourado Santos, do Severina Sabores do Nordeste.

Agora, os butecos da cidade se preparam para a segunda edição do concurso, que vai movimentar Maringá – e todo o Brasil – entre os dias 5 e 28 de abril. A competição acontece simultaneamente em mais de 1.100 bares espalhados em cerca de 40 cidades brasileiras, que integram os 27 circuitos do Comida di Buteco. Além de Maringá, outras três cidades paranaenses participam da competição: Londrina, Curitiba e São José dos Pinhais.

O concurso 

Nascido em 2000 em Belo Horizonte (MG), cidade famosa pela boemia e boa gastronomia, a missão do Comida di Buteco é TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO COMO EXTENSÃO DA SUA CASA,  promovendo um resgate da cozinha de raiz, com foco sempre voltado para a valorização do pequeno comércio familiar. Buteco, com ‘U’ mesmo, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. “Significa, acima de tudo, simplicidade e autenticidade, e sempre foi sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração”, explica o Diretor de Operações do Comida di Buteco, Filipe Pereira.

Este ano, serão 25 bares participantes, e cada um deles criou uma receita para competir. Ao longo de três semanas, público e jurados visitarão os estabelecimentos para votar em quatro quesitos: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.  Historicamente, a cada edição, 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Conheça os bares participantes no site do Comida di Buteco →

https://comidadibuteco.com.br/butecos/maringa/

Desde de 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional, no qual a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o Melhor Buteco do Brasil. Em julho, em uma festa realizada em São Paulo, é revelado o campeão nacional.

O “Comida” em números 

Desenvolvendo um importante papel de fomento à cultura e à cozinha de raiz, o Comida di Buteco segue gerando resultados que impactam toda a cadeia produtiva do setor, além de ajudar a desenvolver circuitos turísticos demarcados pelos butecos participantes e promover o desenvolvimento socioeconômico.

Em 2023 o Comida di Buteco atingiu marcas históricas em sua performance, registrando um milhão de votos computados em todo o Brasil e mais de 10 milhões de pessoas impactadas diretamente nos botecos – tudo isso isso gerou mais de R$ 300 milhões de impacto na cadeia de valor e mais de 10 mil empregos diretos. Nas redes sociais do concurso, foram registradas 160 milhões de impressões e alcançou mais de 10 milhões de pessoas. Cerca de 150 mil turistas estiveram presentes nos circuitos.

Grandes marcas validam relevância do concurso

Para participar do Comida di Buteco, não é preciso pagar nenhum tipo de inscrição. Todos os bares são convidados, levando em conta sua história e importância na cidade. Quem “paga a conta” são grandes marcas que acreditam no projeto.

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o buteco.

Confira os patrocinadores: 

Apresentação: Piraquê

Cerveja Oficial: Eisenbahn

Promoção: RPC

Patrocinio: Santander/Getnet, Coca Cola, Assaí, Dom Novilho

Apoio: McCain, Zero Cal, Chandon, Germer, Reserva 51, Simples Reserva

Apoio Institucional: Prefeitura de Maringá, Visite Maringá, Sebrae, Viaje Paraná, Ibis, Rádio Mundo Livre, Pajolla Mídia, Abrasel, NEOOH, Sympla, Boxnet

Destaque da Semana

Câncer de testículo: um perigo crescente para a saúde dos jovens

Os oncologistas Daniel Herchenhorn e Rafaela Pozzobon, da Oncologia...

Audi contrata Escritório Ricardo Amaral para projeto da Fábrica de Ideias em Curitiba

Com projeto inovador e disruptivo, a Fábrica de Ideias...

Jogos de azar são problema de saúde pública entre jovens e adultos no mundo

Artigo evidencia que essas atividades — que incluem as...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor