*Jacir Venturi
Por cinco dรฉcadas, convivi com adolescentes e jovens em escolas e universidades (com adultos tambรฉm, mas em pequena proporรงรฃo), sempre observando com muito interesse aqueles estudantes que obtinham melhor desempenho. Alguns mรฉtodos de estudo sรฃo elevadamente recomendados, embora nem sempre praticados por todos, atรฉ porque temos inteligรชncias distintas (segundo a teoria do psicรณlogo Gardner). Por exemplo, hรก aqueles que aprendem muito em sala de aula, assim como outros, autodidatas, preferem o estudo solitรกrio. E, comum a todos, aconselhado รฉ reforรงar e aprimorar os bons hรกbitos de estudo desenvolvidos ao longo da trajetรณria acadรชmica.
Para um bom rendimento escolar, a inteligรชncia ajuda. Porรฉm, para ter sucesso em vestibulares e concursos (e, รฉ claro, na vida profissional), sรฃo necessรกrias a disciplina e a boa gestรฃo do tempo. Ambiente silente, uma cadeira confortรกvel, uma mesa com folhas de rascunhos para resolver exercรญcios ou resenhar o conteรบdo estudado. Costuma-se dizer, em tom de blague, que se aprende pelo cรฉrebro e pelas nรกdegas, portanto nada de cama ou sofรก (รฉ para estudar ou tirar uma soneca?). E concentraรงรฃo mรกxima para a fixaรงรฃo do aprendizado, de maneira que, nesse sentido, smartphones e outros dispositivos eletrรดnicos โ maquininhas de Deus e do diabo โ representam um desafio hercรบleo, especialmente pelas futilidades tentadoras das mรญdias sociais. Afastรก-los por completo nos horรกrios de estudo รฉ o mundo ideal, mas uma alternativa intermediรกria รฉ responder ร s mensagens mais urgentes de hora em hora.
Diferentemente de paรญses desenvolvidos, a cultura brasileira em geral pouco valoriza o raciocรญnio lรณgico, o aprofundamento, a tรชmpera racional, o esforรงo, o mรฉrito, o rendimento escolar significativo e a rotina de estudos. Mas a neurociรชncia estรก aรญ para provar que novas redes neurais se formam justamente por meio de atividades que ensejam esforรงo mental.
Hรก tambรฉm, atualmente, uma elevada valorizaรงรฃo do profissional com domรญnio das ciรชncias dos nรบmeros, e todo profissional com bom raciocรญnio dedutivo รฉ um โresolvedor de problemasโ โ que para o mercado de trabalho รฉ uma das mais recomendadas competรชncias socioemocionais ou soft skills. A maioria das questรตes de concursos e vestibulares concorridos igualmente priorizam o raciocรญnio lรณgico e a interpretaรงรฃo de textos, contrapontos ร nossa predominรขncia histรณrica de um ensino hermรฉtico, conteudista, minimamente interdisciplinar ou contextualizado.
A assimilaรงรฃo dos principais conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade โ com especial foco no desenvolvimento do raciocรญnio lรณgico, leituras e pensamento crรญtico โ รฉ um bom comeรงo. Leitores contumazes desenvolvem a boa escrita, a oralidade, a anรกlise crรญtica, o pensamento autรดnomo, a abstraรงรฃo e a imaginaรงรฃo, pois sรฃo capazes de melhor compreender textos, bem como produzi-los com qualidade e expรด-los com clareza, sรญntese e lรณgica.
Vale tambรฉm lembrar que, durante o percurso escolar, รฉ indispensรกvel desenvolver uma boa fluรชncia digital, uma das mais importantes e bรกsicas competรชncias do mundo contemporรขneo. Atualmente, quase tudo estรก ao alcance de um teclado, e se a decoreba estรก relegada ao segundo plano, capacitar a memรณria continua uma habilidade valorizada que se fortalece com a repetiรงรฃo e os atalhos criativos dos mnemรดnicos. Estamos talvez vivenciando o inรญcio da mais disruptiva evoluรงรฃo de tecnologia educacional (e do mundo) com o uso massivo da Inteligรชncia Artificial. No entanto, atรฉ onde a vista alcanรงa, as competรชncias e habilidades acima mencionadas serรฃo sempre valorizadas.
Evidentemente, sob a perspectiva curricular, o Ensino Fundamental รฉ a base, mas ter bom desempenho no Ensino Mรฉdio รฉ a joia da coroa. Prioridade ร Lรญngua Portuguesa e ร Matemรกtica, os dois componentes curriculares de maior peso ou maior nรบmero de questรตes no Enem e em quase todos os vestibulares e concursos mais concorridos. No Enem, por exemplo, a redaรงรฃo vale 1.000 pontos, tanto quanto a prova de Matemรกtica e 3 vezes mais que a de Fรญsica, portanto deve-se treinar muito e, quanto mais redaรงรตes forem feitas e corrigidas por professores, apontando vรญcios ou erros, melhor. Ler livros, jornais, revistas รฉ importante tanto para se manter atualizado no momento das provas quanto ajuda a promover uma boa escrita, o vocabulรกrio, a articulaรงรฃo de ideias e uma melhor compreensรฃo dos enunciados.
Na hora da prova, buscar serenidade e equilรญbrio emocional. Se uma prova tem 45 questรตes, sรณ para exemplificar, primeiro resolver as mais acessรญveis e pular as questรตes que demandarรฃo mais tempo, deixando-as para o final. โO tempo faz parte da provaโ โ รฉ um velho adรกgio.
Se, para efeito de exemplo, um estudante tem aulas no turno da manhรฃ, deve priorizar no perรญodo da tarde os estudos, tarefas e atividades dos componentes curriculares ministrados no dia, pois รฉ mais eficaz a compreensรฃo e a fixaรงรฃo, uma vez que o conteรบdo ainda estรก โfresquinhoโ na cabeรงa. Nรฃo se pode ter preguiรงa de mergulhar fundo nos temas, pois o que se aprende superficialmente รฉ efรชmero, se esquece rรกpido.
E quanto aos exercรญcios fรญsicos e descansos? Uma vez estabelecida uma rotina intensa de estudos, รฉ necessรกrio pausar a cada 1 ou 2 horas. Nesse รญnterim de uns 20 min, caminhar, fazer flexรตes, movimentar os braรงos e a cabeรงa, respirar pausada e profundamente, passar os olhos nas mensagens do celular, mas sรณ responder ร s mais urgentes. ร essencial uma rotina de 7 a 8h de sono, para revitalizar o corpo, momento em que o cรฉrebro processa a memorizaรงรฃo e o armazenamento de longo prazo, em especial durante a fase REM. ร precioso espeitar o ritmo circadiano do corpo!
Ademais, exercรญcios em academias ou caminhadas preferencialmente em aprazรญveis e canoros parques, em meio ร natureza, sรฃo atividades recomendadรญssimas, pois promovem o bem-estar holรญstico (holos, do grego, โtodoโ ou โinteiroโ), fรญsico, emocional, intelectual e transcendental. Estรก provado que tais atividades promovem a sensaรงรฃo de bem-estar provocada pela serotonina e equilibram os nรญveis sanguรญneos de adrenalina e cortisol. Se os mรบsculos se fortalecem com os exercรญcios fรญsicos, igualmente o cรฉrebro รฉ estimulado com todo o esforรงo mental, pelas sinapses entre os neurรดnios. Para complementar, espiritualidade e positividade promovem uma forรงa extraordinรกria, pois geram autoconfianรงa e propรณsitos de vida.
A alimentaรงรฃo, igualmente importante, deve ser comedida e bem diversificada, para que o corpo esteja bem nutrido com proteรญnas, frutas, verduras e legumes, alรฉm de bem hidratado e submetido a uma boa exposiรงรฃo ao sol nos horรกrios recomendados (pratique a helioterapia). A diversidade รฉ importante, pois o corpo necessita nรฃo sรณ de nutrientes, mas tambรฉm de uma vasta gama de micronutrientes (encontrados em castanhas, sementes etc.) para um bom desempenho cognitivo.
Por fim, nรฃo abandonar โ pode-se atรฉ reduzir โ os lazeres preferidos, mantendo-se um ritmo cadenciado de horas de estudo. E nรฃo mergulhar desesperadamente nos estudos nas vรฉsperas das provas, pois um bom equilรญbrio emocional รฉ um dos principais requisitos na preparaรงรฃo. Ensinar colegas pode ser uma รณtima estratรฉgia, pois รฉ um ato de generosidade que faz bem e favorece laรงos afetivos, alรฉm de ser uma forma poderosa de reforรงar o aprendizado. Desde muito jovem depreendi, remetendo ร cultura latina, que docendo, discitur (โensinando se aprendeโ).
*Jacir J. Venturi, membro do Conselho Estadual de Educaรงรฃo do Paranรก e representante do Sinepe/PR, foi professor e gestor de escolas pรบblicas e privadas, de cursos preparatรณrios, da UFPR, PUCPR e Universidade Positivo.