terça-feira, 4 março 2025
19.5 C
Curitiba

ExpoApras: Com crescimento de aproximadamente 30% no varejo, Inteligência Artificial será um dos assuntos do evento

O tamanho do mercado global de Inteligência Artificial no varejo deve crescer 31,08% em 2024, segundo pesquisa apresentada pelo portal Fortune Business Insight. Em 2023, o montante foi de US$ 7,14 bilhões, enquanto em 2024 a estimativa é que atinja US$ 9,36 bilhões. Ante essa crescente adoção da IA no setor varejista, o assunto será um dos temas abordados durante a ExpoApras, que acontece de 16 a 18 de abril, no Expotrade Convention Center, em Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba).
Segundo o cientista e pesquisador de cultura analítica, Ricardo Cappra, que será um dos palestrantes do evento, uma das principais tendências em Tecnologia da Informação é a AI-Driven, que se refere a uma nova geração de profissionais orientada por inteligência artificial. “No varejo, isso significa utilizar a IA para otimizar processos, desde a previsão de demanda até a personalização da experiência do cliente. A adoção da IA permite que as empresas antecipem tendências, identifiquem padrões de comportamento e tomem decisões mais ágeis com suporte computacional, resultando em operações mais eficientes e um atendimento ao cliente aprimorado”, afirma Cappra.
A paranaense RP Info, que desenvolve soluções em softwares e automação para o varejo, aposta na IA para integração dos setores, análise de indicadores e simulações em tempo real. “Após a pandemia, vimos um grande aumento de varejistas preocupados em implantar tecnologias em suas lojas, motivados por um cenário que mostrou a importância de se manter sempre atualizado e competitivo e por consumidores com expectativas elevadas. No varejo, a maioria das tecnologias envolve o levantamento de dados, mas não basta tê-los, é preciso entendê-los e usá-los a favor do negócio e do consumidor. E é nesta análise dos dados que entra a Inteligência Artificial”, destaca o diretor comercial da RP Info, Tiago Nascimento.
Com a IA, o varejo ganha em eficiência e produtividade, enquanto o consumidor se beneficia de uma experiência de compra mais adequada ao seu perfil de consumo. Para Mario Sergio Cortella, que também estará na ExpoApras, ao contrário do que muitos pensam, a IA não é substitutiva em relação às pessoas que atuam no setor. Ao contrário, ela faz com que haja um ganho de tempo, já que a tecnologia acelera operações e economiza um despejo de energia mental e física. “A Inteligência Artificial, nas novas formatações que agora chega, trará um impacto positivo, se bem utilizada. Você não será substituído por uma inteligência artificial, vai ser substituído quem não souber usá-la. E quem souber usar vai ganhar muito em termos de economia de tempo para se dedicar a coisas que sejam mais de planejamento e estratégia”, acrescenta o filósofo.
Para o presidente da Apras, Carlos Beal, nessa nova era do varejo, impulsionada pela inteligência artificial e inovações tecnológicas, a ExpoApras é essencial para compartilhar conhecimento, conectar especialistas e tornar acessível as últimas tendências do setor. “A feira consegue democratizar o acesso a essas tecnologias e conteúdos, capacitando varejistas de todos os portes a prosperar nesse ambiente dinâmico e competitivo”, completa Beal.
A programação da ExpoApras pode ser conferida em https://www.apras.org.br/expoapras.
O Expotrade está localizado na Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel, 10.454

Destaque da Semana

Paranaenses estão ganhando dinheiro jogando online

O setor de jogos digitais tem experimentado um crescimento...

Carnaval 2025 no +55: Dois dias de folia para quem fica em Curitiba

Nos dias 1° e 2 de março programação combina...

Com grandes nomes do sertanejo, “Histórias: Show do Século” anuncia data para Curitiba

Festival acontece no dia 1º de novembro na Ligga...

Catuaí abre novo acesso ao estacionamento pela avenida Colombo

Medida foi tomada para oferecer mais comodidade aos clientes...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor