Projeto Cordas do Iguaçu retoma aulas de música clássica em Curitiba

Atendimento é gratuito e atualmente mais de 500 jovens de Curitiba e RMC são beneficiados em 4 cidades

O projeto Cordas do Iguaçu, que vem transformando vidas de jovens e suas famílias desde 2011, retomou suas atividades em 2024. A ação voltada ao ensino de música clássica de forma totalmente gratuita atende atualmente 520 jovens nos municípios de Curitiba, Araucária, Balsa Nova e Tunas do Paraná.
É através da música que alunos desses quatro municípios têm transformado suas próprias realidades e a de suas famílias.
Essa é a realidade da pequena Maria Paula de Morais, de apenas 11 anos. Aluna de violino do Cordas do Iguaçu há três anos, Maria Paula não só está aprendendo a tocar o instrumento como também desenvolveu outras habilidades sociais e artísticas.
“Ela perdeu a timidez e evoluiu na comunicação, estudos e desenvolveu também o talento para o desenho. Mas mais importante: ela ganhou sonhos e ama o projeto”, disse a mãe de Maria Paula, Adriane Giehl.
A vitória contra timidez também foi uma conquista para a jovem Manoela dos Santos Azeredo, de 9 anos. Aluna do Cordas do Iguaçu desde junho de 2023, Manoela é cega e foi diagnosticada com TOD (Transtorno Opositor Defensivo). As aulas de música, entretanto, ressignificaram os dias dela e da família.
“Aos sábados, ela já sabe da aula e se mostra diferente dos outros dias, pede para se arrumar para ir. Isso mostra para nós, que ela gosta muito. Além disso, o projeto trouxe interesse na musicalidade à nossa família, nos unindo para aproveitarmos mais momentos juntos”, conta Rayane Ferreira dos Santos Souza, mãe da Manu.
A Pesquisa Hábitos Culturais, promovida pelo DATAFOLHA a pedido da Fundação Itaú, traduz em números esses depoimentos. De acordo com o levantamento, 97% dos pais consideram importante que os filhos participem de atividades culturais para o desenvolvimento dos filhos. E 95% disseram que essas atividades melhoram o desempenho escolar dos jovens.
A pesquisa Hábitos Culturais foi divulgada em março deste ano e ouviu 2.405 pessoas de 16 a 65 anos em todas as regiões do país, sendo que 67% tinham filhos.
Expansão em Curitiba
O projeto Cordas do Iguaçu está em expansão e graças a importantes parcerias vai começar a atender em mais dois endereços de Curitiba. Atualmente, as aulas ocorrem Paróquia Senhor Bom Jesus, no bairro Portão, todas as segundas-feiras das 14h às 19h. E agora vai atender também nos bairros Sítio Cercado e Boqueirão. Em breve, divulgaremos os dias e horários das aulas.
Transformando vidas
Nascido do sonho do músico cearense José Maria Magalhães, o Cordas do Iguaçu já atingiu mais de 5 mil crianças e adolescentes nos quatro municípios desde 2021. O projeto ensina os instrumentos viola, violino e violoncelo. José Maria é integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná e começou a sua carreira em um projeto social que ensinava música também.
Como forma de incentivo para o aprendizado, alunos em condição de vulnerabilidade social ainda recebem instrumentos doados para as aulas e uma bolsa de estudos. Esse incentivo tem rendido frutos, pois muitos jovens integrantes do projeto decidiram seguir carreira profissional na música, fazendo parte de outras orquestras como Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, Filarmônica da UFPR e Orquestra da EMBAP (Escola de Música e Belas Artes do Paraná).
O jovem Cesar Augusto Vieira, por exemplo, foi aprovado para a Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo. Já Bruna Foss ganhou uma bolsa integral para estudar na renomada Grinnell College, uma das melhores faculdades de artes liberais dos Estados Unidos.
Mario Batista, de Tunas do Paraná, foi aluno e depois professor do Cordas do Iguaçu. Ele concluiu bacharelado na EMBAP e ganhou uma bolsa integral para mestrado em Música em Performance de Viola na University of North Dakota (UDN). Atualmente, ela também se apresenta no Quarteto de Cordas Estudantis da instituição.
Projetando realidades
Além desse ganho pessoal, toda a estrutura do Cordas do Iguaçu aliada ao acesso à cultura tem transformado as regiões onde ocorrem as aulas.  Um exemplo disso foi a transformação da realidade em Tunas do Paraná. O IDEB do município aumentou 41% desde que o projeto iniciou o atendimento no local, passando da nota 3,2 para 4,5 em dez anos. O destaque, inclusive, ficou com as escolas que possuíam mais alunos participantes do Projeto Cordas do Iguaçu.
Pela atuação em Tunas do Paraná, inclusive, o Cordas do Iguaçu recebeu uma menção honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná por afastar crianças e adolescentes da violência urbana.

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