Desde o início de abril, a rede pública e privada de saúde está superlotada em muitas cidades do Brasil, inclusive em Curitiba. Alguns pronto atendimentos da capital chegaram a fechar por não terem condições de receber mais pacientes.
Em outros locais a espera pode levar de duas a seis horas. Neste cenário gerado por aumento nos casos de dengue, covid, síndromes gripais e dos atendimentos do Corpo de Bombeiros – 22,9% de aumento no socorro a casos diversos no primeiro trimestre de 2024, se comparado a 2023-, os ambientes desospitalizados têm sido uma opção para pacientes que buscam atendimento rápido e sem aglomeração.
Conforme a gerente de hospitalidade do Eco Medical Center, Thalita Toso, até 80% dos casos que chegam aos pronto-atendimentos não são situações de urgência e emergência. Apesar de muitas vezes o paciente estar com febre, alguma dor forte, diarreia, mal estar generalizado e outros sintomas que o deixam muito indisposto, são casos que podem ser resolvidos numa consulta fora do hospital.
Atendimento com agilidade
Em Curitiba, o Eco criou um sistema próprio para que os pacientes evitem filas e consigam consultas rapidamente. O centro médico tem pediatras e clínicos gerais que podem atender no mesmo dia, ou na hora seguinte da ligação à Central de Atendimento. Uma facilidade, inclusive, para famílias com crianças, já que é comum os pequenos acordarem com febre ou algum outro sintoma. Situações que antes obrigavam os pais, até então sem ter outra opção, a enfrentar a fila do pronto socorro.
No Doctoralia, outro canal por onde é possível agendar atendimento no Centro Médico, diversos pacientes ressaltam essa agilidade. “Não houve tempo de espera, pontualmente atendida. Ótimo profissional, atencioso, explicação de forma clara e precisa. E as instalações e os funcionários na entrada da consulta são muito bons”, afirmou a paciente Solange Zanotto, após atendimento com um dos nefrologistas do Eco.
Depois de passar pela consulta, se o médico solicitar um exame ou consulta com outro especialista, o serviço Eco Agiliza resolve toda a burocracia de agendamentos e liberações de guias de planos de saúde. Em alguns casos, inclusive, o paciente consegue realizar tudo no mesmo dia e sem sair do prédio.
“Como o Eco Medical Center tem essa estrutura de exames, consultas, vacinas e farmácia reunidas num só local, conseguimos organizar tudo isso. O propósito é cuidar da saúde do paciente de forma agilizada e completa”, explica Thalita Toso.
No local é possível a realização de um check-up completo de consultas e exames em um único dia, envolvendo as especialidades de clínica médica, oftalmologia, cardiovascular, urologia e/ou ginecologia e outras.
Crescimento exponencial
Através desta operação de excelência e referência, tendo como diferencial o atendimento integrado de mais de 35 especialidades médicas, todos os tipos de exames e ambiente desospitalizado, o Eco Medical Center teve um aumento de 48% nos agendamentos de consultas e exames no primeiro trimestre de 2024, comparado ao último trimestre de 2023.
Entre junho de 2022 e dezembro de 2023, o local já realizou mais de 64 mil consultas, 159 mil exames, 730 procedimentos no centro cirúrgico, 5,1 mil encaminhamentos via Eco Agiliza e 89 mil atendimentos via Central de Agendamentos.
“Estamos muito satisfeitos com o sucesso do Eco Medical Center, que foi desenvolvido com foco na jornada ágil e completa com a saúde dos pacientes e também de suporte aos médicos”, diz o CEO do Eco Medical Center, Patrick Gil.
Iniciativa, investimento e expansão
Localizado em uma região estratégica, ao lado do Hospital IPO, no bairro Água Verde, o edifício tem uma área construída de 20 mil metros quadrados e capacidade para atender até 7 mil pacientes por dia. Com 13 pavimentos, o espaço abriga clínicas, consultórios e 350 vagas de estacionamento. Ao todo, foram investidos R$120 milhões na obra.
O Eco Medical Center fica na Rua Goiás, 70. Telefone: (41) 3123-6550.