Festival Internacional de Curitiba é marcado por estreias nacionais, obras restauradas, filmes para a criançada e sessão exclusiva na Ópera de Arame. Confira a programação completa
De 12 a 20 de junho, a 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba ocupará as salas de cinema da capital paranaense com mais de 80 longas e curtas-metragens de todo o mundo. Produções para as crianças, estreias nacionais e internacionais, obras de cineastas paranaenses, clássicos restaurados e reapresentados na telona em alta definição, são algumas das opções que compõem a ampla programação do evento, que se concretiza como um dos mais importantes dedicados à sétima arte do Brasil.
São 10 mostras cinematográficas, cada uma propondo um novo olhar sobre determinado segmento, pauta, idade, diretor ou estilo de produção. São elas, a Competitiva Brasileira, a Competitiva Internacional, a Novos Olhares, a Mirada Paranaense, a Exibições Especiais, a Olhar Retrospectivo, a Olhares Clássicos, a Foco, a Pequenos Olhares e o Filme de abertura e Encerramento.
As exibições ocorrem no Cine Passeio, no Cinemark Mueller, na Ópera de Arame e também no Teatro da Vila, no CIC – Cidade Industrial de Curitiba. Os ingressos já estão disponíveis pelo site oficial com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$16. Todas as sessões no Teatro da Vila são gratuitas. Além disso, de 18 de junho a 7 de julho, os curtas-metragens brasileiros que compõem o festival estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play para todo o Brasil.
Jurados e premiações
As produções das mostras competitivas, que buscam o equilíbrio entre inventividade, abordagem de temas contemporâneos e potencial de comunicação com o público, concorrem a diferentes prêmios cinematográficos, em que um júri especial, formado por profissionais do cinema, entre cineastas, roteiristas, atores e produtores, é responsável por avaliar os diferentes aspectos dos filmes selecionados. Para este ano, os jurados convidados para avaliar os longas e curtas da Competitiva Brasileira e os Curtas da Competitiva Internacional são o roteirista Bruno Ribeiro, um dos responsáveis pela série “Os Outros”, da Globoplay; o ator, diretor e produtor carioca Johnny Massaro; o programador de festivais e pesquisador Edvinas Puksta, que é membro da Academia de Cinema Europeu; a mestre em cinema Maria Campaña Ramia, que atua como programadora no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã; e Paola Buontempo, programadora do Festival de Cinema de Mar del Plata e graduada em Artes Visuais pela Universidade Nacional de La Plata, História da Arte (FDA – UNLP). Os jurados encarregados de avaliar os longas da Competitiva Internacional e da Mostra Novos Olhares são o pesquisador, artista e mestre em roteiro de cinema Fábio Andrade; a historiadora, crítica de cinema e programadora de mostras e festivais, Lorenna Rocha; e a diretora, roteirista e bacharel em cinema e vídeo Nathália Tereza.
Na Mostra Competitiva Brasileira, os longas-metragens concorrem pelos prêmios de Roteiro, Direção de Arte, Som, Atuação, Fotografia, Direção, Montagem e o Prêmio Olhar de Melhor Filme; e os curtas, pelo Prêmio Especial do Júri e Prêmio Olhar de Melhor Filme. Na Mostra Competitiva Internacional, os curtas concorrem ao Prêmio Olhar de Melhor Filme e ao Prêmio Especial do Júri, também para os longas. Além da votação por parte dos jurados, o público também tem papel essencial para garantir um prêmio para suas produções favoritas das mostras competitivas. Há ainda a premiação por parte dos críticos da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema para as produções das mostras competitivas e a premiação da AVEC – PR (Associação de Vídeo e Cinema do Paraná) para os filmes paranaenses da Mostra Mirada Paranaense.
As produções da Mostra Novos Olhares, que é dedicada a longas que têm maior radicalidade em suas propostas estéticas, trilhando caminhos desconhecidos, também concorrem ao Prêmio Olhar de Melhor Filme. Nesta mostra, há filmes que convidam o público a um mergulho lírico, outras que propõem a frieza do distanciamento épico, e também as que investigam as criações alegóricas e as que apostam no encontro com o real.
Filme de Abertura – Estreia Nacional – e Filme de Encerramento
A estreia nacional do filme “Retrato de um Certo Oriente” ocupará a Ópera de Arame, um dos pontos turísticos mais populares do Paraná, em uma sessão exclusiva. Com direção de Marcelo Gomes (“Paloma”, “Estou me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar”), o longa traz personagens que foram expulsos de suas terras por conflitos sociopolíticos e é baseado no romance do escritor amazonense Milton Hatoum, ganhador do Prêmio Jabuti de Melhor Romance (1990). Os irmãos libaneses, Emilie e Emir, católicos, embarcam do Líbano em uma viagem rumo ao Brasil. No trajeto, Emilie, se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar, causando ciúme incontrolável por parte do seu irmão, que usará as diferenças religiosas para separá-los. Porém, antes de chegar ao destino final, em uma briga com Omar, Emir é gravemente ferido em um acidente e a única opção de Emilie é descer em uma aldeia indígena no meio da selva para encontrar um curandeiro que o salve. Após a recuperação do irmão, Emilie toma uma decisão que levará a consequências trágicas. O elenco de “Retrato de um Certo Oriente”, conta com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour, Rosa Peixoto e Eros Galbiati. O roteiro é de Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos. Os ingressos para o Filme de Abertura podem ser adquiridos pelo site oficial com valores a partir de R$8.
O Olhar de Cinema encerra sua 13ª edição com o “Salão de Baile”, um documentário do pesquisador Juru e da cineasta Vitã, que apresenta a cultura do ballroom, mostrando as Houses fluminenses, que se apropriam de influências estrangeiras e de elementos reconhecidamente brasileiros para construir um universo que combina dança, música, moda e performance a partir das experiências queer periféricas e racializadas. O longa será exibido no dia 19 de junho, às 19h, no Cinemark Mueller, e às 19h15, no Cine Passeio Ritz.
Mostra Competitiva Brasileira
A Mostra Competitiva Brasileira é composta por 16 produções inéditas. Os oito longas-metragens selecionados para Mostra Competitiva Brasileira são: “A Mensageira” (Cláudio Marques |Brasil | 2024| 140’); “Greice” (Dir. Leonardo Mouramateus | Brasil | 2024 | 110’); “O Rancho da Goiabada, ou pois é meu camarada, a vida não é fácil” (Dir. Guilherme Martins | Brasil | 2024 | 72’); “O Sol das Mariposas” (Dir. Fábio Allon | Brasil | 2024 | 105’); “Praia Formosa” (Dir. Julia De Simone | Brasil | 2024 | 90’); “Quem É Essa Mulher? (Dir. Mariana Jaspe | Brasil | 2024 | 70’); “Tijolo por Tijolo” (Dir. Victoria Alvares, Quentin Delaroche | Brasil | 2024 | 102’); “Um Dia Antes de Todos os Outros” (Dir. Valentina Homem, Fernanda Bond | Brasil | 2024 | 73’). Os oito curtas-metragens selecionados para Mostra Competitiva Brasileira são: “Povo do Coração da Terra” (Dir. Coletivo Guahu’i Guyra | Brasil | 2024 | 39’); “Capturar o Fantasma” (Dir. Davi Mello | Brasil | 2024 | 12’); “Caravana da Coragem” (Dir. Pedro B. Garcia | Brasil | 2024 | 24’); “Cavaram uma Cova no meu Coração” (Dir. Ulisses Arthur | Brasil | 2024 | 24’); “O Lado de Fora Fica Aqui Dentro” (Dir. Larissa Barbosa | Brasil | 2023 | 25’); “Rinha” (Dir. Rita M. Pestana | Brasil | 2023 | 22’); “Se Eu Tô Aqui é Por Mistério”(Dir. Clari Ribeiro | Brasil | 2024 | 21’); e “Viventes” (Dir. Fabrício Basílio | Brasil | 2024 | 20’). Confira no site oficial os locais das exibições, datas e horários.
Mostra Competitiva Internacional
A Mostra Competitiva Internacional é composta por 14 produções de diferentes nacionalidades, como Suíça, Alemanha, Haiti, Palestina, Hungria, França, entre outros. Os seis longas selecionados são: “Caminhos Cruzados” (“Crossing”| Dir Levan Akin | Suécia, Dinamarca, França | 2024 | 105’); “Eu Não Sou Tudo Aquilo Que Quero Ser” (“Ještě Nejsem, Kým Chci Být”| Dir Klára Tasovská | República Tcheca, Eslováquia, Áustria | 2024 | 90 ‘); “Ivo” (“Ivo” | Dir Eva Trobisch | Alemanha | 2024 | 104’); “Os Paraísos de Diane” (“Les Paradis de Diane” | Dir. Carmen Jaquier, Jan Grassmann | Suíça | 2024 | 97’); “As Noites Ainda Cheiram a Pólvora” (“The Nights Still Smell Of Gunpowder” | Dir. Inadelso Cossa | Moçambique, França, Alemanha,Portugal |2024 | 92’; e “Pepe” (“Pepe” | Dir. Nelson Carlos De Los Santos Arias | República Dominicana, Namíbia, Alemanha, França| 2024 | 122’). Os oito curtas-metragens da Mostra Competitiva Internacional são: “Caindo” (“Falling” | Dir. Anna Gyimesi | Hungria, Bélgica, Portugal | 2023 | 16’); “Contrações” (“Contractions” | Dir. Lynne Sachs | Estados Unidos | 2024 | 12’); “Desde então, Estou Voando” (“O Gün Bu Gündür, Uçuyorum” |Dir.Aylin Gökmen | Suíça | 2023 | 19’); “Mamántula” (“Mamántula” | Dir. Ion de Sosa | Espanha, Alemanha | 2023 | 45’); “Minha Pátria” (“Mawtini” | Dir. Tabarak Abbas | Suíça | 2023 | 13’); “Nossa Ilhas” (“Nos Îles” | Dir. Aiha Thalien | França, Martinica | 2023 | 23’); “Sonhos como Barcos de Papel” (“Des Rêves en Bateaux Papiers” | Dir. Samuel Suffren| Haiti | 2023 | 19’); e “Uma Pedra Atirada” (Dir. Razan AlSalah | Palestina, Líbano, Canadá | 2024 | 40 min). No site oficial do Olhar de Cinema estão disponíveis as datas, horários e locais das exibições.
Mostra Novos Olhares
A Mostra Novos Olhares é dedicada a longas que têm maior radicalidade em suas propostas estéticas, trilhando caminhos desconhecidos. Neste ano, a mostra conta com seis longas: “Caixa de Areia” (“Bac a Sable” | Dir. Lucas Azémar e Charlotte Cherici | França | 2023 | 59’); “Entre Vênus e Marte” (Dir. Cris Ventura | Brasil | 2022 | 61’); “Geração Ciborgue” (“Cyborg Generation” | Dir. Miguel Morillo Vega | Espanha | 2024 | 63’); “Idade da Pedra” (Dir. Renan Rovida | Brasil | 2024 | 70’); “Jean Genet Agora” (“Jean Genet Ahora”| Dir. Miguel Zeballos | Argentina | 2023 | 75’); e “Perdendo a Fé” ( “Die Ängstliche Verkehrsteilnehmerin”| Dir. Martha Mechow | Áustria, Alemanha |2023 | 100’). Confira no site oficial os locais das exibições, datas e horários.
Mostra Olhar Retrospectivo
Na Mostra Olhar Retrospectivo, um grande nome do cinema mundial é destacado, por meio de uma retrospectiva de suas obras e uma reflexão profunda sobre sua trajetória. Na edição 2024, o espaço será dedicado ao diretor Hou Hsiao-hsien, um dos mais influentes cineastas dos últimos 40 anos e que, devido ao Alzheimer, anunciou em 2023 a interrupção, em vida, de sua impressionante trajetória cinematográfica. Oito dos 18 longas do cineasta foram selecionados, apresentando três fases de sua carreira: o estabelecimento de sua visão de mundo e do cinema nos anos de 1980; a consolidação de seu estilo e o reconhecimento mundial nos anos 1990; e suas obras de “maturidade”, do século XXI. As produções que compõem a Mostra Olhar Retrospectivo são: “A Assassina” (“Cike Nie Yin Niang” / Dir Hou Hsiao-hsien | Taiwan / 2015 / 105’); “Café Lumiere” (“Kôhî jikô”| Dir. Hou Hsiao-hsien | Japão | 2003 | 108’); “Millennium Mambo” (“Qian xi man bo” | Dir. Hou Hsiao-hsien | Taiwan | 2001| 119’); “Adeus, Ao Sul” (“Nan guo zai jian, nan guo” | Dir. Hou Hsiao-hsien | Taiwan | 1996 | 116’); “O mestre das marionetes” (“Xi meng ren sheng” |Dir. Hou Hsiao-hsien |Taiwan / 1993 / 142’); “Cidade das tristezas” (“Bei qing cheng shi” | Dir. Hou Hsiao-hsien | Taiwan | 1989 | 157’); “Poeira ao Vento” (“Liàn liàn fengchén” | Dir. Hou Hsiao-hsien | Taiwan | 1986 | 109’); e “Tempo de viver e tempo de morrer“ (“Tóngnián wangshì” | Dir. Hou Hsiao-hsien | Taiwan | 1985 | 138’). As datas, horários e locais de exibição estão disponíveis no site oficial do Olhar de Cinema.
Mostra Pequenos Olhares
A Mostra Pequenos Olhares de 2024 será composta por oito curtas-metragens e um longa. Dedicada à promover a experiência cinematográfica a partir da infância, a mostra traz diferentes tipos de animações e filmes que abordam temáticas pertinentes, que vão desde a importância de brincar e da família, até assuntos mais profundos como a inclusão e o luto. As exibições no Teatro da Vila são inteiramente gratuitas. Já as sessões dos dias 15 e 16 de junho, no Cine Passeio, tem valor único de R$6. As produções são: “O Sonho de Clarice” (Dir. Fernando Gutierrez e Guto Bicalho | Brasil | 2023 | 83’); “Almadia” (Dir. Mariana Medina | Brasil | 2024 | 8’); “Ana e as Montanhas” (Dir. Julia Araújo e Carla Villa-Lobos | Brasil | 2024 | 13’); “Ária” (Dir. Arthur P. Motta | Brasil | 2023 | 13’); “Camille” (Dir. Denise Roldán | México| 2023 | 12’); “Casa na Árvore” (Dir. Guilherme Lepca | Brasil | 2024 | 8’); “Lagrimar” (Dir. Paula Vanina | Brasil | 2023 | 14’); “Os Defensores de Típota” (Dir. Caio Guerra | Brasil | 2024 | 14’); e “Pororoca” (Dir. Fernanda Roque e Francis Frank | Brasil | 2024 | 6’). No site oficial do Olhar de Cinema estão disponíveis as datas, horários e locais das exibições.
Mostra Olhares Clássicos
Um recorte dos mais variados filmes que marcam a história do cinema faz parte da Olhares Clássicos, que são apresentados ao público em versões remasterizadas e em alta definição. As produções que integram a mostra são: “A Guerra do Pente” (Dir. Nivaldo Lopes | Brasil | 1986 | 45’); “As Mulheres Palestinas” (“Les Femmes Palestiniennes” | Dir. Jocelyne Saab | Líbano | 1974 | 16’); “Era Uma Vez Beirute” (“Kanya Ya Ma Kan, Beyrouth” | Dir. Jocelyne Saab | Líbano | 1994 | 104’); “O Comboio do Medo” (“Sorcerer” | Dir. William Friedkin | EUA | 1977 | 121’) ; “Sem Chão” (“Losing Ground” | Dir. Kathleen Collins | EUA | 1982| 86’); “Sherlock Jr.”(Dir; Buster Keaton | EUA | 1924 | 45’); e “Um é Pouco, Dois é Bom” (Dir. Odilon Lopez | Brasil | 1970 | 94’). Os locais das sessões com os serviços de data e horário estão no site oficial do Olhar de Cinema.
Mostra Mirada Paranaense
A mostra é dedicada a apresentar um panorama da produção audiovisual do Paraná, em que o público é convidado a conhecer as primeiras produções de jovens realizadores, assim como acompanhar novos trabalhos de realizadores experientes. As nove produções (um longa-metragem) que compõem o Mirada Paranaense são: “A Cápsula” (Dir. Ribamar Nascimento | Brasil | 2024 | 92’); “Adam” (Dir. Ana Catarina | Brasil | 2023 | 14’); “BAOBAB (Dir. Bea Gerolin | Brasil | 2024 | 10’); “Esse Navio Vai Afundar” (Dir. Luc da Silveira | Brasil | 2024 | 6’); “Jacu Herói” (Dir. Pedro Carregã | BRasil | 2024 | 7’); “Nada Ficou no Lugar” (Dir. Stefano Lopes | Brasil | 2023 | 21’); “Prontuário nº415361” (Dir.Vino Carvalho | Brasil | 2023 | 19’); “Quarto Vazio” (Dir. Julia Vidal | Brasil | 2024 | 19’); e “Terra Incógnita” (Dir. Waleska Antunes | BRasil | 2023 | 9 ‘). Todas as sessões e locais das salas de cinema que a Mostra Mirada Paranaense estará sendo exibida estão no site oficial.
Mostra Foco
Pela primeira vez, a Mostra Foco será dedicada a um conceito norteador, o “Cinema de Luta”. Serão exibidas quatro produções brasileiras recentes que, através de uma relação imediata e frontal com a atuação de pessoas envolvidas em movimentos sociais, fazem de suas práticas audiovisuais partes integrantes de uma luta para produzir mudanças efetivas em seu entorno. Com essa mostra, o Olhar de Cinema deseja chamar a atenção não só para os essenciais temas que surgem retratados na tela, mas também para uma forma de pensar o poder do cinema entendido como uma parte intrínseca de lutas maiores. Confira as produções: “Lagoa do Nado – A Festa de Um Parque” (Dir. Arthur B. Senra | Brasil | 2024 | 77’); “Não Existe Almoço Grátis” (Dir. Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel | BRasil | 2023 | 74’); “O Canto das Margaridas” (Dir. Mulheres no Audiovisual PE | Brasil | 2024 | 80’); “Ouvidor” (Dir. Matias Borgström | Brasil | 2023 | 74’). No site oficial do Olhar de Cinema estão disponíveis as datas, horários e locais das exibições.
Mostra Exibições Especiais
Ocupada por filmes brasileiros e internacionais, a mostra combina diferentes temas, estilos e cineastas, que foram selecionados pelos seus valores técnicos e estéticos na cinematografia com o objetivo de apresentar ao público uma diversidade de linguagens e propostas. Confira: “A Transformação de Canuto” (Dir. Ariel Ortega, Ernesto de Carvalho | Brasil | 2023 | 130’); “Do Tempo Que Eu Comia Pipoca” (Dir. Heloísa Passos, Catherine Agniez | Brasil | 2001 | 18’); “Lista de Desejos Para Superagüi” (Dir. Pedrio Giongo | Brasil | 2024 | 72’); “Mário” (Dir. Billy Woodbury | Portugal, França | 2024 | 120’); “Mário de Andrade, o Turista Aprendiz” (Dir. Murilo Salles | Brasil | 2023 | 92’); “O Patinador, A Vida, A Luta” (“The Roller, The Life, The Fight” | Dir. Elettra Bisogno, Hazem Alqaddi | Bélgica | 2024 | 83’); “Osório” (Dir. Heloísa Passos, Tina Hardy | Brasil | 2008| 12’); “Viva Volta” (Dir. heloísa Passos | Brasil | 2005 | 15’). Todos os dias e horários das exibições estão disponíveis no site oficial.
Acompanhe a programação e as novidades, horários, datas e locais das sessões pelo site www.olhardecinema.com.br e pelas redes sociais oficiais: Instagram @olhardecinema e Facebook.com.br/Olhardecinema. A 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é realizada por meio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, sendo também o projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com patrocínio do Itaú e Peróxidos do Brasil, apoio do Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé, Favretto Mídia Exterior, e apoio cultural de Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura. Verifique a classificação indicativa de cada filme e sessões com acessibilidade de audiodescrição.
Serviço:
13º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Data: 12 a 20 de junho de 2024
Locais: Cine Passeio (R. Riachuelo, 410 – Centro)
Cinemark Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127, Centro)
Teatro da Vila (R. Davi Xavier da Silva, 451, Cidade Industrial de Curitiba)
Ópera de Arame (R. João Gava, 920, bairro Abranches)
Site oficial: www.olhardecinema.com.br.
Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema
Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema
Patrocínio: Itaú e Peróxidos do Brasil
Apoio: Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé e Favretto Mídia Exterior
Produção: Grafo Audiovisual
Promoção: RPC
Apoio Cultural: Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Taiwan Film & Audiovisual Institute, Cinemark
Realização: Programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal. Lei de incentivo à cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal.