O auditório lotado quase não deu conta das 300 pessoas que foram acompanhar a palestra do professor Clóvis de Barros Filho, em São José dos Pinhais (PR), durante o curso “Escola de Gestores e Pedagogos”, do Instituto Conhecer. Ele falou sobre os desafios da educação, em como identificar e incentivar os talentos dos alunos, e como fazer da escola um espaço motivador e formador do pensamento crítico. O evento aconteceu na última semana.
Clóvis de Barros Filho acaba de lançar um novo livro: “Projeto de Vida: Caminhos Para Uma Vida Que Valha a Pena” (editora Citadel). Sobre a obra, ele comentou: “Não é um livro adestrador, é emancipador”. Segundo ele, aprender a pensar sobre a vida pressupõe ir além do que todo mundo já faz sem qualquer tipo de educação específica. “A nossa pretensão é que isso aconteça de forma mais qualificada”, observa. Sobre o papel dos professores nesse processo, ele pontuou: “é o educador que mostrará ao aluno a possibilidade de pensar alternativamente. E com isso, dará ao aluno um gesto libertador. Para isso é indispensável que o professor tenha condições, ele mesmo, de realizar esse trabalho; que ele próprio não seja um mero porta-voz do senso comum, um repetidor daquilo que as mídias fazem circular. É imprescindível que o professor entenda o papel da escola, como formadora de consciência crítica, para que o aluno seja transformador do mundo e não um reprodutor de práticas”.
A diretora Suzane Saldanha da Luz, da Escola Municipal Prof. Leopoldo Scherner, em São José dos Pinhais, acompanhou a palestra com entusiasmo. “A fala sobre transformar a escola num lugar prazeroso para nossos estudantes, onde se ensine humanidade, tornando o aprender mais leve, foi muito tocante”, disse ela. “Temos que ver menos as dificuldades dos estudantes e mais suas potencialidades. Saio daqui mais motivada e quero agradecer a Secretaria de Educação do município por essa oportunidade”, completa
Outro palestrante do evento foi o professor Vilmar Britto, do Espírito Santo, especialista em planejamento educacional, que falou sobre “Gestão do Ensino e da Aprendizagem”. Ele ressaltou a importância dos educadores conhecerem os dados socioeconômicos do município e como as avaliações de educação impactam nas verbas recebidas. Segundo ele, municípios que investem em educação, inclusão e nas diretrizes de combate às desigualdades são bem avaliados para distribuição de verbas governamentais. Foi justamente esse aspecto do curso que chamou a atenção da pedagoga Maristela Dittert, da Escola Municipal Pedro Redeschi. “Com os dados da nossa cidade e um comparativo com outros municípios, conseguimos pensar a nossa realidade”, observou ela.
O curso aconteceu dias 7 e 8 de agosto, no Espaço Calu Recepções. A Escola de Gestores e Pedagogos do Instituto Conhecer tem programação em São José dos Pinhais (PR) durante todo o ano e a participação é aberta a professores e pedagogos tanto da rede pública quanto da rede privada. Mais informações podem ser obtidas através do whatsapp (27) 99901-0145.
Sobre o Instituto Conhecer
O Instituto Conhecer desenvolve e oferece cursos de formação continuada para gestores e professores em todo o Brasil. Fundado em 2013 pelo professor e empresário Vicente Falcão, o Instituto Conhecer tem sede em Vila Velha, Espírito Santo, sendo atualmente uma das empresas mais conceituadas do país na formação de professores, gestores e demais profissionais da educação. O instituto atua em formato multiplataforma, em diversas frentes. Oferece cursos, seminários e congressos presenciais em todo o país e mantém a plataforma Saeb Digital, com cursos on-line e híbridos. Organiza o congresso Brincar, voltado à educação infantil, e o seminário Incluir, com foco na inclusão no ambiente educacional. Também possui uma linha de material didático destinada a alunos da educação infantil até o 9º ano, contemplando os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Para mais informações, basta acessar www.institutoconhecer.org.br.