Media for Equity: modelo alternativo de investimento em Startups

Oย Media for Equityย รฉ um modelo alternativo de investimento que tem ganhado cada vez mais espaรงo nas startups brasileiras, visto que permite que a utilizaรงรฃo de capital social das empresas para investir em marketing.

A empresa oferece participaรงรฃo societรกria na empresa, tendo como principal objetivo utilizar a imagem e a influรชncia do novo sรณcio para agregar na divulgaรงรฃo da empresa.

Esse modelo traz vantagens para ambas as partes envolvidas.

De acordo com a pesquisa realizada pela 4equity, startups que vendem seus produtos/serviรงos ao consumidor final (B2C) gastam em mรฉdia 40% do seu faturamento em marketing.

Utilizando o modeloย Media for Equity, a empresa terรก uma economia nos custos destinados ร s campanhas publicitรกrias, considerando que reduzirรก o seu custo com a contrataรงรฃo de outros influenciadores.

Alรฉm disso, aliar-se a um influenciador de renome no seu segmento, trarรก mais credibilidade, visualizaรงรฃo e valor ร  imagem da empresa, sem a necessidade de comprometer o seu fluxo de caixa.

Jรก o influenciador poderรก realizar um investimento de baixo risco, mas com alto potencial de retorno a longo prazo, visto que quanto mais a empresa crescer, mais o valor de mercado irรก aumentar, o que valorizarรก a sua participaรงรฃo societรกria.

Entretanto, ainda que se trate de um modelo interessante para impulsionar a expansรฃo da marca, รฉ preciso ter cautela ao realizar esse tipo de contrataรงรฃo, a fim de garantir a proteรงรฃo da empresa.

ร‰ necessรกrio estabelecer regras que determinem o que o influenciador pode ou nรฃo pode fazer nas suas campanhas, e quais as consequรชncias em caso de descumprimento das regras. Afinal, a imagem da empresa estรก diretamente ligada a esse influenciador.

Tambรฉm รฉ preciso evitar uma saรญda imediata do influenciador da sociedade, o que pode ser feito atravรฉs de uma Clรกusulaย Lock-up, a qual irรก estabelecer um perรญodo no qual o influenciador nรฃo poderรก vender as aรงรตes da empresa sem cumprir com as mรฉtricas acordadas.

Outra clรกusula indispensรกvel nesse modelo de investimento รฉ a clรกusula anticoncorrencial, visando a proibiรงรฃo de divulgaรงรฃo de marcas concorrentes pelo influenciador. Inclusive, รฉ importante estabelecer um perรญodo mรญnimo, apรณs eventual saรญda do influenciador da sociedade, no qual ainda vigorarรก a proibiรงรฃo de divulgar conteรบdo para empresas concorrentes.

Tomadas as devidas cautelas legais, o Media for Equity รฉ uma estratรฉgia de investimento benรฉfica para ambos os envolvidos.

Bianca Woschย –ย advogada do escritรณrioย Alceu Machado, Sperb & Bonat Cordeiro Advocaciaย na รกrea do Direito Civil e Empresarial.

 

Destaque da Semana

Curitiba comemora a inauguraรงรฃo do Parque Viva Barigui

Corredor natural faz parte da Expansรฃo do ParkShoppingBarigรผi e...

Receber incentivo durante atividade fรญsica ajuda adultos a serem mais ativos

Estudo aponta aumento no nรบmero de passos em quem...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor