Media for Equity: modelo alternativo de investimento em Startups

Oย Media for Equityย รฉ um modelo alternativo de investimento que tem ganhado cada vez mais espaรงo nas startups brasileiras, visto que permite que a utilizaรงรฃo de capital social das empresas para investir em marketing.

A empresa oferece participaรงรฃo societรกria na empresa, tendo como principal objetivo utilizar a imagem e a influรชncia do novo sรณcio para agregar na divulgaรงรฃo da empresa.

Esse modelo traz vantagens para ambas as partes envolvidas.

De acordo com a pesquisa realizada pela 4equity, startups que vendem seus produtos/serviรงos ao consumidor final (B2C) gastam em mรฉdia 40% do seu faturamento em marketing.

Utilizando o modeloย Media for Equity, a empresa terรก uma economia nos custos destinados ร s campanhas publicitรกrias, considerando que reduzirรก o seu custo com a contrataรงรฃo de outros influenciadores.

Alรฉm disso, aliar-se a um influenciador de renome no seu segmento, trarรก mais credibilidade, visualizaรงรฃo e valor ร  imagem da empresa, sem a necessidade de comprometer o seu fluxo de caixa.

Jรก o influenciador poderรก realizar um investimento de baixo risco, mas com alto potencial de retorno a longo prazo, visto que quanto mais a empresa crescer, mais o valor de mercado irรก aumentar, o que valorizarรก a sua participaรงรฃo societรกria.

Entretanto, ainda que se trate de um modelo interessante para impulsionar a expansรฃo da marca, รฉ preciso ter cautela ao realizar esse tipo de contrataรงรฃo, a fim de garantir a proteรงรฃo da empresa.

ร‰ necessรกrio estabelecer regras que determinem o que o influenciador pode ou nรฃo pode fazer nas suas campanhas, e quais as consequรชncias em caso de descumprimento das regras. Afinal, a imagem da empresa estรก diretamente ligada a esse influenciador.

Tambรฉm รฉ preciso evitar uma saรญda imediata do influenciador da sociedade, o que pode ser feito atravรฉs de uma Clรกusulaย Lock-up, a qual irรก estabelecer um perรญodo no qual o influenciador nรฃo poderรก vender as aรงรตes da empresa sem cumprir com as mรฉtricas acordadas.

Outra clรกusula indispensรกvel nesse modelo de investimento รฉ a clรกusula anticoncorrencial, visando a proibiรงรฃo de divulgaรงรฃo de marcas concorrentes pelo influenciador. Inclusive, รฉ importante estabelecer um perรญodo mรญnimo, apรณs eventual saรญda do influenciador da sociedade, no qual ainda vigorarรก a proibiรงรฃo de divulgar conteรบdo para empresas concorrentes.

Tomadas as devidas cautelas legais, o Media for Equity รฉ uma estratรฉgia de investimento benรฉfica para ambos os envolvidos.

Bianca Woschย –ย advogada do escritรณrioย Alceu Machado, Sperb & Bonat Cordeiro Advocaciaย na รกrea do Direito Civil e Empresarial.

 

Destaque da Semana

Dalton Trevisan, รญcone da literatura brasileira, morre aos 99 anos

Escritor foi vencedor dos mais importantes prรชmios literรกrios do...

Catuaรญ inaugura primeiro quiosque da Eora Brasil em Maringรก

Marca de cosmรฉticos com produtos 100% naturais e veganos...

Rumo ao Natal: parada inรฉdita do evento chega ร  Rodoferroviรกria de Curitiba

Maria Fumaรงa histรณrica รฉ a grande estrela do evento...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor