Foram dois dias de painéis para conhecer o que é tendência na comunicação e marketing sindical
Aconteceu em Brasília (DF), entre os dias 9 e 10 de setembro, a 2ª edição do Workshop de Comunicação Sindical da FBHA e o Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais (SEHG) esteve presente através do seu assessor de imprensa, Wilian Ferreira.
Com o tema “Como melhorar o engajamento da Comunicação do seu sindicato”, o evento discutiu o que é mais novo e moderno na comunicação sindical. “Estar no workshop possibilita novas perspectivas sobre estratégias de comunicação, desde o relacionamento com a mídia ao engajamento em redes sociais”, pontua Wilian Ferreira, CEO da Yukê Comunicação.
Diferentes painéis apresentaram ideias, ações e resultados, entre eles um panorama sobre o Programa Vai Turismo, as principais tendências na produção de conteúdo, gamificação com aplicação para atrair mais leads, fortalecimento sobre a imagem do Sistema Comércio, o case do Conselho Federal de Química e dicas e exemplos de sucesso que podem ser replicados nas redes sociais dos sindicatos filiados.
“Foram pessoas com expertise, que se reinventaram e reinventaram o local em que estão e passaram isso para nós, o que é muito gratificante e já me trouxe ideias para aplicar aqui”, finaliza o CEO.
Daniel Wagner, presidente do SEHG, ressalta a importância de melhorar a comunicação dos sindicatos e conhecer o que é sucesso em outros locais. “Todos nós temos desafios, seja pela equipe enxuta nos sindicatos, pelo cenário econômico e demais entraves, mas isso não nos impede de buscar soluções criativas, inovadoras e que transformem o ecossistema”.
“Acreditamos no poder da Comunicação e na união em prol do mesmo propósito. Portanto, é importante esses encontros onde nossos assessores possam compartilhar, criar e aprender. Como presidente da entidade, me sinto feliz e honrado em promover um evento como esse”, comentou Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.
Para o coordenador de Comunicação da FBHA, Flávio Resende, a segunda edição do workshop surpreendeu, não apenas por dobrar o número de inscritos, em relação à edição passada, como também por trazer discussões mais verticalizadas acerca dos temas que os próprios participantes escolheram. “A proposta é aprimorarmos a cada ano este que já é um evento do calendário anual da federação”, afirma.
Além dos painéis, o evento contou grupo visita ao Diário do Associado para conhecer as empresas do grupo: jornal Correio Braziliense, a TV Brasília e a Rádio Clube FM). No fim da tarde, aconteceu um city tour para encerrar as atividades do workshop.
Novos projetos
Para 2025, já é esperado uma terceira edição do Workshop de Comunicação Sindical da FBHA. A ideia é alcançar novos públicos para o evento, como os presidentes dos sindicatos e secretarias executivas.