Jasmine anuncia última fase de projeto focado em desenvolver ideias inovadoras no segmento de alimentação saudável

Chega ao fim, no dia 15/03, a primeira edição do Open Table – criado para promover a aceleração de projetos nas áreas de food tech, educação alimentar e soluções de design para alimentação saudável. Como pioneira neste segmento, a Jasmine usou sua expertise para oferecer aos finalistas mentoria e orientações em diferentes frentes, incluindo conhecimento de mercado, desenvolvimento de produtos até distribuição em canais de venda para as empresas participantes.

Desde que o programa teve início em junho de 2017, a marca ofereceu suporte aos participantes ajudando na etapa de inscrição até a seleção de projetos. A partir daí, as propostas foram pré-avaliadas pela equipe Jasmine em conjunto com a Corporate Garage.

Os selecionados que passaram pela fase aceleração, receberam mentoria da marca de acordo com uma ementa até chegarem à última etapa de graduação, que será realizada em março. Nessa fase, os empreendedores finalistas participarão de um evento que contará com a presença de investidores e potenciais clientes, além de receberem orientação sobre exposição de produtos na mídia e contato com influenciadores.

Para o CEO da Jasmine, Jean-Baptiste Cordon, o Open Table foi um instrumento muito importante para colocar em prática a intenção da empresa. “A Jasmine é uma marca que busca sempre gerar conteúdos aos consumidores, fomentando o mercado de alimentação saudável e construindo para o objetivo central: que é transformar as pessoas por meio do alimento”.

Dos 50 inscritos, 22 foram pré-selecionados durante a primeira fase do processo. Nove empresas foram escolhidas para participar do programa de aceleração e agora apresentação de suas mentorias aos investidores.

Sobre a Jasmine

Há quase 30 anos no mercado, a Jasmine acredita no poder da alimentação para transformar vidas. Nasceu em 1990 como uma opção nutritiva e responsável na mesa das famílias, com produtos inovadores e de qualidade superior. Desde 2014 faz parte do grupo Nutrition & Santé, líder em alimentação saudável no mercado europeu e, hoje, a empresa paranaense é referência no setor de alimentos saudáveis, atuando no mercado nacional e na América Latina.

Sobre os projetos selecionados

Comida Da Gente

A rede de compras colaborativa aproxima consumidores e produtores, descartando a necessidade de intermediários. Essa relação direta possibilita preços mais baixos, melhor remuneração final do produtor e acesso a produtos de qualidade e mais variados. As listas de compras são criadas por consumidores de forma espontânea em grupos organizados pelo Facebook em todo o país. Atualmente, são aproximadamente 38.000 membros e 500 produtores cadastrados. Todos os processos e dinâmicas de venda e relação direta desenvolvidos nos grupos serão potencializados pela Marktbauer, uma plataforma tecnológica em fase de testes.

House Cheffs

O site carioca coloca em contato profissionais que amam cozinhar em casa ou em cozinhas industriais com pessoas estão em busca de uma refeição caseira, de qualidade e com preço justo. Possui uma variedade de cardápios das mais diversas categorias: fit, low carb, vegana, vegetariana, sem glúten, sem lactose e gourmet. O interessado procura algum cozinheiro que esteja perto de onde mora ou trabalha, faz o pedido e o pagamento pela plataforma e recebe a refeição no endereço desejado. Como estão por perto, a prioridade é pela entrega via bicicleta ou a pé.

Legurmê

A empresa produz alimentos orgânicos de maneira artesanal para lojas de produtos naturais e pequenos empórios. Lançou a primeira linha brasileira de antepastos 100% orgânicos, que tem baixo teor de sódio e de gorduras. A Legurmê trabalha com o aproveitamento de produtos considerados fora do padrão estético exigido pelo mercado e que seriam descartados, apesar de serem de qualidade.

Liga da Vitamina

O programa de educação infantil tem como propósito reduzir os índices de obesidade infantil e de outras doenças evitáveis. Para isso, aposta na ideia inovadora da alfabetização alimentar dentro do ambiente escolar. Um time de voluntários visita colégios, promovendo conhecimento sobre os alimentos (e sua relação com a natureza), com atividades lúdicas e mesclando conteúdos teóricos com interação em hortas e aulas práticas.

Mandala Comidas Especiais

Proporciona uma alimentação segura e inclusiva para pessoas com doença celíaca, alérgicas, intolerantes ou com sensibilidade a alguns ingredientes. A Mandala Comidas Especiais produz receitas sem glúten e sem a presença de vinte tipos de alergênicos, como leite, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, látex, peixes e crustáceos. Seu diferencial está no rigoroso controle do processo produtivo, com rastreio dos alergênicos e ausência de contato com o látex natural. O cardápio engloba de brownies, salgadinhos, pães e sanduíches a marmitas para almoço e jantar.

Nanomix

A empresa desenvolveu uma nanotecnologia, que, empregada na formulação do PVC, cria uma barreira contra a umidade, garantindo a qualidade e a segurança do alimento embalado. O produto foi desenvolvido para competir com o PVDC, um tipo de plástico muito usado nas indústrias de alimentos, farmacológicas e de cosméticos, que não é reciclável e tem preço mais elevado.

Purifica

Produzir bebidas vegetais sem adição de conservantes, açúcar e outros complementos, vendidas em embalagens retornáveis. Essa é a proposta da Purifica, empresa que comercializa produtos ecologicamente responsáveis, nutritivos e saborosos. Além das bebidas, vende ainda biomassa de banana verde, creme de cacau, snacks e algumas refeições vegetarianas.

Qfir

Produzir bebidas vegetais sem adição de conservantes, açúcar e outros complementos, vendidas em embalagens retornáveis. Essa é a proposta da Purifica, empresa que comercializa produtos ecologicamente responsáveis, nutritivos e saborosos. Além das bebidas, vende ainda biomassa de banana verde, creme de cacau, snacks e algumas refeições vegetarianas.

Vila Cangume

O projeto viabiliza a criação de vilas com cooperativas de produção orgânica, que resgatam um estilo de vida simples e geram subsistência e renda para os moradores. Ao compartilhar conhecimentos de gestão, finanças e branding, esses grupos democratizam a produção e facilitam seu potencial de produção nas mais diversas regiões do país.

(gabriel.correa@loures.com.br)