A tรฃo sonhada promoรงรฃo, conquistar altos cargos dentro da empresa, valorizaรงรฃo profissional no mercado ou atรฉ mesmo mudar de carreira pode vir com um curso de MBA (Master of Business Administration) na bagagem. No inรญcio do ano รฉ o momento que muitas pessoas estรฃo avaliando em qual curso irรฃo investir. E considerando o alto custo para se fazer um MBA, muitas dรบvidas surgem atรฉ a escolha final da instituiรงรฃo e do curso.
O diretor de formaรงรฃo executiva da ESIC Business & Marketing School, Alexandre Weiler, dรก dicas preciosas que podem ajudar na escolha do MBA, visto o aumento da oferta de cursos de MBA no Brasil nos รบltimos anos e a banalizaรงรฃo da sigla MBA โ uma รกrea ainda nรฃo muito regulada pelo MEC (Ministรฉrio da Educaรงรฃo).
Seguem critรฉrios que podem ajudar na escolha do curso de MBA, segundo o consultor de carreira Alexandre Weiler:
1 โ Conferir se a grade de disciplinas do programa รฉ completa, rica e atende padrรตes internacionais de qualidade (programas MBA com menos de 20 disciplinas tendem a nรฃo atender todas as รกreas demandadas por um programa de qualidade)
2 โ Checar se a carga horรกria para MBAs รฉ de no mรญnimo 500 horas integrais (desejรกvel sรฃo 600 horas) โ conforme recomendaรงรฃo de qualidade apontada pelo Conselho Internacional de MBAs.
3 โ ร importante que os professores e coordenadores do curso sejam profissionais de mercado, ocupando cargos de gestรฃo em empresas e sejam capazes de apresentar seus prรณprios cases de sucesso. Fuja de programas que nรฃo cuidem da formaรงรฃo acadรชmica de seus professores (pelo menos 30% dos docentes tambรฉm devem ter doutorado).
4โ Verificar se efetivamente o projeto de conclusรฃo e as prรกticas do curso sรฃo direcionados e preparam para o mercado de trabalho de forma direta.
5 โย Se รฉ realizada seleรงรฃo dos candidatos para qualificar o networking dos alunos, algo imprescindรญvel para um MBA (anรกlise de currรญculo, entrevista e counseling de carreira sรฃo desejรกveis);
6 โ Reconhecimento internacional da instituiรงรฃo (selos de qualidade que dรฃo valor ao conhecimento e ao certificado recebido);
7 โ Conferir se o nรบmero de alunos por sala de aula nรฃo รฉ superior a 30 pessoas โ para garantir a qualidade das discussรตes, a interatividade e o aproveitamento de todos.
8- Verificar se existe a possibilidade de cursar mรณdulos internacionais durante ou apรณs o programa, para obter experiรชncia e vivรชncia internacional.
9- Verificar se existe a possibilidade de enriquecer o currรญculo e a formaรงรฃo com programas adicionais avanรงados de formaรงรฃo executiva em รกreas especรญficas no exterior;
10- Verificar se existe a possibilidade de realizar cursos vivenciais de idiomas no exterior em รกreas de negรณcios (exemplos: Inglรชs para negรณcios, Mandarim para negociaรงรตes comerciais, etc).
โร importante frisar que um MBA รฉ algo sรฉrio, que precisa ter qualidade, pois o profissional estarรก investindo nรฃo apenas um valor monetรกrio, mas horas importantes e preciosas de seu tempo. V ale muito a pena investir em programas que efetivamente agregam em conteรบdo, desenvolvimento profissional e reconhecimento internacional do certificadoโ, finaliza o consultor.
Sobre a ESIC:
Aย ESICย รฉ uma Business School Internacional especializada em Gestรฃo de Negรณcios e ย Marketing. Com mais de 50 anos de experiรชncia, possui matriz em Madrid e Barcelona, 10 campus na Europa, campus brasileiro em Curitiba, acordos e convรชnios nos 5 continentes, especialmente E.U.A., รndia e China. A instituiรงรฃo atua em oito รกreas: Graduaรงรฃo, Pรณs-Graduaรงรฃo (Masterย e MBA), Executive Education (cursos avanรงados e sob medida para empresas e formaรงรฃo in company), Mรณdulos e Missรตes Empresariais Internacionais,ย ESICย Idiomas (Escola de idiomas Internacional), Colรฉgio Internacional, Simuladores/Competiรงรตes Empresariais Globais eย ESICย Editora (com tradiรงรฃo em publicaรงรตes renomadas, atualizadas e especializadas em Gestรฃo de Negรณcios e Marketing). Para garantir respaldo internacional aos certificados de seus alunos, aย ESICย estรก entre o seleto grupo que segue os padrรตes do Executive MBA Council (Conselho Internacional de MBAs), รฉ membro da EFMD (European Foundation for Management Development), AACSB (Associationto Advance Collegiate Schools of Business of USA), AMBA (International Association of MBAs) e CLADEA (ConsejoLatinoamericano de Escuelas de Administraciรณn).