sexta-feira, 15 novembro 2024
19 C
Curitiba

Os empreendedores e o pensamento para conquistar as próximas gerações

Por Patricia Cotti*

 

O mercado de varejo está em constante mudança, há quem diga que o futuro será disruptivo. A rápida mudança dos comportamentos de consumo, a aceleração das gerações e os novos modos de compra têm mostrado aos varejistas que o futuro das operações tradicionais precisa ser pensado à luz de novos conceitos.

Há algum tempo, esse pensamento foi relacionado erroneamente à morte da loja física. Conclusão errada para um problema existente: a loja física não irá morrer. O consumidor precisa e anseia por este contato com a marca, o seu calor, engajamento, sua proximidade. O problema, entretanto, permanece, uma vez que os modelos tradicionais existentes estão antigos diante das novas gerações e suas demandas. Então, como reinventá-los?

O painel “Rock star entrepreneurs and the next generation of thinking” proposto pela NRF este ano procurou trazer à tona este debate, com a apresentação de três empresas norte-americanas que se tornaram destaques nos últimos anos pelo conceito de negócios inovador ao apresentarem marcas fortes, experiência e propósito.

A primeira delas foi a “Story”, um misto de revista, galeria de arte e loja, com um conceito que vai muito além das operações tradicionais. Localizada em Nova York, a loja nasceu como uma pop up store em 2011 e, ao longo desses anos, conquistou um público fiel, se tornando fixa (ou quase isso).

Quase por que a cada mês a loja se reinventa. Novos estilos, tendências, ambientação, produtos, um novo conceito trazido a público como se fosse a pauta de uma revista especializada. Criatividade, bem-estar, saúde e festas são alguns dos conceitos já trabalhados, com produtos que vão da moda à decoração.

A constante mudança faz com que os consumidores sempre tenham motivo para voltar, pois se apresenta como uma loja em que nunca se sabe o que irá encontrar, com produtos exclusivos, em tiragens menores e sem reposição.

Soma-se a isso uma gestão de conteúdo espetacular, com a criação das pautas específicas e textos explicativos sobre cada categoria e produto, de acordo com o tema principal, que levam o consumidor ao desejo de compra, pelo entendimento dos valores ali envolvidos.

Outro destaque do painel foi a “&pizza”, que, aos poucos, vem se transformando na nova febre norte-americana. Ela se apresenta como um antiestabelecimento sustentado pela força, unidade e vibração de sua tribo (ampersand tribe). Falando sobre essa tribo, a empresa chamou a atenção por sua política de pagar os seus funcionários para fazer tatuagens com o logotipo da cadeia. Eles se identificam e se reconhecem como “membros dessa tribo”.

E não é para menos, já que um dos valores principais da marca é justamente cuidar dos seus integrantes, garantindo seu sustento e qualidade de vida. Com bebidas artesanais e pizzas criativas, que podem seguir os sabores sugeridos ou serem desenvolvidas pelos seus clientes, a empresa já conta com mais vinte unidades em cidades como Washington, D.C., Nova York, Maryland, Pensilvânia e Virgínia.

Outro destaque do posicionamento da marca está na sua força junto à comunidade, com design de loja focado no local de atuação e pensado de acordo com o que efetivamente se pode acrescer àquela região como identidade e cultura, sempre somando, seja em ambientação, produtos ou parcerias locais.

Fechando a lista dos convidados, esteve o “Museum of Ice Cream” e a sua experiência imersiva. Como o próprio nome sugere, trata-se de um museu com paredes feitas com cones de casquinha de sorvetes e com piscinas cheias de granulados. A alegria de tomar um sorvete lembra a infância e os seus momentos felizes. Como a empresa gosta de se apresentar, é um lugar onde as ideias se transformaram em realidade, onde os sabores são cheios de mistérios, os toppings são brinquedos e os granulados fazem do mundo um lugar melhor.

A experiência, existente nas cidades de São Francisco, Los Angeles e Miami, tem sido destaque nas revistas de negócios internacionais, se tornando visita obrigatória para crianças e adultos, locais ou turistas, em busca de boas lembranças.

A história motivadora da criação desses três negócios foi uma das apostas da NRF desse ano, cujo foco esteve na quebra de paradigmas e na reflexão sobre aquilo que é necessário para conquistar e engajar as futuras gerações.

 

*Patricia Cotti é diretora vogal do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) e diretora de conteúdo da Academia de Varejo

Destaque da Semana

Juli Convida: uma viagem pela enogastronomia europeia no Five Lounge

Evento terá o melhor da MPB e contará com...

Grupo Muffato abre novo atacarejo na Cidade Industrial

Max Bettega é o 11° da na RMC, com...

Cadeias Produtivas de Ribeirão Preto recebem reconhecimento no Programa SP Produz

As Cadeias Produtivas Locais (CPLs) de Software (PISO) e...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor