Jรบlio Rรถcker Neto*
Um dos mais importantes temas em educaรงรฃo e em formaรงรฃo humana รฉ, certamente, a leitura e a formaรงรฃo de leitores.
Adquirindo um sentido muito mais amplo do que apenas decifrar a palavra escrita, o ato de ler deve ser entendido sob muitos matizes: como atribuiรงรฃo de sentido ao texto escrito, como prรกtica social, como compreensรฃo do contexto (โa leitura do mundo precedendo a leitura da palavraโ, lembrando Paulo Freire, para quem a โcompreensรฃo do texto implica a percepรงรฃo das relaรงรตes entre texto e contextoโ), etc. Ler, assim, รฉ explorar o texto em busca de respostas textuais e contextuais, รฉ ser questionado pelo mundo e por si mesmo, o que gera uma aรงรฃo crรญtica do sujeito no mundo.
Nesse sentido, o ato de leitura รฉ um ato de abertura para o mundo. Ao entrarmos no territรณrio dos textos com tudo o que somos e lemos, emergimos da leitura com mais clareza do nosso universo interior e exterior, reinaugurando nosso repertรณrio. Olhar รฉ ler, e ler, antes de tudo, รฉ uma operaรงรฃo de percepรงรฃo, em que estรฃo envolvidos muitos processos: neurofisiolรณgico, cognitivo, afetivo, argumentativo, simbรณlico, nรฃo necessariamente nessa ordem, daรญ a complexidade e abrangรชncia do conceito de leitura.
Discutir, estudar ou revisar o conceito que temos ou tรญnhamos de leitura, neste momento do sรฉculo 21, รฉ mais do que oportuno. Em primeiro lugar, porque exige pensar a respeito da formaรงรฃo de leitores e escritores no espaรงo escolar, tendo como mote nada mais do que uma das funรงรตes essenciais da escola, que รฉ desenvolver a competรชncia comunicativa dos alunos, tornando-os, assim, capazes de compreender a realidade em que estรฃo inseridos e participar ativamente da construรงรฃo do mundo histรณrico e cultural. Em segundo lugar, e nรฃo menos importante, a funรงรฃo da escola em educar sensibilidades, em formar pela arte. Nรฃo hรก como pensar em um projeto de naรงรฃo sem pensar em leitura e formaรงรฃo de leitores.
Se a funรงรฃo do educador e da escola der conta de tornar o aluno capaz de ler e pronunciar o mundo, citando novamente Paulo Freire, responderemos ao desafio maior de nรฃo sรณ formar leitores crรญticos e conscientes de sua cidadania, mas tambรฉm pessoas que exercitem a expressรฃo da criatividade e do espรญrito como preparo para uma vida adulta de valorizaรงรฃo do humano.
*Jรบlio Rรถcker Neto รฉ gerente editorial da Editora Positivo, especialista em Leitura de Mรบltiplas Linguagens (PUCPR) e mestre em Literatura (UFPR).