Encontro aproxima startups do setor de turismo em Londrina

Evento inรฉdito reuniu os principais representantes do trade turรญstico e empreendedores digitais da cidade para discutir os desafios do setor

 

Pela primeira vez representantes do trade turรญstico de Londrina se reuniram, informalmente, com empreendedores digitais e startups para discutir os principais desafios e as oportunidades de inovaรงรฃo na รกrea. O primeiro meetup ligado ao setor foi realizado na noite desta quinta-feira (9), no Boussolรฉ Gastrobar, que fica no Aurora Shopping, pelo Nรบcleo de Turismo de Londrina, com apoio da comunidade RedFoot e Sebrae/PR.

 

Na oportunidade, a diretora de Turismo do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Maitรช Uhlmann, apresentou os nรบmeros de uma pesquisa inรฉdita, encomendada pelo Sebrae/PR, sobre o perfil do hรณspede em Londrina. Ela destacou que a cidade รฉ referรชncia quando o assunto รฉ turismo de negรณcios e eventos e que esse tipo de turista gasta atรฉ trรชs vezes mais e ainda pede nota fiscal, o que aumenta a arrecadaรงรฃo de impostos no municรญpio. O tempo mรฉdio de permanรชncia dos turistas na cidade รฉ de trรชs dias.

 

Outros nรบmeros chamam a atenรงรฃo, como o fato de 74% dos hรณspedes pesquisados jรก ter visitado Londrina mais de uma vez. โ€œEsse รฉ um forte indicador de que a cidade recebe bemโ€, avalia. Mais pontos positivos foram revelados na pesquisa, como os tickets mรฉdio para hospedagem, de R$ 138, alimentaรงรฃo, R$ 94, e transporte, R$ 77, considerados atrativos por quem visita o municรญpio. O grande desafio, segundo ela, รฉ aumentar a permanรชncia do turista na cidade. โ€œA pesquisa mostrou que 85% das pessoas nos visitam durante a semanaโ€, apontou.

 

Para Maitรช, รฉ preciso fomentar o turismo regional para aumentar a permanรชncia dos hรณspedes em Londrina. Ela lembrou que o turismo movimenta outros 50 setores da economia, direta e indiretamente. โ€œQuanto mais eventos oferecemos, mais renda e emprego sรฃo gerados, o que aumenta a qualidade de vida para a nossa populaรงรฃoโ€, argumentou. Entre alguns desafios a serem superados estรฃo a falta de ferramentas online e de orientaรงรฃo para turistas, promoรงรฃo e atualizaรงรฃo de pontos turรญsticos, informaรงรตes georreferenciadas dos atrativos, novas tecnologias de mobilidade urbana, soluรงรตes inteligentes para turismo rural e roteiros gastronรดmicos, entre outros.

 

A consultora do Sebrae/PR, Simone Millan, lembrou que vรกrias startups que hoje se tornaram negรณcios milionรกrios atuam no turismo, como a 99, Uber, Booking, MaxMilhas, TripAdvisor. Por isso รฉ importante essa aproximaรงรฃo do trade turรญstico de Londrina da tecnologia e inovaรงรฃo. โ€œOs empresรกrios que jรก atuam na รกrea devem aproveitar as tecnologias existentes para melhorar seus produtos e serviรงos e as startups tรชm a chance de olhar os desafios do setor como grandes oportunidades de negรณciosโ€, afirmou.

 

Durante o encontro, os empresรกrios tiveram a oportunidade de se apresentar e levar sugestรตes de melhorias para o setor. Proprietรกrio de uma empresa de desenvolvimento de softwares e diretor do Founder Institute de Londrina e Maringรก, Edivaldo Marcelo dos Santos, disse que o evento foi interessante, pois revelou o potencial do setor de turismo para a inovaรงรฃo. Para ele, falta ร  Londrina uma ferramenta mais eficiente para a divulgaรงรฃo dos eventos da cidade. โ€œร€s vezes, nem nรณs, londrinenses, ficamos sabendo de tudo o que aconteceโ€, apontou. E a tecnologia pode ajudar a sanar esse problema.

 

O diretor de Relaรงรตes Institucionais da Faculdade Positivo Londrina, Paulo Sรฉrgio Gusmann, disse que a universidade serรก parceria no enfrentamento dos desafios. A instituiรงรฃo oferece cursos nas รกreas de gastronomia e tecnologia e atua no desenvolvimento de aplicativos, alรฉm de realizar pesquisas. Na avaliaรงรฃo de Gusmann, o londrinense sabe como receber bem os turistas e estes, em sua grande maioria, gostam da cidade. โ€œClaro que existem melhorias para serem feitas e estamos felizes de poder contribuir com elasโ€, disse.

 

O primeiro Meetup de Turismo foi realizado pelo Nรบcleo de Turismo de Londrina e RedFoot, com apoio do Sebrae/PR, Associaรงรฃo Brasileira de Bares e Restaurantes do Norte do PR (Abrasel), Prefeitura de Londrina, Codel, Conselho Municipal de Turismo de Londrina (ComTur), Londrina Convention Bureau, Baixa Experimenta e Boussolรฉ Gastrobar.

 

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR รฉ o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo ร  frente. Com mais de 45 anos de atuaรงรฃo, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovaรงรฃo e disseminar conhecimento sobre gestรฃo. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem seย diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negรณcios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

ย 

Informaรงรตes para a imprensa:

Savannah Comunicaรงรฃo Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 98808-2598 / 99917-7751

Adriano Oltramari โ€“ Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 –ย www.pr.agenciasebrae.com.br

Destaque da Semana

Catuaรญ recebe crianรงas e adolescentes de abrigos para celebrar o Natal

Jovens de abrigos municipais de Maringรก e regiรฃo visitaram...

Dengo inaugura primeira loja em Maringรก, com opรงรตes de presentes

Nova marca chega ao Catuaรญ Shopping Maringรก com opรงรตes...

Black Friday e fluxo intenso refletem otimismo dos shoppings neste Natal

Setor aposta em crescimento de vendas e maior nรบmero...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor