Painel sobre negócios digitais foi destaque no Congresso Nacional Moveleiro

As apresentações de Allan Costa e Vivianne Vilela buscaram explicar como a tecnologia pode ser aliada na prospecção de novos mercados e vendas pelo polo moveleiro

 

Um dos pontos altos da programação do 9º Congresso Nacional Moveleiro, realizado em Arapongas, foi o painel sobre Transformação Digital e Novos Modelos de Gestão, conduzido pelo palestrante e consultor, Allan Costa, e pela diretora-executiva do E-Commerce Brasil, Vivianne Vilela, na tarde da última sexta-feira (17). O painel foi moderado pelo consultor do Sebrae/PR Rubens Negrão e pela coordenadora estadual da Indústria do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski. O Congresso, realizado no Centro de Eventos Expoara entre os dias 15 e 17, recebeu quase 5 mil visitantes, 73 empresas expositoras, 810 lojistas e 440 representantes comerciais.

 

Em sua apresentação, Allan Costa destacou aos presentes que o modo de fazer o planejamento dos negócios mudou. “A tecnologia subverteu a ordem das coisas”, afirmou. Segundo ele, hoje, o crescimento de muitos negócios é exponencial graças aos avanços tecnológicos. Muitas tarefas antes feitas pelos homens hoje já estão nas mãos dos robôs. Porém, ele enfatizou que a tecnologia veio para agregar, ser uma aliada dos empresários. “O mundo mudou, mas as premissas são as mesmas. Jogamos o mesmo jogo, mas a velocidade agora é outra”, orientou.

 

Costa afirmou que a transformação digital, tema central do painel, é o uso da tecnologia para otimizar o desempenho dos processos e alterar o modo como se faz negócios. Ela implicou na transformação dos modelos de negócios e de gestão das empresas e exige mudanças no modelo mental dos empresários. “O homem é quem continua gerando a inovação, a tecnologia é apenas um meio, uma oportunidade. O que faz a diferença em qualquer empresa é o empreendedor”, ressaltou. É por isso que, na avaliação do consultor, é necessário desenvolver uma visão não convencional, buscar eliminar a dor dos clientes para ter sucesso.

 

Vivianne Vilela comentou sobre os desafios e oportunidades da indústria moveleira com as vendas online. Ela enfatizou que o uso do smartphone pela maioria da população mundial mudou o jeito de pesquisar, comprar e vender, e fazer publicidade de produtos e serviços. A jornada de compra do cliente ficou mais complexa. Segundo ela, um dos principais desafios para a indústria no e-commerce é ter que lidar diretamente com o consumidor. “É preciso ter uma política clara e bem definida de vendas”, afirmou. Com números, ela mostrou que as vendas online não são moda passageira e que, ano a ano, cresce a preferência por compras pela internet entre os brasileiros.

 

A design de interiores de Maringá, Camila dos Santos, disse que a palestra despertou nela o interesse em buscar mais informações sobre vendas online. “Deu pra ver que dá trabalho, quero ter mais conhecimento e talvez ingressar no mercado depois de fazer muita pesquisa”, adiantou. Ela diz que já trabalha com desenho de móveis e ficou entusiasmada com a possibilidade de ter um site para comercializar os produtos. “O painel nos fez enxergar outras possibilidades no mercado”, apontou.

 

Para o representante comercial de uma marmoraria em Maringá, André Yukio Ikeno, o que mais marcou nas apresentações foi entender as mudanças nos hábitos de consumo e comportamento de compra dos clientes na era digital. “Nosso segmento é mais difícil de vender no e-commerce, trabalhamos com venda de campo”, citou. Mesmo ainda sem oferecer mármore e granito pela internet, Ikeno disse ser importante estar atento às transformações do mercado influenciadas pela tecnologia.

 

O analista de custos de uma empresa de móveis planejados de Arapongas, Alexandre Luis Leopoldo, destacou que o que mais chamou a atenção nas palestras foi a apresentação dos desafios das indústrias na era digital e disse que a empresa em que trabalha tem passado por um momento de transição e inserção de novas tecnologias. “O grupo tem um e-commerce funcionando há pouco tempo. Acredito que estamos no caminho certo”, contou.

 

A coordenadora estadual da Indústria do Sebrae/PR, Adriana Kalinowski, destacou que os palestrantes convidados ajudaram a desmistificar o comércio eletrônico e mostrar que as novas tecnologias não excluem as pessoas, pelo contrário, é a gestão delas que faz a diferença nos negócios.  “Também mostraram a importância da formação de redes, marketplace, que é possível conectar as empresas de uma região para prospectar novos mercados”, citou. Para ela, os pequenos empresários que estiveram no congresso tiveram a oportunidade de vislumbrar novos modelos de negócios e plataformas digitais.

 

sebraeVem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

 

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 98808-2598 / 99917-7751

Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

Destaque da Semana

Retorno ao presencial impulsiona cesta de higiene e beleza no 2º trimestre de 2024

Estudo da Kantar aponta que categoria de maquiagem é...

Tranca Curitibana vai arrecadar fundos em prol da reconstrução do Vale do Taquari

Foto divulgação. No próximo dia 20 de setembro, em celebração...

Gordura de origem vegetal ou animal: qual merece mais espaço no cardápio?

Estudo reforça a recomendação de priorizar fontes de gorduras...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor