Acedriana Vogel*
As oportunidades que aย vidaย moderna oferece hoje para as famรญlias fazem com que a grande maioria dos pais comece a criar, cada vez mais cedo, agendas intensas comย atividadesย e compromissos para seus filhos. Percebemos, muitas vezes, certa ansiedade dos pais que querem preencher, o quanto antes, todo o tempo livre dos filhos. A intenรงรฃo รฉ sempre a melhor possรญvel. Num mundo conectado e altamente competitivo, hรก pais com receio de que seus filhos fiquem em desvantagem em relaรงรฃo a outras crianรงas se nรฃo tiverem acesso aos conservatรณrios de mรบsica, aulas de gastronomia e robรณtica ou outrasย atividadesย intelectuais, artรญsticas e esportivas. O resultado disso pode ser desastroso: crianรงas com uma agenda sobrecarregada, capaz de gerar um stress emocional que mais paralisaย doย que ativa sua capacidade de se apropriarย doย mundo que a cerca.
Nรฃo รฉ o caso aqui de condenar asย atividadesย complementares, longe disso. O que precisamos colocar em discussรฃo รฉ o verdadeiro papel dessasย atividadesย na formaรงรฃo das crianรงas e jovens. Se bem dosadas, essasย atividadesย podem, inclusive,ย mudarย o futuro de um indivรญduo, ajudando-o a descobrir talentos que nem sempre a escola consegue dar a devida atenรงรฃo, em virtudeย doย tempo que dispรตe. Vale lembrar aqui que boa parte dos paรญsesย doย mundo investe na educaรงรฃo bรกsica de perรญodo integral. Isso tambรฉm reforรงa o fato de que fazer aulas para alรฉmย doย currรญculo escolar regular, dentro ou fora da escola, รฉ uma forma de aprimorar as diferentes competรชncias das crianรงas, facilitando o trabalho de autoconhecimento e de escolha da carreira, no futuro.
Para que essas aulas extras nรฃo demandem apenas dinheiro e tempo de pais e filhos, e tragam benefรญcios concretos, รฉ preciso tomar alguns cuidados na hora de definir o curso ou atividade, levando em conta o perfil da crianรงa. Nรฃo basta apenas escolher para oย seuย filhoย o esporte da moda ou aquela atividade que o melhor amigo dele estรก fazendo ou, pior, aquela cujos horรกrios sejam mais convenientes para nรณs, adultos. ร comum vermos pais em busca de completar a agenda dos filhos com a intenรงรฃo apenas de preencher os dias da crianรงa a fim de ocupรก-las. E desculpa mais ouvida รฉ a de โaproveitarโ bem o tempo. E aรญ, acabam definindo de forma aleatรณria o que a crianรงa ou o adolescente vai fazer. Ao escolher o que eles vรฃo praticar enquanto nรฃo estiverem na escola, a prioridade dos pais deve ser responder ร seguinte pergunta: quais os verdadeiros interessesย doย meuย filho? A principal parte interessada nessa histรณria รฉ a crianรงa – e, por isso, ela deve ser considerada e co-responsabilizada nessa escolha.
ร preciso prestar atenรงรฃo na crianรงa, incluindo seus interesses e necessidades na definiรงรฃo da sua agenda semanal. Somente assim ela poderรก ser cobrada pelas suas responsabilidades e entregas. Observamos com frequรชncia que, quando permitimos queย elasย participem das escolhas, hรก um envolvimento maior e um melhor aproveitamento. O que acaba criando oportunidades reais de desenvolvimento de habilidades que poderรฃo fazer a diferenรงa no futuro pessoal e profissional desse estudante. ย Por fim, para definir uma agenda deย atividadesย extracurriculares รฉ preciso ter em mente que a diferenรงa entre o remรฉdio e o veneno รฉ somente a dosagem! Se, nem mesmo nรณs, adultos, conseguimos lidar bem com uma agenda sobrecarregada, que dirรก crianรงas que precisam, entre outras coisas, continuar a serem crianรงas. Com tempo livre para o cultivo da curiosidade, das descobertas eย doย descanso necessรกrio para o crescimento saudรกvel. Portanto, escolha junto com oย seuย filhoย o que ele irรก fazer ao longoย doย ano, garantindo uma agenda e rotina que o permita aprender e evoluir mas tambรฉm brincar e encarar aย vidaย com a leveza e encantamento essenciais para essa fase da existรชncia.
*Acedriana Vogel รฉ diretora pedagรณgica da Editora Positivo.