Novos itens no cardápio fazem parte da estratégia para manter o ticket médio em frente às temperaturas mais baixas da região Sudeste
No processo de expansão, é necessário se adaptar aos novos mercados e perfis de clientes. É o caso da San Paolo Gelato. Com 20 unidades no Nordeste do país e um público altamente fiel, a rede de gelato, fundada em 2012, não tinha preocupação com o fluxo de clientes em suas lojas, até ingressar na região Sudeste. A primeira unidade foi aberta no Shopping Eldorado, na zona Oeste da capital Paulista, no final no ano passado.
Ao expandir o negócio para São Paulo, a San Paolo percebeu a necessidade de adotar uma estratégia para driblar as temperaturas mais baixas da região. Com essa variação do clima na capital paulista, os sócios criaram uma linha de cafés e sobremesas quentes, como fondue, petit gateau e lasanha de brigadeiro. “Complementamos o cardápio para atender uma demanda diferente daquela que encontramos no Nordeste. Nossa expectativa é que os novos itens adicionados ao menu aumentem em 5% no ticket médio dos clientes”, conta Renan Aguiar, Sócio Fundador da San Paolo. Hoje, o valor aproximado é de R$ 17 e a visita mensal de clientes por loja fica em torno de 8,4 mil pessoas. O faturamento médio por mês de uma unidade da rede é de R$ 140 mil.
Novas unidades
A San Paolo está presente em Fortaleza (CE), São Luís (MA), Recife (PE), Teresina (PI), Salvador (BA) e São Paulo (SP), totalizando 21 lojas. Com foco na expansão em São Paulo, Renan conta que a rede planeja abrir mais dez unidades até 2021. Para o próximo ano, a previsão é inaugurar cinco instalações entre ruas e shopping centers da capital paulista.
De acordo com o executivo, uma das estratégias de expansão na região Sudeste será por meio de um “mix” de lojas de rua e em shoppings. “Nosso plano de crescimento na capital paulista é trabalhar com pontos estratégicos, com o objetivo de manter o faturamento médio das lojas”, completa.
Sobre a San Paolo Gelato Gourmet
Criada em 2012 na capital cearense, a San Paolo Gelato Gourmet oferece muito sabor, qualidade e inovação em seus gelatos. A empresa foi a primeira gelateria do Brasil a utilizar uma pedra de mármore resfriada para misturar ingredientes selecionados com os gelatos. A opção, nomeada de Delizie, é o carro-chefe da marca. No total, são 27 sabores diferentes de gelatos e mais de 40 opções de ingredientes para criar deliciosas combinações. A rede ainda oferece opções de sobremesas doces como a exclusiva Lasanha de Brigadeiro, Petit Gateau especial da casa e Milkshakes. Atualmente, a rede conta com 20 lojas espalhadas pelo Nordeste e uma unidade na cidade de São Paulo, no Shopping Eldorado.