Piticas investe em tecnologia para atingir Big Data e Inteligência Artificial

A fabricante de camisetas Piticas adotou o padrão EPC/RFID (identificação por radiofrequência, na sigla em inglês) da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil para identificar seus produtos desde o chão de fábrica até o controle de estoque em mais de 300 pontos de venda no Brasil. O primeiro resultado da modernização de processos foi a redução do tempo de cinco horas para sete minutos na realização do inventário de estoque. Esse foi um dos principais gargalos a serem solucionados, pois a marca tem um crescimento de 80 a 100 pontos de venda por ano no Brasil.

De aPiticas investe em tecnologia para atingir Big Data e Inteligência Artificialcordo com Vinícius Rossetti, diretor da Piticas, “a implantação de etiquetas de radiofrequência na fábrica permitiu um controle diário da produção e do estoque com muita qualidade da informação, o que evita perdas e uma produção mais eficiente para atender as demandas”. Quando os pedidos chegam às lojas espalhadas por todo o país, a conferência dos pedidos também passou a ser automatizada por leitura via radiofrequência, reduzindo substancialmente o tempo de leitura individual do código de barras das peças. Esse processo garantiu muito mais agilidade e eficiência na reposição de estoque. Já na fábrica, o RFID auxilia o controle de produção, a separação de pedidos e a expedição.

A partir dessa iniciativa, os administradores da Piticas perceberam que a qualidade das informações em seus sistemas de automação possibilita a estruturação de dados e, consequentemente, prepara a empresa para evoluir ao patamar do Big Data e da Inteligência Artificial. Para Rossetti, prever o comportamento do consumidor, as tendências e as vendas no varejo são as vantagens que a tecnologia pode proporcionar à empresa. De acordo com o diretor, “adotar o padrão GS1 para a identificação dos produtos foi muito importante porque o GTIN é reconhecido por todo o mercado e o projeto tem custo acessível a todos os franqueados”. Hoje, o faturamento de algo em torno de 300 a 400 mil peças por mês é feito automaticamente em um portal único. Para os franqueados da marca, também é um ganho muito vantajoso.

Os fornecedores da solução foram a iTag (etiquetas RFID), a Zebra (leitores portáteis) e a Presence (software).

Destaque da Semana

Natura lança coleção UNA Brilho exclusiva para as festas de fim de ano

A novidade traz uma experiência sensorial elegante e envolvente...

Maior festival de cerveja artesanal do Paraná ocorre neste fim de semana, com entrada gratuita

Sexta edição do Festival da Cultura Cervejeira do Paraná...

Mili promove seu primeiro evento para influenciadoras com enfoque em maternidade e autocuidado

Bafafá das Mamães conta com palestras, atividades interativas e...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor