O crescimento de pedidos a lojas virtuais e a adaptaรงรฃo de negรณcios fรญsicos para o meio digital como forma de enfrentar a crise decorrente da pandemia do novo coronavรญrus trazem desafios logรญsticos ร s empresas. Rapidez e precisรฃo na entrega, quesitos cobrados pelo consumidor, ganham ainda mais peso durante o perรญodo de quarentena, jรก que o e-commerce assumiu papel primordial nas compras. Mas como se diferenciar em um ambiente tรฃo competitivo? Pensando nessa soluรงรฃo, a Associaรงรฃo Brasileira de Automaรงรฃo-GS1 Brasil, organizaรงรฃo sem fins lucrativos que desenvolve e mantรฉm os padrรตes mundiais mais utilizados para uma comunicaรงรฃo empresarial eficiente, como o conhecido cรณdigo de barras, desenvolveu o GS1 SmartSearch.
A ferramenta permite, com a estruturaรงรฃo dos dados, fazer com que as mercadorias tenham lugar de destaque na internet. โAo tornar mais detalhadas as informaรงรตes de cada item, eles ficam mais visรญveis em sites de busca de produtos e em sistemas de comparaรงรฃo de preรงos, assim como em portais de fabricantes e varejistas e nas redes sociaisโ, explica Joรฃo Carlos de Oliveira, presidente da Associaรงรฃo Brasileira de Automaรงรฃo-GS1 Brasil.
O GS1 SmartSearch oferece um mรฉtodo que torna possรญvel incluir informaรงรตes padronizadas de produtos nas pรกginas da web, de forma que se tornem รบteis aos sistemas de buscas. Com o uso desses dados estruturados, as empresas ajudam os sistemas de busca a mostrarem resultados mais relevantes aos consumidores, o que resulta mais visitas ร s pรกginas dos produtos, e consequentemente, mais vendas.
Testes realizados pela GS1 do Reino Unido tรชm mostrado que produtos em uma pรกgina web de teste contendo GS1 SmartSearch pontuam melhor nos rankings de busca para pesquisas relevantes. Por isso a importรขncia de dados estruturados para se obter as informaรงรตes: quanto mais caracterรญsticas, mais fรกcil o acesso do consumidor aos produtos e ร s ofertas.
Outra medida fundamental para o sucesso das vendas on-line tem sido a garantia de entrega รกgil e do produto correto, o que tambรฉm รฉ possรญvel com a adoรงรฃo do cรณdigo de barras. O mais utilizado na codificaรงรฃo dos produtos รฉ o GTIN-13 (sigla em inglรชs para Nรบmero Global do Item Comercial), que atribui 13 dรญgitos exclusivos a cada item. ร a partir desta numeraรงรฃo que รฉ gerado o cรณdigo de barras โ correspondente ร barra de listras nos produtos. Ele permite que a empresa identifique um produto individualmente no mundo inteiro, sabendo exatamente qual o tipo, suas variaรงรตes de cor, peso, tamanho entre outras informaรงรตes. O padrรฃo de identificaรงรฃo global e รบnico permite ao comรฉrcio eletrรดnico controlar desde a catalogaรงรฃo de itens, passando pelo estoque atรฉ chegar ร venda e entrega dos itens.
No e-commerce, essas tecnologias sรฃo fundamentais para o rastreio e identificaรงรฃo de produtos, coordenaรงรฃo de logรญstica e atรฉ a organizaรงรฃo financeira de uma empresa sejam facilitados. Isso porque processos como o de envio de encomendas ou o de levantamento de quais sรฃo os itens mais vendidos podem ser totalmente informatizados, tornando-se muito mais รกgeis. Ainda que esse tipo de soluรงรฃo seja muito usado por grandes companhias, o recurso estรก disponรญvel a todos os segmentos e portes de empresas.
Para o pequeno varejo de bens e serviรงos que comeรงa a ingressar no mundo digital, por exemplo, a adoรงรฃo do cรณdigo de barras amplia as possibilidades de negรณcios, uma vez que permite ingressar nos marketplaces โ espaรงo aberto por canais on-line de grandes lojas que para que outras empresas revendam seus produtos. O acesso a essa espรฉcie de shopping virtual sรณ รฉ possรญvel para quem utiliza padrรฃo de identificaรงรฃo em todos os itens que oferece ao consumidor.