Toda educaรงรฃo estรก ligada intrinsecamente ao conceito social do que sรฃo crianรงas โ ou jovens โ e sua socializaรงรฃo no processo pelo qual assumem as normas, elaboram e apreendem os valores de suas comunidades, e em particular de suas prรณprias famรญlias.
A isso denominamos cultura, pois a crianรงa vai refletir seu entorno, e poucas conseguem nรฃo se transformar no espelho de sua vizinhanรงa, emulando seus modos, seu linguajar, sua forma de vestir e portar-se diante dos demais. Assim รฉ que, de forma geral, pais que leem muito terminam fazendo de seus filhos bons leitores, pois a visรฃo de adultos em frequentes leituras farรก a associaรงรฃo do gesto com o prazer, e a prรณpria teoria da aprendizagem ressalta a importรขncia, na passagem do que nรฃo se sabe para aquilo que se sabe, da imitaรงรฃo.
A aprendizagem da fala, do movimento, dos hรกbitos, tudo aquilo que se faz hoje com a colaboraรงรฃo de outros รฉ o que poderemos fazer sozinhos num futuro prรณximo. Nรฃo se aprende a pular antes de andar, de controlar o equilรญbrio, e exige ensaio, ou seja, aprende-se mentalmente e desenvolve-se depois, e sempre serรก um adulto (ou alguรฉm com mais idade) que mostrarรก como. ย Mesmo aqueles capazes de inovar, primeiro dominaram o comum, o que todos fazem, para sobre isso criar algo novo; por isso, bons modelos sรฃo fundamentais, indispensรกveis quando pretendemos que cidadania seja um dos aspectos caracterรญsticos da populaรงรฃo.
Qualquer organizaรงรฃo, empresarial ou escolar, mas principalmente esta รบltima, nรฃo pode esquecer que muitas vezes a satisfaรงรฃo dos seus usuรกrios โ clientes no primeiro caso, pais e alunos no segundo, passa antes pela satisfaรงรฃo dos seus colaboradores; e que a complexidade dos relacionamentos entre pessoas รฉ consequรชncia natural da prรณpria complexidade humana.
Quando pais e alunos tรชm orgulho da instituiรงรฃo escolar, estรฃo mais predispostos a elogiรก-la e colaborar com ela, e esta boa convivรชncia รฉ tรฃo importante quanto operar tecnicamente nas diferentes profissรตes existentes dentro dela e, embora em proporรงรตes distintas, uma รฉ interligada ร outra.
O sucesso das interaรงรตes parece ligado a dois aspectos interdependentes: a caracterรญstica de personalidade de cada um dos envolvidos, e consequentemente, as lentes de percepรงรฃo social que utilizam para o contato com os demais.
Nรฃo tem sido constante que processos de interaรงรฃo sejam realizados atravรฉs de boa cooperaรงรฃo, comunicaรงรฃo eficaz, respeito e empatia, pois as diferenรงas individuais de opiniรฃo, sentimentos e percepรงรฃo, atitudes e posturas, valores e crenรงas estรฃo extremamente acirradas em nosso paรญs. Como pessoas interagem com o ambiente em que vivem, รฉ daรญ que extraem seus modelos de vida e modos de portar-se, introjetando as polรญticas, os contratos verbais ou formais, procedimentos, possibilidade de atingir novas metas, e outros itens que incidem sobre o comportamento. Comunicaรงรฃo vai alรฉm do que falamos: o tom da voz, sua amplitude e velocidade muitas vezes passam mensagens mais poderosas que o prรณprio conteรบdo que queremos transmitir.
As teorias da racionalidade, que passamos a construir ao final do sรฉculo XIX com a ascensรฃo das tรฉcnicas de gerenciamento e dos conhecimentos psicanalรญticos, visavam controlar as emoรงรตes, impedindo que demonstrรกssemos frustraรงรตes, raiva, amor, รณdio, alegria; emoรงรตes de qualquer tipo poderiam ser destruidoras e interferir na execuรงรฃo de um trabalho ou num bom relacionamento.
No entanto, quando desejamos comprometimento, seja entre pais e filhos, entre professores e alunos, jovens ou profissionais de uma empresa entre si, a melhor estratรฉgia รฉ oferecer um ambiente em que possam criar, inovar, influenciar mudanรงas e crescer pessoal e profissionalmente: emoรงรตes afloram e precisamos aprender a controla-las e viver com elas.
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil.ย wcmc@mps.com.br