Dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) mostram que a produção de vinhos no Brasil foi de 340 milhões de litros em 2017. Em 2018 o país se consagrou como o 5º maior produtor do hemisfério Sul e, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), este é um dos mercados que mais cresce no mundo. Mesmo que os dados mostrem bons caminhos para o vinho nacional, muitos consumidores ainda ficam na “dúvida” da compra quando o vinho é brasileiro.
O Brasil é reconhecido mundialmente como um dos melhores produtores de vinhos espumantes, com rótulos premiados como a Cave Geisse Terroir Nature, que também foi indicada no livro 1001 vinhos para beber antes de morrer. De olho nisso, o Terrazza 40 – único restaurante panorâmico de Curitiba (PR) – resolveu mudar sua carta de vinhos. “Só de espumantes são 45 rótulos nacionais e importados. Em 2017 retiramos os espumantes importados acessíveis, pois os brasileiros são mais saborosos que a maioria dos importados que encontramos no mercado. Assim, abrimos espaço para novos produtores nacionais e essas marcas ganharam mais uma importante vitrine, conta o sommelier do restaurante Marcelo Stebner Campos.
Há quem diga que vinhos chilenos e argentinos, por exemplo, são melhores do que os brasileiros, não é mesmo? De longe isso é uma regra ou uma verdade. “Por conta da alta carga tributária de impostos, muitos importadores e supermercados foram obrigados a importar rótulos produzidos com uvas de menor qualidade, que nem mesmo fazem parte do portfólio das vinícolas e são produzidos especificamente para o mercado brasileiro”, explica Marcelo.
O sommelier da casa, ao longo dos últimos cinco anos, realiza um estudo sobre todas as regiões produtoras do país, buscando rótulos para substituir ou tornar-se concorrentes de vinhos tintos importados com bom volume de venda. Em 2018, quando o projeto com vinhos brasileiros recebeu esta segunda oxigenação, as vendas de vinhos nacionais na casa representavam uma média de 25%. Ao longo do ano o restaurante registrou crescimento constante, atingindo 37% em outubro e 50.59% em dezembro.
Uma das ações para o crescimento registrado foi a retirada de 8 rótulos importados da carta. Para suprir estes, o Terrazza40 trouxe novos 10 rótulos brasileiros muito bem selecionados com preço entre R$ 50 e R$ 80. Hoje o restaurante tem 350 rótulos de diversos países e, do total, 87 são brasileiros vindos de vinícolas do Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Santa Catarina.
“O brasileiro está inserindo cada vez mais o vinho na rotina. Muitos ainda preferem os rótulos importados, justamente por não conhecerem a qualidade dos terroirs brasileiros. Ações como essa impulsionam o segmento e valorizam o potencial do Brasil quando o assunto são vinhos de qualidade. Queremos sempre contribuir e, principalmente, informar”, diz Guilherme Grando – sommelier e diretor da Vinícola Villaggio Grando, localizada em Água Doce (SC).
A “VG” é apenas uma das 16 vinícolas nacionais parceiras do Terrazza 40, considerado um ponto de turismo para Curitiba. Cerca de 30 a 40 % dos clientes da casa são de outras cidades ou países e, para 2019, a meta do panorâmico é tornar-se uma referência nacional para degustação de vinhos nacionais harmonizados com pratos da gastronomia internacional. “Para completar nossa carta vamos trazer vinhos de alta gama de outros estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Goiás, ampliando pontualmente nas regiões que já trabalhamos e encerrando 2019 com mais de 7 mil garrafas de vinhos brasileiros comercializadas.” comenta Marcelo Stebner Campos.
Outras vinícolas que também fazem parte da carta da casa são as paranaenses Família Fardo, Vinícola Araucária e Franco Italiano. Já do Rio Grande do Sul vêm os rótulos da Vinícola Hermann, Família Geisse, Lídio Carraro, Hórus, Casa Perini, Pizzato Vinhos e Vinhas, Vinícola Miolo, Vinícola Seival e Chandon. Das terras catarinenses, o restaurante oferece os vinhos da Thera e Villaggio Bassetti e, da Bahia, vêm os rótulos da vinícola Terranova.
Além do treinamento da equipe e da variedade de rótulos, a casa instituiu em 2018 que toda segunda-feira é a Noite das Confrarias: uma das vinícolas brasileiras tem todos seus rótulos com 30% de desconto e, o mais interessante, é que nesta noite o público pode escolher vinhos que estão acima de R$ 200, rótulos que no dia a dia teriam dúvida de escolher, pois o restaurante tem excelentes opções de várias regiões do mundo nessa faixa de preço.
Para despertar nos wine lovers ainda mais vontade de consumir rótulos brasileiros e fazer com que o consumidor tenha uma relação de carinho pelo produto nacional, o panorâmico ainda promove degustações especiais com as vinícolas brasileiras. Outro exemplo de incentivo foi a festa do Réveillon 2019, na qual a casa selecionou 8 rótulos de diferentes regiões para que os clientes tivessem a oportunidade de conhecer melhor o vinho nacional.
Sobre o Terrazza 40
Localizado em frente a uma das praças mais tradicionais da cidade, a Praça da Ucrânia, o restaurante panorâmico Terrazza 40 é um convite a ser aceito em qualquer dia ou clima. Há mais de 100 metros de altura, a vista do Observatório Panorâmico é única e pode ser desvendada já no elevador de vidro. Ao entrar no restaurante a cidade brilha através das janelas de vidro, que prendem a atenção ao enxergarmos a capital por inteira em sua arquitetura e paisagismo. Nas soleiras das janelas, que vão do chão ao teto, é possível saber a localização e a distância dos principais pontos turísticos e ver detalhes através dos binóculos disponíveis na casa. A dica é fazer o pedido e passear pelos outros espaços, escolher o vinho diretamente na adega enquanto aguarda pelos pratos. O restaurante também conta com um Bistrô, exclusivo para casais, com a possibilidade de reservar as disputadas mesas da janela.
SERVIÇO
Site e reservas: www.terrazza40.com
Facebook: www.facebook.com/terrazza40
Instagram: @terrazza40
Endereço: Rua Padre Anchieta 1287 (cobertura), Curitiba.
Telefone: (41) 3014-0141
<caroline@pontualecomunicacao.com.br>