A palavra recall se tornou comum no vocabulário dos brasileiros. A retirada de produtos do mercado atingiu os mais variados segmentos: de veículos, passando por brinquedos, chegando a medicamentos e alimentos. Além dos prejuízos financeiros que envolvem toda a questão logística de recolhimento dos itens, há o impacto da imagem da empresa junto ao consumidor. Como proceder em um momento como esse para resolver o problema da melhor forma possível e no menor tempo? O primeiro passo é saber se a empresa está preparada para rastrear o produto em todos os elos da cadeia de suprimento. É o que faz o diagnóstico de rastreabilidade da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil por meio do serviço de consultoria disponível para o mercado.
O objetivo da consultoria é avaliar a maturidade do processo de rastreabilidade da empresa, acompanhando a trajetória do produto desde o fornecimento da matéria-prima até sua chegada ao consumidor. A consultoria permite verificar se há necessidade de aprimorar ou adequar o sistema de rastreabilidade de forma a identificar, caso haja qualquer falha em algum momento, em qual etapa da cadeia houve o problema e resolvê-lo imediatamente.
O diagnóstico de rastreabilidade, baseado na metodologia Global Traceability Conformance (GTC) é globalmente aplicado em diversos setores e aborda as 8 principais normas de rastreabilidade que impactam diversos setores, sendo, portanto, a mais completa em termos de requisitos. As normas são: ISO 22005, ISO 9001, HACCP, IFS, BRC, SQF, Global GAP e GS1.
Importância – A projeção de crescimento do mercado de rastreabilidade no Brasil até 2021 medida pelo Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR) é de 8,7%. Ou seja, maior do que a projeção de crescimento do PIB do Brasil até 2021 (CAGR 6,7%). Isso indica uma alta demanda de implementação de rastreabilidade no Brasil, porém poucas empresas têm conhecimento de como implantar o processo.
As empresas que conseguiram implantar o processo de rastreabilidade entre ela e seus parceiros de negócios percebem vários benefícios como:
- atender às regulamentações locais e globais para rastreabilidade/recolhimento
- atender às demandas de mercado por eventual desvio de qualidade com eficiência, eficácia, tranquilidade e com um investimento de recursos adequado
- ter todos os processos e procedimentos que envolvem as operações de produção, logística e comercialização integradas e alinhadas
- gerar oportunidade de abertura de novos mercados e parceiros comerciais
- agregar valor às marcas e à imagem da empresa perante parceiros e consumidores