Aprender a cultivar o prรณprio corpo, com finalidades de saรบde, de lazer ou mesmo de guerrear, sempre foi uma preocupaรงรฃo instrucional. O esporte tem sido um dos mais importantes fenรดmenos socioculturais atravรฉs dos sรฉculos de nossa civilizaรงรฃo; atualmente escolas de vรกrios nรญveis tรชm se dedicado ร prรกtica desportiva, e toda a mรญdia do planeta presta especial atenรงรฃo ao tema.
Este fato, evidentemente, tem permitido aprofundamentos nรฃo apenas pedagรณgicos, mas tambรฉm sociais, polรญticos e cientรญficos das diversas comunidades, em estudos que inserem e consolidam os eventos esportivos na esfera social.
O nรบmero de praticantes de atividades fรญsicas tem crescido, e esta exposiรงรฃo auxilia o professor da รกrea, pois a ciรชncia do esporte conquista cada vez mais adeptos, nรฃo apenas de atletas das vรกrias modalidades, porรฉm tambรฉm de estudiosos e pesquisadores, multiplicando e ampliando a tecnologia envolvida. A importรขncia transcende a prรณpria รกrea, pois a Economia, a Arte e a Cultura recebem seus importantes reflexos.
Todas as civilizaรงรตes praticaram, com maior ou menor grau de utilitarismo, as atividades fรญsicas. Etruscos jรก exercitavam os duelos, Hititas conheciam e treinavam a nataรงรฃo, o remo e sobretudo a equitaรงรฃo. Chineses desenvolveram suas artes marciais, atรฉ hoje em franca expansรฃo, a esgrima com sabres, o arco atingindo alvo; os Egรญpcios a corrida, alguns tipos de lutas, a nataรงรฃo, o remo, os jogos de bola e as corridas de carro. Japoneses levaram as Artes Marciais a um estรกgio de pura arte, de total e complexo domรญnio sobre si mesmo.
O humanismo foi, com certeza, um dos grandes marcos da cultura grega, na sua busca por ampliar o autoconhecimento e autonomia de seus cidadรฃos, e por isso seus jogos envolviam muitas cidades, num esforรงo de integraรงรฃo, eram festas religiosas e populares.
Os Gregos realizaram os Jogos Olรญmpicos originais, que tรชm este nome por serem celebrados na cidade de Olรญmpia, na รlida, num bosque sagrado a cada quatro anos, suas principais provas eram: luta, pugilismo, pentatlo, corrida de estรกdio, corrida de cavalos montados, corrida com armas, e muitas outras. Os vencedores eram considerados os preferidos dos deuses, e recebiam uma coroa de ramo de oliveira, alรฉm de outras honrarias.
Na era moderna, no sรฉculo XIX, os jogos foram recriados, sendo os primeiros na prรณpria Grรฉcia. Hoje atletas olรญmpicos sรฃo grandes รญdolos, e embora a obrigatoriedade de serem amadores, ganham verdadeiras fortunas principalmente com publicidade, ou seja, ainda parecem ser os preferidos das divindades…
Os antigos romanos nรฃo deram grande espaรงo aos esportes. Embora preservando o treinamento destinado ao esforรงo de guerra, valorizavam mais as termas, como espaรงos especializados em higiene corporal, e jogos destinados ร diversรฃo pรบblica como o circo, no qual treinavam seus gladiadores para combates mortais.
Jรก na Idade Mรฉdia e na Renascenรงa pouca atenรงรฃo foi dada a prรกticas esportivas, com exceรงรฃo das violentas, como o Torneio Medieval, na realidade um enfrentamento corpo-a-corpo, adversรกrios usando armas, e onde vencedores recebiam prรชmios e os perdedores, muitas vezes, a prรณpria morte.
O esporte considerado moderno tem como marco o ano de 1820, quando regras foram institucionalizados, e este foi considerado tambรฉm um direito de todos: desde esta รฉpoca todas as instituiรงรตes de ensino tรชm preocupaรงรตes no desenvolvimento da maior consciรชncia corporal, atรฉ como meio de melhora do processo cognitivo.
Nรฃo somos apenas intelecto, somos essencialmente emocionais, e saรบde depende de uma sรฉrie de bons procedimentos que famรญlias transmitem pelo exemplo, e que escolas ilustram, esclarecem, melhoram.
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil. – <wcmc@mps.com.br>