Vocรช jรก fez alguma compra pela internet? Difรญcil responder nรฃo a esta pergunta hoje em dia, nรฉ? Portanto, vocรช jรก deve saber o tamanho da facilidade que o e-commerce oferece a milhรตes de consumidores e fornecedores ao redor do mundo.
Mesmo este formato de comรฉrcio sendo tรฃo popular, dรบvidas e inseguranรงas ainda sรฃo comuns, tanto para quem compra quanto para quem vende. Entre os direitos e deveres de ambos, os principais questionamentos estรฃo relacionados ร garantia, possibilidade de troca ou desistรชncia da compra. Por isso, separamos algumas informaรงรตes importantes pra vocรช ficar de olho!
Tanto na compra pela internet quanto na compra de uma mercadoria diretamente na loja a garantia do produto รฉ de 30 dias para bens nรฃo durรกveis e 90 dias para os bens durรกveis. Caso esses produtos apresentem defeitos, seja qual for a forma da compra, o consumidor tem esses prazos de garantia para reportar ao vendedor para obter uma soluรงรฃo.
O que รฉ igual na loja fรญsica e on-line?
De acordo com Cรณdigo de Defesa do Consumidor (CDC), a partir da data que o fornecedor tiver conhecimento formal a respeito do defeito, o que poderรก ser feito por e-mail, notificaรงรฃo ou reclamaรงรฃo no Serviรงo De Atendimento Ao Consumidor (SAC) terรก o prazo de 30 dias para resolver a situaรงรฃo. ร comum que nos produtos nรฃo durรกveis seja oferecida a opรงรฃo da troca e nos produtos durรกveis o produto seja enviado para a assistรชncia tรฉcnica.
Somente apรณs esse prazo de 30 dias o consumidor poderรก exigir a sua escolha: o dinheiro de volta, outro produto similar ou abatimento no preรงo. Por isso, รฉ importante que as empresas fiquem atentas aos prazos de retorno ao consumidor e, assim, evitem possรญveis processos.ย
O que รฉ diferente?
A principal diferenรงa diz respeito ao direito de arrependimento que o consumidor que adquire um produto fora do estabelecimento comercial, seja por telefone, e-mail, internet, WhatsApp ou qualquer outro meio em que nรฃo teve acesso ao produto antes da compra.
Quando o consumidor contrata um produto ou um serviรงo fora da loja fรญsica, terรก a possibilidade de desistir da compra no prazo de 7 dias, que na compra de produtos รฉ contada do recebimento do produto e na de serviรงos, da confirmaรงรฃo da contrataรงรฃo.
Nestes casos, o consumidor poderรก apenas informar ao fornecedor que nรฃo tem mais interesse no negรณcio realizado e requerer o seu dinheiro de volta, mesmo que o produto esteja em perfeitas condiรงรตes.
Nestas situaรงรตes, รฉ comum que as empresas cometam alguns erros que podem ser considerados como prรกticas abusivas. Por exemplo: no caso de desistรชncia da compra porque o produto apresentou defeito e a soluรงรฃo nรฃo foi apresentada no prazo de 30 dias, o fornecedor muitas vezes sugere a opรงรฃo de crรฉdito (bรดnus para novas compras). Isso nรฃo pode acontecer, uma vez que a lei determina que o consumidor tem direito a receber o dinheiro de volta.
Outra diferenรงa diz respeito ao frete, caso tenha sido pago pelo consumidor. Quando hรก desistรชncia sem motivo no prazo de 7 dias, o frete fica por conta do consumidor, mas quando o produto tem que ser devolvido porque apresentou um defeito, a responsabilidade do frete รฉ de quem vende.
O prazo previsto para a entrega รฉ uma obrigaรงรฃo do fornecedor. O Tribunal de Justiรงa do Paranรก tem entendido que o atraso ou falta de entrega de um produto, alรฉm de dar ao consumidor o direito de receber indenizaรงรฃo pelos prejuรญzos causados peloย descumprimento do prazo, tambรฉm gera dano moral.
Por todos esses motivos, empresas que atuam no e-commerce precisam redobrar a atenรงรฃo quanto a seus direitos e deveres, garantindo assim vendas bem-sucedidas e fidelizando seus consumidores.
ANI CRISTINA BARIQUELLO รฉ advogada do escritรณrio Rรผcker Curi Advocacia e Consultoria Jurรญdica.