Como entender o gerenciamento de dados mestres sob a perspectiva do consumidor

Por Ricardo Fornari, Country Manager da Stibo Systems no Brasil

Na era da Informaรงรฃo รกgil e mรณvel, รฉ cada vez mais comum o interesse sobre dados. Dentro das empresas, por exemplo, esse รฉ um tema essencial, considerado por muitos como o elemento chave para a definiรงรฃo das estratรฉgias corporativas para o futuro. Por outro lado, รฉ bem provรกvel que, apesar dessa importรขncia, a maioria das pessoas hoje em dia nรฃo tenha a menor ideia do que รฉ uma tecnologia para gerenciamento ou governanรงa de dados, nem saiba o que รฉ exatamente o gerenciamento de dados mestres (MDM – Master Data Management, em inglรชs).
A busca por esse conhecimento tem crescido de forma vertiginosa nos รบltimos anos, uma vez que o uso assertivo das informaรงรตes permite conhecer os consumidores, personalizar o atendimento e atรฉ mesmo segmentar as ofertas conforme o pรบblico de interesse.
Diante dessa realidade, รฉ fato que as empresas podem ganhar muito mais ao transmitir a importรขncia da coleta e gestรฃo de dados para seus diferentes clientes. Ao explicar quais serรฃo os benefรญcios da anรกlise de dados para as pessoas, as organizaรงรตes podem criar uma nova cultura empresarial para expandir o uso inteligente de dados e criar maior sinergia com a realidade dos consumidores, sejam eles pessoas ou outras empresas.
Sob o ponto de vista dos consumidores, MDM รฉ, basicamente, o gerenciamento de dados mestres, ou seja, a disciplina de dominar os dados comerciais mais essenciais, com as informaรงรตes sobre produtos, clientes, fornecedores ou locais e usรก-las para extrair o melhor retorno possรญvel ao cliente ou usuรกrio.
Gerenciar os dados mestres, nesse contexto, significa coletar e armazenar as informaรงรตes dentro de uma plataforma de inteligรชncia centralizada, compartilhando os dados no formato certo e apenas com os sistemas e pessoas que precisam usรก-los. Na verdade, รฉ bem simples: para administrar um negรณcio com eficiรชncia, as informaรงรตes mestres precisam ser gerenciadas com eficiรชncia.
Para os consumidores, a habilidade por trรกs dessa anรกlise de dados รฉ o que garante a experiรชncia positiva dentro de uma loja ou empresa. Nรฃo por acaso, รฉ possรญvel dizer que o modo como uma companhia usa seus dados, hoje em dia, diz muito se a experiรชncia do consumidor dessa marca serรก boa ou ruim. Afinal de contas, as pessoas estรฃo deixando uma sรฉrie de pistas digitais sobre suas preferรชncias para as organizaรงรตes que, em troca, devem buscar formas para agregar maior inteligรชncia a seus processos de venda e atendimento.
Por exemplo: quando entramos em uma loja virtual e nos deparamos com um artigo de nossa โ€œlista de desejosโ€ e outras sugestรตes do gรชnero, estamos de algum modo criando uma experiรชncia positiva. Ao contrรกrio, quando descobrimos que uma marca estรก vendendo um item que nรฃo estรก disponรญvel no estoque, a sensaรงรฃo รฉ o oposto. Esses dois casos sรฃo condiรงรตes do que pode ser feito ou evitado com o uso de uma soluรงรฃo inteligente de gerenciamento de dados mestres que seja capaz de integrar as informaรงรตes gerais das operaรงรตes de uma companhia.
O gerenciamento de dados mestres รฉ, portanto, um conceito que aglutina e alinha os dados coletados por uma empresa em suas mais diversas instรขncias de negรณcios, oferecendo maior inteligรชncia tรกtica e prรกtica para a realizaรงรฃo das operaรงรตes diรกrias. Alรฉm de juntar as informaรงรตes, as plataformas de MDM tambรฉm apoiam o trabalho de limpeza e qualificaรงรฃo dos dados, criando parรขmetros e opรงรตes que organizam e otimizam o dia a dia das companhias como um todo.
Essa habilidade em juntar, limpar e organizar as informaรงรตes gera inรบmeros benefรญcios para toda a cadeia de produรงรฃo, do prรฉ ao pรณs-venda. Para os clientes, o uso dessas soluรงรตes รฉ a garantia de processos integrados que criem atendimentos personalizados em todas as plataformas e canais de atendimento.
Todos os dias nรณs experimentamos boas e mรกs experiรชncias no mundo virtual ou fรญsico. O uso dos dados, nesse sentido, nรฃo pode ser visto apenas como uma estratรฉgia digital. As empresas melhor preparadas para o novo cenรกrio de transformaรงรฃo tecnolรณgica jรก estรฃo entendendo que o uso das ferramentas de gerenciamento e governanรงa de informaรงรตes e a busca por soluรงรตes que gerem insights competitivos รฉ um aliado real para a maximizaรงรฃo das vendas.
Os dados, hoje, sรฃo moedas digitais que valem o entendimento dos consumidores, a descoberta dos gostos e demandas do mercado e a oportunidade para maximizar o retorno dos negรณcios. A maneira de fazer isso tudo รฉ coletar dados de alta qualidade e garantir que eles sejam atualizados, conectados e apresentados da maneira certa dentro e fora de suas operaรงรตes.
ร€ medida que o uso de dados cresรงa, as informaรงรตes se tornarรฃo a grande base da perspectiva que os consumidores tรชm das marcas. O gerenciamento de dados mestres tem um papel muito importante a desempenhar. Afinal, os consumidores estรฃo cada vez mais exigentes sobre as marcas e produtos que consomem, assim como sobre as ofertas que recebem. Sem tecnologia, esse atendimento e personalizaรงรฃo sรฃo realmente impossรญveis de serem aplicados, ainda mais em segmentos de escala, com milhares de clientes consumindo a cada minuto.

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