Sรฃo Paulo, 25 de junho de 2019 โ Sem surpresas. O mercado de tablets no Brasil no primeiro trimestre de 2019 se comportou dentro do previsto pela IDC Brasil, tanto em termos de volume como de modelo de aparelho adquirido. Segundo o estudo IDC Brazil Tablets Tracker Q1/2019, foram vendidos 686 mil tablets, retraรงรฃo de 11% em relaรงรฃo ao mesmo perรญodo de 2018, mas com uma receita 7% maior, de R$430 milhรตes.
โOs nรบmeros de vendas comprovam a tendรชncia de retraรงรฃo do setor e a receita comprova a diferenรงa que hรก entre o consumidor de tablet do primeiro e do segundo semestreโ, afirma Wellington La Falce, analista de pesquisa da IDC Brasil, lรญder em inteligรชncia de mercado, serviรงos de consultoria e de conferรชncias para indรบstrias de Tecnologia de Informaรงรฃo e Comunicaรงรตes.Segundo ele, nos primeiros meses do ano, o adulto compra o tablet para ele e, por isso, investe em um produto melhor, com configuraรงรฃo para o uso profissional do aparelho e recursos como caneta e teclado, por exemplo. Jรก no segundo semestre, a compra รฉ para a crianรงa, e a funรงรฃo principal รฉ o entretenimento.ย
A compra de tablets mais robustos, com mais memรณria, com tempo de bateria e telas maiores, justifica o ticket mรฉdio de R$627 no perรญodo, cerca de R$100 mais caro do que no primeiro trimestre de 2018. โO modelo que mais vende ainda รฉ o bรกsico, de 7โ polegadas, mas as vendas de modelos de 9 a 10โ tรชm crescido e puxado o ticket mรฉdio para cimaโ, explica o analista da IDC Brasil.
Outra tendรชncia de crescimento รฉ no setor corporativo, que consumiu 35 mil tablets nos trรชs primeiros meses de 2019, alta de 40% em relaรงรฃo ao primeiro trimestre de 2018, basicamente por conta de um esforรงo em mobilidade das รกreas de vendas, automaรงรฃo e educaรงรฃo. โEm 2018, houve um crescimento de 57% nos negรณcios B2B em comparaรงรฃo a 2017, e os primeiros meses de 2019 mostram que nรฃo foi uma ondaโ, afirma La Falce.
Produto de nicho โ da iniciaรงรฃo digital ao uso profissional
Para a IDC Brasil, a retraรงรฃo no mercado de tablets vai continuar e deve fechar o ano com 3.458 unidades vendidas, 5% a menos do que em 2018. โO tablet รฉ um produto de nicho. Estamos falando de um mercado que jรก vendeu 10 milhรตes de unidades por ano e agora deve vender 3 milhรตesโ, resume La Falce. Mas, segundo o analista da IDC, cada vez serรฃo vendidos tablets melhores. โO tablet รฉ e continuarรก sendo o primeiro device da crianรงa, que faz sua iniciaรงรฃo no mundo digital com esse aparelho.ย E, ao mesmo tempo, a oferta de aparelhos com recursos que permitem uma experiรชncia diferenciada de trabalho, diversรฃo e estudo, continuarรก atraindo os usuรกrios para os quais a mobilidade รฉ imperativaโ.
Acompanhe a IDC no LinkedIn – https://www.linkedin.com/company/8184347
Sobre a IDC – A International Data Corporation (IDC) รฉ lรญder em inteligรชncia de mercado, serviรงos de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informaรงรฃo, telecomunicaรงรตes e tecnologia de consumo.
Com mais de 1.100 analistas em todo o mundo, a IDC fornece conhecimentos globais, regionais e locais sobre tendรชncias e oportunidades em tecnologia e indรบstria em 110 paรญses. A anรกlise e o conhecimento da IDC ajudam os profissionais de TI, executivos e a comunidade de investimentos a tomar decisรตes fundamentadas sobre a tecnologia e atingir os principais objetivos comerciais.
Fundada em 1964, a IDC รฉ uma subsidiรกria da IDG, a principal empresa de tecnologia, pesquisa e mรญdia de eventos do mundo. Para saber mais sobre IDC, visite www.idc.com e www.idclatin.com.